A Marvel e a DC dividem o posto de maiores editoras de quadrinhos quando o assunto é super-heróis. Assim, não é de se estranhar que suas histórias inspirem tantas adaptações nos cinemas e na TV. Com um número tão grande de produções, não é raro que atores consagrados por estrelar filmes de uma dêem as caras no universo da outra.
Essa lista aumentou em 2023 com a estreia de Guardiões da Galáxia Vol.3, filme cujo elenco conta com atores que já pertenceram à concorrência. Pensando nisso, reunimos abaixo uma lista com atores e atrizes que apareceram em filmes da Marvel e da DC.
Chukwudi Iwuji

O ator Chukwudi Iwuji chegou ao universo dos super-heróis em Pacificador, série derivada de O Esquadrão Suicida (2021). Na produção, ele interpreta Clemson Murn, ex-mercenário que recruta o protagonista para conter a invasão dos alienígenas conhecidos como Borboletas. Durante as gravações da série, ele foi convidado pelo diretor James Gunn para ser o Alto Evolucionário, o grande vilão de Guardiões da Galáxia Vol. 3.
Daniela Melchior

Outra atriz da DC convidada a se juntar a Guardiões da Galáxia Vol. 3 foi a portuguesa Daniela Melchior. Intérprete da Caça-Ratos 2 em O Esquadrão Suicida, ela aparece no filme da Marvel como a enigmática alienígena Ura.
Ben Affleck

É impossível falar de atores que transitam pelas grandes editoras sem lembrar de Ben Affleck. Nos anos 2000, o ator deu vida ao advogado mais famoso da Marvel em Demolidor - O Homem sem Medo (2003). Mais de 10 anos depois, ele foi escalado para viver ninguém menos do que o Batman em Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2016), papel que repetiu em Liga da Justiça (2017), Liga da Justiça de Zack Snyder (2021) e no vindouro The Flash (2023).
Michael Keaton

E por falar em Batman, nós tivemos ninguém menos do que Michael Keaton dando as caras no Universo Marvel recentemente. Conhecido por viver o Homem-Morcego em Batman (1989) e na continuação Batman: O Retorno (1992), o ator se bandeou para os lados da Marvel para interpretar o vilão Abutre em Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017).
O ator parece ter uma queda pelos dois personagens, já que voltou a interpretar o Abutre em Morbius (2022) e voltará ao Batman em The Flash (2023).
Christian Bale

Fechando a trinca de Batmen nessa lista, temos Christian Bale. O ator interpretou o Homem-Morcego na elogiada trilogia dirigida por Christopher Nolan composta por Batman Begins (2005), O Cavaleiro das Trevas (2008) e Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012). Dez anos após aposentar o capuz na DC, ele chegará ao Universo Marvel como Gorr, assassino de deuses que será o grande vilão de Thor: Amor e Trovão (2022).
Willem Dafoe

Willem Dafoe fez história ao interpretar o Duende Verde, um dos maiores vilões das HQs, em Homem-Aranha (2002), brevemente em Homem-Aranha 2 (2004). Antes de voltar a viver o criminoso em Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa (2021), ele se tornou Vulko, o mentor do Rei dos Mares, em Aquaman (2018) e Liga da Justiça de Zack Snyder (2021).
Halle Berry

Um dos maiores nomes de Hollywood, a atriz Halle Berry transitou pelos universos ainda nos anos 2000. A atriz foi escalada como a mutante Tempestade na trilogia X-Men: O Filme (2000), X-Men 2 (2003) e X-Men: O Confronto Final (2006). Antes de finalizar a trinca, ela interpretou Patience Phillips no infame filme Mulher-Gato (2004). Dez anos após dar as caras na DC, ela voltou à Marvel em X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (2014).
Michelle Pfeiffer

É possível dizer que Halle Berry foi pioneira na transição entre viver a Mulher-Gato e aparecer no Universo Marvel, mas ela não foi a única. Intérprete da personagem no clássico Batman: O Retorno, a atriz Michelle Pfeiffer foi escalada como Janet van Dyne, a Vespa original, em Homem-Formiga e a Vespa (2018). Ela voltou ao papel em Vingadores: Ultimato (2019) e em Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania (2023).
Zoë Kravitz

Sempre há espaço para mais felinas nessa lista, então é preciso lembrar também de Zoë Kravitz, a Mulher-Gato do novo filme do Batman. Antes de interpretar Selina Kyle, a atriz deu vida à mutante alada Angel Salvadore em X-Men: Primeira Classe (2011).
Vale lembrar que a atriz também fez a dobradinha nas animações, dando voz à própria Mulher-Gato em LEGO Batman: O Filme (2017) e a Mary Jane Watson em Homem-Aranha no Aranhaverso (2019).
Idris Elba

Idris Elba ficou conhecido por interpretar o deus nórdico Heimdall na trilogia dos filmes-solo do Thor e também em algumas aventuras dos Vingadores. Porém, antes de se juntar ao panteão de Asgard, ele interpretou o monge Moreau em Motoqueiro Fantasma: Espírito de Vingança (2011). Dez anos e muitos filmes da Marvel depois, ele deu as caras no Universo DC como o vilão Sanguinário em O Esquadrão Suicida.
Ryan Reynolds

