Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Guia: O que você precisa lembrar para a 2ª temporada de Os Anéis de Poder
Séries, TV e Streaming

Guia: O que você precisa lembrar para a 2ª temporada de Os Anéis de Poder

Série de O Senhor dos Anéis retorna com novos episódios este mês

Camila Sousa
Camila Sousa
27.ago.24 às 13h23
Atualizado há 7 meses
Guia: O que você precisa lembrar para a 2ª temporada de Os Anéis de Poder
(Amazon/Divulgação)

Após duas trilogias nos cinemas, comandadas por Peter Jackson, o universo de O Senhor dos Anéis voltou em 2022 com o lançamento de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder, série original do Amazon Prime Video.

Com a proposta de contar uma história anterior à jornada de Frodo e Sam, o seriado teve um primeiro ano regular, preparando terreno para mostrar a criação dos famosos “Anéis de Poder”, do título. Com o 2º ano a caminho, detalhamos abaixo o que você precisa lembrar para assistir aos novos episódios.

Qual é a história de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder?

Imagem de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder Segunda Era da Terra-média foi marcada pela criação dos famosos anéis (Amazon/Divulgação)

Antes de mais nada, é importante relembrar que a história de Os Anéis de Poder é um prelúdio em relação aos filmes da New Line. Enquanto os longas mostraram acontecimentos da Terceira Era da Terra-média, a série da Amazon é focada na Segunda Era, muito antes do nascimento de Frodo e da Sociedade do Anel.

A série se inspira especialmente nos apêndices e anotações de O Senhor dos Anéis, em que J.R.R. Tolkien colocou diversas informações sobre a Segunda Era. Tais anotações não aparecem de forma narrativa nos livros, ou seja, com diálogos e desenvolvimento de personagens. São apenas descrições de acontecimentos, que a equipe da série utiliza como base para formar a nova história. Exatamente por isso, houve uma liberdade maior para criar personagens e acontecimentos, tomando o cuidado para tudo fazer sentido dentro do universo de Tolkien.

[Spoilers da primeira temporada de Os Anéis de Poder a partir daqui]

Lista de personagens: O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder

Embora se passe muito tempo antes dos acontecimentos da Terceira Era, a série conta com alguns nomes familiares, especialmente entre os elfos, além de pessoas que são citadas nos filmes, como Elendil. Confira abaixo a lista de personagens principais da produção, incluindo nomes que serão apresentados no novo ano:

Imagem de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder Em ordem: Galadriel, Elrond, Finrod, Celebrimbor e Gil-galad (Divulgação)

  • Galadriel (Morfydd Clark): a série apresenta uma versão mais jovem de Galadriel, diferente da figura etérea dos filmes. Parte dos Altos Elfos, a protagonista também é uma guerreira e lidera tropas em busca de Sauron.
  • Elrond (Robert Aramayo): outro personagem conhecido, que chega com uma versão mais jovem, é Elrond. Antes de se tornar o Senhor de Valfenda, o meio-elfo trabalha de perto com o Alto Rei Gil-galad, e teme o mal que os Anéis de Poder podem causar.
  • Finrod (Will Fletcher): Finrod foi o irmão mais velho de Galadriel. Apresentado logo no primeiro episódio, ele morre na luta contra as forças sombrias, o que gera um desejo de vingança na irmã.
  • Celebrimbor (Charles Edwards): Senhor do reino élfico de Eregion, Celebrimbor é conhecido por ter talento como ferreiro e criar itens importantes para elfos e outras raças da Terra-média. Ele tem um papel fundamental na forja dos Anéis de Poder.
  • Alto Rei Gil-galad (Benjamin Walker): Governante da capital élfica Lindon, o Alto Rei Gil-galad é a maior autoridade dos elfos na Terra-média. Um de seus objetivos na série é evitar que o poder do povo imortal diminua.

