O Oscar 2020 está chegando e a cada dia que passa estamos mais perto de conhecermos o Melhor Filme do ano segundo a Academia de Ciências e Artes Cinematográficas.
Para te ajudar a entender as chances de cada um dos filmes e organizar direito os seus chutes no bolão entre os amigos, separamos todas as críticas feitas aqui no Nerdbunker das produções indicadas à categoria mais importante da premiação. A lista completa das nomeações você pode conferir aqui.
A cerimônia do Oscar 2020 vai acontecer em 9 de fevereiro no palco do Dolby Theatre, em Los Angeles. Saiba como acompanhar a cerimônia.
O Irlandês
Robert De Niro, Al Pacino e Joe Pesci estrelam O Irlandês, saga épica do diretor Martin Scorsese sobre o crime organizado nos Estados Unidos pós-guerra. É contado sob a perspectiva do veterano da Segunda Guerra Mundial Frank Sheeran, um assassino profissional que trabalhou ao lado de algumas das personalidades mais marcantes do século 20. O filme narra um dos grandes mistérios não resolvidos da história americana – o desaparecimento do lendário líder sindical Jimmy Hoffa – e se transforma em uma jornada monumental pelos corredores do crime organizado: seus mecanismos, rivalidades e associações políticas.
Leia a nossa crítica de O Irlandês aqui.
Ford vs. Ferrari
Ford vs. Ferrari retrata o momento no qual a Ford resolve entrar no ramo das corridas automobilísticas, na década de 1960, de forma que a empresa ganhasse o prestígio e o glamour da concorrente Ferrari, campeã em várias corridas. Para tanto, a empresa contrata o ex-piloto Carroll Shelby (Matt Damon) para chefiar a empreitada e, por mais que tenha carta branca para montar sua equipe, incluindo o piloto e engenheiro Ken Miles (Christian Bale), Shelby enfrenta problemas com a diretoria da Ford, especialmente pela mentalidade mais voltada para os negócios e a imagem da empresa do que propriamente em relação ao aspecto esportivo.
Leia a nossa crítica de Ford vs. Ferrari aqui.
Coringa
Coringa narra a história de Arthur Fleck (Joaquin Phoenix), um homem que trabalha como palhaço para uma agência de talentos e, toda semana, precisa comparecer a uma agente social, devido aos seus conhecidos problemas mentais. Após ser demitido e ter a terapia cancelada, Fleck reage mal à gozação de três homens em pleno metrô e os mata. Os assassinatos iniciam um movimento popular contra a elite de Gotham City, da qual Thomas Wayne (Brett Cullen) é seu maior representante.
Leia a nossa crítica de Coringa aqui.
Adoráveis Mulheres
Dirigido por Greta Gerwig, Adoráveis Mulheres conta a vida das irmãs Jo (Saoirse Ronan), Beth (Eliza Scanlen), Meg (Emma Watson) e Amy (Florence Pugh), que amadurecem na virada da adolescência para a vida adulta enquanto os Estados Unidos atravessam a Guerra Civil. Com personalidades completamente diferentes, elas enfrentam os desafios de crescer unidas pelo amor que nutrem umas pelas outras. O filme também conta com Laura Dern, Timothée Chalamet, James Norton, Louis Garrel e Meryl Streep.
Leia a nossa crítica de Adoráveis Mulheres aqui.
História de um Casamento
Longa de Noah Baumbach, História de um Casamento mostra Nicole (Scarlett Johansson) e seu marido Charlie (Adam Driver) passando por muitos problemas, até que decidem se divorciar. Os dois concordam em não contratar advogados para tratar do divórcio, mas Nicole muda de ideia após receber a indicação de Nora Fanshaw (Laura Dern), especialista no assunto. Surpreso com a decisão da agora ex-esposa, Charlie precisa encontrar um advogado para tratar da custódia do filho deles, o pequeno Henry (Azhy Robertson). O elenco também conta com Alan Alda.
Leia a nossa crítica de História de um Casamento aqui.
1917
Novo filme de Sam Mendes, 1917 acompanha Os cabos Schofield (George MacKay) e Blake (Dean-Charles Chapman) são jovens soldados britânicos durante a Primeira Guerra Mundial. Quando eles são encarregados de uma missão aparentemente impossível, os dois precisam atravessar território inimigo, lutando contra o tempo, para entregar uma mensagem que pode salvar cerca de 1600 colegas de batalhão.
Leia a nossa crítica de 1917 aqui.
Era uma vez Em… Hollywood
O nono filme de Quentin Tarantino se passa em Los Angeles de 1969. Era uma vez Em... Hollywood conta sobre Rick Dalton (Leonardo DiCaprio), um ator de TV que, juntamente com seu dublê Cliff Booth (Brad Pitt), está decidido a voltar a fazer sucesso em Hollywood. Dalton se torna vizinho de Sharon Tate (Margot Robbie), que na época estava grávida do diretor Roman Polanski (Rafal Zawierucha).
Leia a nossa crítica de Era uma vez Em… Hollywood aqui.
Parasita
Parasita é o representante da Coréia do Sul na premiação e, dirigido por Bong Joon-ho, acompanha a família de Ki-taek, que está desempregada, vivendo num porão sujo e apertado. Uma obra do acaso faz com que o filho adolescente da família comece a dar aulas de inglês à garota de uma família rica. Fascinados com a vida luxuosa destas pessoas, pai, mãe, filho e filha bolam um plano para se infiltrarem também na família burguesa, um a um. No entanto, os segredos e mentiras necessários à ascensão social custarão caro a todos.
Leia a nossa crítica de Parasita aqui.
Jojo Rabbit
Jojo Rabbit é o novo filme de Taika Waititi e se passa na Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial. Jojo (Roman Griffin Davis) é um jovem nazista de 10 anos, que trata Adolf Hitler (Taika Waititi) como um amigo próximo, em sua imaginação. Seu maior sonho é participar da Juventude Hitlerista, um grupo pró-nazista composto por outras pessoas que concordam com os seus ideais. Um dia, Jojo descobre que sua mãe (Scarlett Johansson) está escondendo uma judia (Thomasin McKenzie) no sótão de casa. Depois de várias tentativas frustradas para expulsá-la, o jovem rebelde começa a desenvolver empatia pela nova hóspede.