Durante o painel de O Que Fazemos nas Sombras, na New York Comic Con, o diretor Taika Waititi comentou que está construindo um universo cinematográfico baseado nos vampiros inusitados da Nova Zelândia. Também foi mencionado que a ideia é que os personagens de Jemaine Clement (Vladislav) e Waititi (Virgo) não apareçam na série. "Só vão aparecer se algo desastroso acontecer", diz Clement sobre a possível participação.
Todas as produções baseadas em O Que Fazemos nas Sombras vão se passar no mesmo universo, afirmaram os produtores. Isso inclui o documentário falso de 2014, a série Wellington Paranormal e a nova série que estreará em 2019, na FX. "Vamos construir uma rival para a Marvel", brincou Waititi.
A série vai mostrar vampiros se mudando para Nova York e conhecendo a nova comunidade da espécie de cidade que nunca dorme (só quando está de dia por que tem o sol para atrapalhar). "Eles vão conhecer os vampiros de Manhattan que são bem mais descolados que eles", diz o roteirista Paul Sims ao IndieWire.
Muitas cidades foram consideradas para ser o cenário da série, mas acabou que Nova York foi a escolhida por ser uma cidade cinzenta. Não podia ser Los Angeles, por exemplo, porque nenhum vampiro viveria em uma cidade tão ensolarada.
O programa vai seguir o mesmo conceito do longa e mostrará a vida cotidiana de três vampiros de Nova York, seguindo o estilo de falso documentário, com uma equipe de documentaristas seguindo as criaturas na noite.
Doug Jones (A Forma da Água), Beanie Feldstein (Lady Bird), Jake McDorman (Sniper Americano), Mark Proksch (Better Call Saul), Kayvan Novak (Fonejacker), Matt Berry (Lunar), Natasia Demetriou (Year Friends) e Harvey Guillen (Os Estagiários) estão no elenco da série. Jemaine Clement será roteirista e produtor executivo, enquanto Taika Waititi será diretor e produtor executivo. O programa norte americano contará com novos vampiros, então Clement e Waititi não retornarão como Vlad e Viago.
O Que Fazemos nas Sombras conta a história de três vampiros que dividem a mesma casa, Viago (Taika Waititi), Vladislav (Jemaine Clement) e Deacon (Jonathan Brugh). E juntos, eles precisam superar algumas dificuldades como encontrar sangue humano, evitar a luz solar e pagar suas contas. Além do maior problema que é conviverem sob o mesmo teto. O filme teve uma bilheteria mundial de US$ 6,2 milhões, mas ganhou popularidade em serviços de streaming.
O Spin-Off
Ao mesmo tempo que produz a série da FX, Watiti estava envolvido com Wellington Paranormal, um spin-off de O Que Fazemos nas Sombras focado nos policiais que aparecem no longa e tem contatos inusitados. A série estreou na Nova Zelândia, mas ainda não chegou ao Brasil e nem teve uma repercussão tão grande como o filme.
A série derivada conta com Mike Minogue e Karen O’Leary, que reprisam seus papeis como os policiais de O Que Fazemos nas Sombras. A primeira temporada de Wellington Paranormal estreou em 11 de julho de 2018 no canal TVNZ 2 da Nova Zelândia e recebeu críticas mistas.
A série de O Que Fazemos nas Sombras que se passa em Nova York chega em 2019.