Imagem de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder Em ordem: Halbrand, Adar, Durin IV, Disa e Durin III (Divulgação)

  • Halbrand/Sauron (Charlie Vickers): Halbrand aparece na série como um suposto habitante das Terras do Sul, que pode até ter alguma linhagem real. Porém, ao final da temporada 1, é revelado que o personagem é, na verdade, um disfarce do lorde sombrio Sauron.
  • Adar (Joseph Mawle/Sam Hazeldine): Figura misteriosa, Adar parece ser um elfo que foi para o lado sombrio, e se tornou líder de vários orques, que o chamam de pai. O personagem foi interpretado por Joseph Mawle na primeira temporada, e volta no segundo ano na pele de Sam Hazeldine.
  • Príncipe Durin IV (Owain Arthur): Durin IV é herdeiro do reino de Khazad-dûm, que pertence aos anãos. Ele é um velho amigo de Elrond, e tem um papel importante na história ao encontrar o metal conhecido como Mithril. É pai de Gerda e Gamli.
  • Princesa Disa (Sophia Nomvete): Disa é casada com Durin IV e princesa do reino de Khazad-dûm. Com personalidade forte, ela ajuda o companheiro sempre que possível e também representa a forte ligação dos anãos com as profundezas da montanha.
  • Rei Durin III (Peter Mullan): Durin III é pai de Durin IV e atual rei de Khazad-dûm. Orgulhoso, ele não gosta da proximidade do filho com os elfos, incluindo Elrond, e terá um papel importante no futuro em relação aos anéis dos anãos.

Imagem de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder Em ordem: Elendil, Isildur, Eärien, Míriel e Pharazôn (Divulgação)

  • Capitão Elendil (Lloyd Owen): Capitão do Reino de Númenor, Elendil é apresentado como um homem experiente no mar, que é leal à Rainha Regente Míriel. Na primeira temporada, ele também conhece Galadriel e a ajuda na busca por Sauron.
  • Isildur (Maxim Baldry): Isildur é filho de Elendil, e deve seguir o mesmo caminho do pai, fazendo parte da guarda do mar de Númenor. Porém, o jovem sente vontade de sair da ilha e ir para lugares diferentes, como a Terra-média.
  • Eärien (Ema Horvath): Eärien é irmã de Isildur e filha de Elendil. A jovem tem uma boa relação com a família, mas acaba se envolvendo em uma trama que une o rei de Númenor, Tar-Palantir, e os interesses de Pharazôn.
  • Rainha Regente Míriel (Cynthia Addai-Robinson): Filha de Tar-Palantir, Míriel é a atual governante do reino de Númenor. A personagem enfrenta dificuldades ao tentar governar o famoso reino dos mortais e lidar com a forte ligação do local com os elfos.
  • Pharazôn (Trystan Gravelle): Primo de Míriel, Pharazôn é querido pelo povo de Númenor, e serve como um chanceler para a rainha-regente, ainda que tenha interesses próprios.

Imagem de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder Em ordem: Arondir, Bronwyn e Theo (Divulgação)

  • Arondir (Ismael Cruz Cordova): Parte dos elfos da floresta, Arondir é um personagem inédito criado para a série. Ele trabalha como guarda das Terras do Sul, e tem um papel importante na luta contra os orques da região.
  • Bronwyn (Nazanin Boniadi): Outra personagem inédita criada para a série é Bronwyn, uma curandeira que habita as Terras do Sul. Ela tem uma relação próxima com Arondir e ajuda os moradores do local quando um perigo se aproxima. A atriz não retorna para a 2ª temporada.
  • Theo (Tyroe Muhafidin): Filho de Bronwyn, Theo também vive nas Terras do Sul e passa a ter um papel importante na primeira temporada ao encontrar um misterioso punho de espada, que parece ter uma ligação com Sauron.

