Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Como o Besouro Azul se encaixa na nova DC dos cinemas?
Filmes

Como o Besouro Azul se encaixa na nova DC dos cinemas?

Personagem foi confirmado por James Gunn como peça importante da nova saga

Pedro Siqueira
Pedro Siqueira
21.ago.23 às 14h00
Atualizado há mais de 1 ano
Como o Besouro Azul se encaixa na nova DC dos cinemas?
Crédito: Warner/Divulgação

No apagar das luzes do antigo Universo DC dos cinemas, Besouro Azul voa nos cinemas do mundo todo. O penúltimo filme do velho DCEU tem Xolo Maridueña e Bruna Marquezine em ação, na primeira aventura do herói nas telonas. Mas, ao contrário de veteranos como o Superman de Henry Cavill e a Mulher-Maravilha de Gal Gadot, o personagem tem uma chance de futuro no DCU de James Gunn e Peter Safran.

Sempre ativo nas redes sociais, o novo chefão criativo da empresa falou, mais de uma vez, que o jovem Jaime Reyes, enquanto personagem, será parte importante da nova franquia, que começa em 2025. E a própria trama do filme indica alguns dos caminhos possíveis para que o azulão se integre à nova cronologia.

[Atenção: Zona de spoilers de Besouro Azul abaixo]

Ainda que funcione isoladamente do resto da DC, Besouro Azul guarda leves referências aos outros heróis da editora. Não espere nenhuma aparição ou outro superpoderoso ajudando Jaime (Maridueña) a salvar o mundo no último instante, mas a trama indica que ao menos a Liga da Justiça existe.

Ao tentar entender os poderes do Escaravelho, que o concede a armadura de Besouro Azul, Jaime reflete sobre como “o Superman pode voar”, se comparando ao grande herói da DC. Recém-saído da universidade, o jovem também aparece com um moletom da “Gotham Law”, indicando que estudou Direito, adivinha? Na mesma Gotham City protegida pelo Batman – que chega a ser citado de forma pouco elogiosa pelo Tio Rudy (George Lopez).

Jaime estabelece que Superman, Batman e Flash existem. Crédito: Warner/Divulgação

Mais heróis são citados quando Jenny (Marquezine) leva os Reyes ao laboratório do pai, Ted Kord, o primeiro Besouro Azul. Rudy lembra como o vigilante protegeu Palmera City, “da mesma forma que o Superman em Metrópolis e o Flash em Central City”.

Não seria exagero acreditar que, como nenhum dos heróis citados dá as caras no longa, Gunn e Safran podem contar com um pouquinho da nossa boa vontade e dizer que se tratam das novas versões da Liga.

Ted Kord e uma possível sequência

Besouro Azul estabelece que Jaime é a segunda versão do herói, assumindo o manto de protetor de Palmera City após Ted Kord, pai de Jenny, desaparecido há anos. A primeira cena pós-créditos do filme traz o personagem enviando uma mensagem do além, dizendo que está vivo.

Jenny (Bruna Marquezine) é filha do primeiro Besouro Azul. Crédito: Warner/Divulgação

Embora venha do regime anterior da DC nos cinemas, ainda sob a chefia de Walter Hamada, Besouro Azul passou por mudanças após a chegada de Gunn e Safran, assim como outros títulos em produção. A dupla não se fez de rogada ao cortar, por exemplo, uma aparição do Superman Cavill em The Flash para não “prometer um futuro que não virá”. Acredita-se, então, que a cena de Kord foi aprovada pela dupla e pode indicar uma continuação à vista para Jaime Reyes e companhia. Ainda que, antes, o jovem possa fazer uma pequena paradinha em outro projeto.

Gladiador Dourado

No anúncio dos primeiros projetos do DCU, em janeiro deste ano, James Gunn confirmou a série de TV Booster Gold, baseada no Gladiador Dourado. O cineasta descreveu a trama como a aventura de um malandro que vem do futuro para o presente se passando por super-herói.

Besouro e Gladiador têm amizade nos quadrinhos. Crédito: DC Comics/Divulgação

Nos quadrinhos, o Gladiador Dourado tem uma grande amizade com o Besouro Azul Ted Kord. Os dois foram parte de diferentes formações da Liga da Justiça e estão sempre se sacaneando. Embora mais detalhes da série permaneçam a sete chaves nos escritórios de Gunn e Safran, não há lugar mais apropriado para Jaime Reyes estrear no novo DCU.

E a bilheteria?

No capitalismo selvagem, para sobreviver, o Besouro Azul precisa enfrentar um desafio ainda maior na cadeia alimentar: a bilheteria global. Vale destacar que a situação anda complicada para a DC, com repetidos fracassos, cada um com rombos maiores que os outros.

Só este ano, a empresa lançou Shazam! Fúria dos Deuses, que arrecadou apenas US$ 133,8 milhões, e The Flash, que fechou trajetória com US$ 268 milhões.

Besouro Azul precisará se provar na bilheteria. Crédito: Warner/Divulgação

Inicialmente anunciado como um projeto para o HBO Max, Besouro Azul foi promovido para a telona e pode surpreender entre o público latino. Para as plateias brasileiras, o longa tem o tempero da presença de Bruna Marquezine, mas resta saber como será o voo do Besouro ao redor do mundo. Siga de olho no NerdBunker para os próximos passos.

Besouro Azul está em cartaz nos cinemas brasileiros. Adriana Barraza, Susan Sarandon e Damián Alcázar completam o elenco. Aproveite e siga a gente nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok, e entre no nosso grupo no Telegram.

Veja mais sobre

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais