O anime Dragon Ball: Daima foi anunciado pela Toei Animation durante a New York Comic Con de 2023 e rapidamente reviveu uma conhecida dúvida para os fãs da franquia. O projeto é uma criação completa do falecido mestre Akira Toriyama e transforma Goku em criança de novo. Mas essa aventura inédita é canônica no universo de Dragon Ball?
- Confira 10 animes aguardados da temporada de outono de 2024
- Crunchyroll revela estreias de animes da temporada de outono; veja lista
Em geral, quando algo é classificado como canônico dentro de uma obra de ficção, quer dizer que se encaixa, de forma oficial, nos acontecimentos daquele universo — tenha sido lançado em ordem cronológica ou não. Normalmente, os eventos do cânone têm maior importância e avançam a jornada principal, mas isso fica aberto para debate.
Por exemplo, tudo o que é apresentado em um mangá original é canônico, seja parte da trama principal ou não. Porém, em adaptações para anime, diversos arcos inéditos podem ser adicionados na história e não serem canônicos. Os episódios “filler”, ou seja, que não existem no mangá, também podem ou não fazer parte do cânone.
Apesar disso, o contrário também pode acontecer. No universo de Dragon Ball, o próprio Bardock, pai de Goku, foi criado exclusivamente para o anime e se tornou canônico posteriormente. Logo, o debate sobre o cânone da obra de Akira Toriyama vem de longa data. Então, onde se encaixa Dragon Ball Daima nessa discussão mais complexa do que parece?
Dragon Ball: Daima é canônico?
Após assistir ao recém-lançado primeiro episódio do anime, chamado de "Conspiração", parece que a história de Daima pode ser considerada canônica, deixando de lado os eventos de Dragon Ball GT, que teve pouco envolvimento de Toriyama.
Logo no começo, o novo Rei dos Demônios, chamado de Gomah, assiste a vários trechos das aventuras de Goku e cia., com destaque especial para a luta final contra Majin Boo. Assim, o anime estabelece que é ambientado logo após tais eventos e antes dos acontecimentos de Dragon Ball Super.
Em algum ponto desse período, Goku, Vegeta e vários outros personagens serão transformados em crianças, sendo obrigados a ir até um novo mundo para descobrir uma forma de voltar ao normal.
Ter o novo antagonista assistindo a eventos conhecidos da Saga Z deixa claro que a nova história não é situada de forma separada, e considera fortemente o que aconteceu até ali, a ponto de influenciar ativamente a nova trama.
Toriyama foi responsável pelo conceito, história e design de personagens de Dragon Ball Daima. Logo depois do anúncio, ele também comentou sobre o projeto em uma carta para os fãs, divulgada nas redes sociais — que pode ser conferida abaixo:
"Atualmente estou trabalhando em um novo [projeto de] Dragon Ball. O título é Dragon Ball: Daima. Daima é um termo inventado, que, em inglês, significaria algo como 'Mal'. Devido a uma conspiração, Goku e seus amigos ficaram pequenos. Para consertar as coisas, eles partirão para um novo mundo! É uma grande aventura, com ação intensa, em um mundo desconhecido e misterioso.Como Goku tem que compensar seu tamanho pequeno, ele usará seu bastão para lutar, algo que não se via há muito tempo. Eu criei a história e os cenários, bem como muitos dos designs. Na verdade, estou investindo muito mais [dedicação e tempo] nisso do que o normal. Os mistérios do mundo de Dragon Ball serão explorados. Espero que todos vocês gostem dessas batalhas diferentes do normal, que serão fofas e poderosas."
Onde assistir Dragon Ball Daima
O primeiro episódio de Dragon Ball: Daima já pode ser conferido no catálogo da Crunchyroll, que deve lançar novos capítulos semanalmente, às sextas-feiras. O anime também será exibido nos streamings Netflix e Max, que farão a estreia na sexta-feira, dia 18 de outubro.
Aproveite e conheça todas as redes sociais do NerdBunker, entre em nosso grupo do Telegram e mais - acesse e confira.
Texto em colaboração com Camila Sousa
Fonte: Toei Animation, Akira Toriyama (Instagram)