Imagem de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder Em ordem: Elanor, Papoula, O Estranho e Tom Bombadil (Divulgação)

  • Elanor Brandepé (Markella Kavenagh): Outro núcleo apresentado em Os Anéis de Poder é dos Pés-peludos, antepassados dos hobbits. Eleanor “Nori” faz parte do grupo, mas, diferente deles, tem vontade de explorar o “mundo lá fora”.
  • Papoula Pédigno (Megan Richards): Papoula “Poppy” faz parte dos Pés-peludos e é uma grande amiga de Nori. Apesar de não ter o mesmo desejo por grandes aventuras, ela é uma amiga fiel, que sempre está ao lado de Nori e sua família.
  • O Estranho (Daniel Weyman): Um dos personagens mais misteriosos da primeira temporada, O Estranho cai do céu e é encontrado por Nori e Poppy. Os três começam uma jornada juntos, e depois é revelado que ele é um Istar, ou seja, um dos magos da Terra-média.
  • Tom Bombadil (Rory Kinnear): Confirmado para aparecer na segunda temporada, Tom Bombadil vive na floresta e sabe vários segredos da Terra-média, embora sua origem seja desconhecida.

Principais pontos da primeira temporada de Os Anéis de Poder

O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder possui diversos núcleos de personagens, sendo que alguns se entrelaçam no meio da narrativa. Para facilitar, vamos relembrar os acontecimentos mais importantes de cada núcleo:

Galadriel e Halbrand

Imagem de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder Galadriel e Halbrand têm um encontro improvável no mar (Divulgação)

A série começa mostrando uma versão ainda criança de Galadriel, ao lado do irmão mais velho, Finrod. Os dois estão em Valinor, ao lado das Árvores de Prata e Ouro. Mas a destruição causada por Morgoth, o primeiro Lorde Sombrio, faz com que os elfos deixem as Terras Imortais e sigam para a Terra-média. Uma guerra de séculos começa, resultando na derrota de Morgoth, mas também na morte de Finrod. Inconformada, Galadriel jura que irá perseguir Sauron, que era um aprendiz das trevas.

No tempo presente da série, Galadriel leva seu exército para muito longe, em busca de pistas de Sauron. Embora ele não tenha sido visto na Terra-média em muito tempo, ela jamais deixou para trás o desejo de vingar a morte do irmão. Porém, isso gera discórdia entre os soldados, que querem voltar para casa.

Sem escolha, Galadriel volta ao reino élfico de Lindon, onde encontra Elrond, um velho amigo. Lá, ela recebe a notícia de que irá para as Terras Imortais pelos Portos Cinzentos, como uma recompensa pelos serviços prestados aos elfos. Porém, quando está perto do ponto de transição no mar, Galadriel pula do barco e começa a nadar de volta para a Terra-média, ainda em busca de seu maior objetivo.

Neste caminho, ela encontra um grupo de náufragos, incluindo um homem chamado Halbrand. Juntos, os dois são resgatados por Elendil e são levados para o reino de Númenor, embora o local não veja com bons olhos a chegada de uma elfa. Mesmo hostilizada por alguns, ela vê uma oportunidade de ajudar a Terra-média na luta contra Sauron, e também para levar Halbrand de volta para as Terras do Sul, já que ele pode ser uma espécie de “rei perdido” do local.

Galadriel convence a rainha regente Míriel a reunir um exército e ir com ela para a Terra-média. Quando chega às Terras do Sul, o grupo ajuda a derrotar orques que estão atacando as pessoas, mas uma grande explosão surpreende a todos, cobrindo o local de pó. Após tentar ajudar os sobreviventes, Galadriel parte junto com Halbrand, para buscar ajuda.

Quando chegam em Lindon, a elfa relata o que vivenciou, enquanto Halbrand muda bruscamente de comportamento. Ao final do oitavo episódio, o homem revela a Galadriel que é Sauron, deixando a personagem desnorteada por ter sido enganada por ele durante tanto tempo. Já Halbrand volta para as Terras do Sul, que passam a ser conhecidas como Mordor.

Durin, Khazad-dûm e Elrond

Imagem de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder A amizade entre Durin IV e Elrond rende uma parceria entre elfos e anãos (Divulgação)

Enquanto Galadriel vive todos os acontecimentos acima, no reino de Lindon, o Alto Rei Gil-galad envia Elrond para trabalhar ao lado do famoso ferreiro élfico Celebrimbor. Há o desejo de criar uma grande forja em Eregion, que pode ajudar os elfos a fabricar itens nunca antes vistos.