A dobradinha Deadpool (2016) e Deadpool 2 (2018) marcaram a consagração de Ryan Reynolds no universo dos super-heróis após várias tentativas frustradas. A primeira aconteceu em Blade: Trinity (2004), o decepcionante encerramento da trilogia do Caçador de Vampiros. Ele insistiu no Universo Marvel e apareceu em X-Men Origens: Wolverine (2009), um desastre que tem como um de seus pontos baixos a versão completamente descaracterizada de Reynolds para o Deadpool.
Porém, se as coisas estavam ruins na Marvel, na DC não foi muito melhor. Em 2011, o ator protagonizou Lanterna Verde (2011), lembrado até hoje como um dos piores filmes de super-heróis já feitos. Por sorte a natureza hilária e metalinguística de Deadpool caíram como uma luva ao ator e ainda deu a ele a chance de zoar várias dessas produções.
J.K. Simmons

J.K. Simmons e seu bigode dão vida a J. J. Jameson, o jornalista sensacionalista que faz de tudo para sujar a imagem do Cabeça de Teia, há duas décadas. Ele cumpriu esse papel de forma exemplar ao longo da trilogia dos filmes do Homem-Aranha comandada por Sam Raimi e voltou a ele em Longe de Casa (2019) e Sem Volta Para Casa (2021).
O ator também se uniu a um bigode de respeito para dar vida ao Comissário Gordon, um dos mais clássicos aliados do Batman. Ele viveu o personagem rapidamente em Liga da Justiça (2017) e Liga da Justiça de Zack Snyder (2021), e voltará ao papel no vindouro filme da Batgirl.
Josh Brolin

Conhecido por interpretar Thanos nas aventuras dos Guardiões da Galáxia e dos Vingadores, Josh Brolin começou a carreira super-heróica na DC. Em 2010, o ator interpretou o pistoleiro Jonah Hex no decepcionante filme homônimo, em que contracenou com Megan Fox e Michael Fassbender – que por sua vez também viveu o Magneto na Marvel.
Se na distinta concorrência as coisas não deram certo, na Casa das Ideias o ator teve sucesso em dobro, sendo elogiado pela interpretação de Cable em Deadpool 2.
Alice Braga

A brasileiríssima Alice Braga também já deu as caras em produções dos dois universos. Após muitos adiamentos, ela chegou aos cinemas em 2020 como a doutora Cecilia Reyes em Novos Mutantes. No ano seguinte, ela apareceu em O Esquadrão Suicida como Sol Soria, líder de um exército revolucionário na ilha de Corto Maltese.
Djimon Hounsou

De longe, o maior recordista de aparições na Marvel e na DC em papéis diferentes é Djimon Hounsou. O ator transita entre os universos desde 2005, quando interpretou o Papa Meia-Noite em Constantine. Desde então ele já foi Korath em Guardiões da Galáxia (2016) e deu voz ao Rei Ricou em Aquaman. Sua onipresença é tanta que em 2019 ele chegou a estar em cartaz simultaneamente em Capitã Marvel, novamente como Korath, e em Shazam! e Shazam! Fúria dos Deuses como o Mago que dá poderes a Billy Batson.
Colin Farrell

Colin Farrell é o novo responsável por interpretar o Pinguim no Universo DC. Além de ser um dos destaques de Batman, o ator vai protagonizar e produzir uma série solo focada no mafioso de Gotham. Um retorno em grande estilo após interpretar o Mercenário no desastroso Demolidor: O Homem sem Medo.
Curiosamente, o ator quase fez essa migração anos atrás. Farrell havia sido escolhido para viver o Batman na primeira tentativa da Warner em fazer um Batman vs Superman nos cinemas. Você pode saber mais sobre essa história e conhecer outros atores que quase interpretaram o Morcegão clicando aqui.
Tom Hardy

O diretor Christopher Nolan escolheu como grande vilão o Bane, interpretado pelo ator Tom Hardy, para fechar a trilogia do Batman. Anos depois de viver um inimigo do Homem-Morcego, o astro deu vida a Eddie Brock em Venom (2018), um inesperado sucesso de bilheteria que ganhou uma continuação em Venom: Tempo de Carnificina (2021).
Jared Leto

A rota de vilão do Batman para inimigo do Homem-Aranha também foi trilhada por Jared Leto. Após interpretar o Coringa em Esquadrão Suicida (2016) e Liga da Justiça de Zack Snyder, o ator vai viver o vampiro Michael Morbius em Morbius.
Brian Tyree Henry

Um dos grandes atores da geração, Brian Tyree Henry interpretou um funcionário do Hospital Arkham em Coringa (2019) e na sequência viveu o herói Phastos em Eternos (2021). Ele também já emprestou sua voz a um personagem da Marvel nas animações, sendo o pai de Miles Morales no áudio original de Homem-Aranha no Aranhaverso.
Zazie Beetz

Outra integrante do filme Coringa a estrelar uma produção da Marvel é a atriz Zazie Beetz. Um ano antes de aparecer como Sophie Dumond no filme da DC, ela foi a mutante Dominó em Deadpool 2.
Barry Keoghan

O novo filme do Batman contou com uma surpresa especial. Além de Charada, Mulher-Gato e Pinguim, o longa apresentou uma nova versão do Coringa, interpretado por Barry Keoghan. Destaque da primeira cena deletada da produção, o ator chega ao Universo DC pouco menos de um ano após estrear na Marvel como Druig em Eternos.