Isso leva Elrond às suntuosas minas de Khazad-dûm, em seus tempos de glória, para reencontrar o velho amigo Durin IV, e pedir ajuda. O que ele não imaginava é que o príncipe estaria chateado por ele ter demorado 20 anos para voltar, um período que pareceu curto para um meio-elfo como Elrond. Os dois eventualmente fazem as pazes, e elfos e anãos trabalham juntos, em um evento raro na Terra-média. Enquanto isso, o Alto Rei começa a se preocupar com a força imortal dos elfos, que parece ter começado a diminuir.

Porém, um acontecimento na montanha de Khazad-dûm muda tudo. Enquanto escava mais profundamente, Durin IV encontra o minério conhecido como Mithril, que pode ajudar os elfos a recuperar sua força, pois carrega a luz e poder da última joia Simaril. Mas a escavação de tal item é perigosa, e o rei Durin III acredita que as buscas pelo minério devem parar. Uma cena, inclusive, mostra um Balrog nas profundezas do local. Elrond promete ao amigo que não falará nada sobre a descoberta, o que deixa o meio-elfo dividido entre manter a promessa, ou revelar um segredo que pode ajudar seu próprio povo.

Elrond em pessoa pede ao rei Durin III acesso às minas de Mithril, em troca de diversos benefícios, mas o governante recusa, o que leva a uma briga dentro da família de anãos. Mesmo sem a autorização do pai, Durin IV escava ao lado de Elrond, para provar que existe uma forma segura de extrair o Mithril, sem colocar anãos em perigo, mas os dois são descobertos e o meio-elfo é mandado embora do local. Já Durin IV tem o direito de herdeiro de Khazad-dûm retirado pelo pai.

No fim, Elrond deixa a montanha com apenas um pequeno pedaço de Mithril, mas este é suficiente para Celebrimbor usar na forja dos Três Anéis de Poder dos elfos, junto com o metal derretido da adaga de Finrod, que está com Galadriel.

Elendil e Númenor

Imagem de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder Elendil é leal à rainha regente, que enfrenta muitos desafios na Terra-média (Divulgação)

Outro local importante da história de O Senhor dos Anéis apresentado na série é a ilha de Númenor, situada a oeste da Terra-média. A série explica que o local foi um presente dos Valar para os mortais, mas que tal relação se desgastou com o tempo, e hoje o povo de Númenor tem um orgulho próprio, não querendo mais relacionar a própria glória com os elfos.

O local tem como governante atual a Rainha Regente Míriel, que ocupa o cargo deixado pelo pai, Tar-Palantir, que segue doente e longe dos olhares dos súditos. Ao lado dela está o chanceler Pharazôn, que é primo da rainha, mas parece ter interesses próprios e é querido pelo povo de Númenor.

Muitos homens da ilha de Númenor têm o talento para a navegação, incluindo o próprio Elendil, e o filho, Isildur. O jovem, porém, parece sentir um chamado para sair do local e viajar além, para a Terra-média. É importante ressaltar que a história apresenta Eärien como irmã de Isildur, e mostra a famosa árvore branca, que também aparece em O Senhor dos Anéis, e é um símbolo da força dos mortais.

Míriel tem um Palantír que pertenceu ao pai e, através dele, sonha com a destruição de Númenor pela água. Ao ter tal visão, que parece ser do futuro, ela acredita que deve ajudar Galadriel no objetivo de proteger as Terras do Sul. Para a governante, retomar um bom convívio com os elfos pode fazer a ilha voltar aos tempos ainda mais gloriosos. Saindo de Númenor, o exército tem uma vitória inicial, mas sofre um duro golpe quando o local conhecido como Mordor é fundado.

Após toda a destruição, Isildur é dado como morto e a rainha regente fica cega. Com tais derrotas, o que sobrou do exército volta a Númenor, com a promessa de retornar um dia para a Terra-média, em busca de derrotar os inimigos. Tal comitiva é recebida na ilha por bandeiras pretas, que indicam o luto pela morte do rei.

Arondir e as Terras do Sul

Imagem de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder Arondir e Bronwyn formam um casal que mistura uma mortal e um elfo (Divulgação)

Além do núcleo dos elfos de Lindon, a raça imortal também é representada na primeira temporada por Arondir, um elfo da floresta, que possui um posto de guarda próximo às Terras do Sul. A série mostra que Arondir tem uma relação com a mortal Bronwyn, porém as pessoas da região têm preconceito com os elfos, enquanto estes acreditam que muitos habitantes do local tiveram ligações passadas com as forças sombrias. Isso cria um clima de constante inimizade entre as raças, e Arondir não assume abertamente a relação com a jovem.

Em um certo momento, o posto avançado dos elfos recebe a ordem de fechar, já que não há mais rastros de Sauron, e o Alto Rei considera que a guerra acabou. Porém, ao mesmo tempo, Arondir desconfia sobre a existência de orques e vai investigar. O personagem acaba preso e conhece Adar, um personagem que é tido pelos orques como um “pai”. Na prisão, Arondir é obrigado a cortar árvores, o que vai contra seu instinto. Enquanto isso, Theo, filho de Bronwyn, encontra o estranho punho de uma espada.

A série explica que tal item é uma espécie de chave que, ao ser utilizada no local designado, transforma as Terras do Sul em Mordor.

Antes disso, Arondir consegue fugir e ajuda Bronwyn a reunir os povos do sul, que serão atacados por Adar e os orques durante a noite. A jovem é ferida em batalha e fica próxima da morte, mas sobrevive. Pouco depois, Galadriel chega com o exército de Númenor e salva os moradores do Sul, além de capturar Adar. A vitória, porém, não dura muito. O punho de Sauron é utilizado por um dos homens, e a terra que era de Bronwyn e Theo é devastada, deixando os habitantes com a difícil tarefa de encontrar um novo lugar para viver. Uma possibilidade citada é Pelargir, uma colônia de Númenor às margens do rio Anduin.

Pés-peludos e O Estranho

Imagem de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder A amizade entre Nori e o Estranho é uma das mais bonitas da série (Divulgação)

O último, porém não menos importante, núcleo apresentado em Os Anéis de Poder é o dos Pés-peludos, criaturas de baixa estatura, que são antepassadas dos hobbits. Os personagens são representados como nômades com uma forte ligação com a natureza, que não se preocupam com os problemas do mundo lá fora, e se escondem sempre que encontram algum perigo.

A única que parece desafiar esse modo de vida é a jovem Nori, que tem curiosidade com o mundo exterior. A vida da personagem muda quando uma espécie de cometa cai do céu, e ela encontra um homem poderoso, nomeado na série como O Estranho, no local da queda.

Nori se aproxima do homem, dá alimento e tenta se comunicar, embora ele não saiba falar muito bem. Os dois criam uma forte relação e o Estranho parece buscar por algo ligado às estrelas, enquanto tenta se lembrar da própria origem. Ele também não controla bem os próprios poderes e, em certos momentos, assusta Nori e sua família, ainda que sem querer.

Os Pés-peludos temem que a presença do homem seja o presságio de algo ruim, mas ele mostra que é gentil ao ajudar a família de Nori, que fica com dificuldades de deslocamento após o patriarca machucar o pé. Assim, o Estranho segue junto com os Pequenos, em uma relação que espelha momentos da trilogia principal de O Senhor dos Anéis.

Por não ter a identidade revelada, o Estranho é confundido com Sauron por três figuras místicas e encapuzadas, que aparecem ao longo da temporada. Porém, é revelado que o personagem é um Istar, ou seja, faz parte da ordem de magos da Terra-média.

Ao final da temporada, o Estranho já fala mais claramente, e segue buscando na própria mente respostas para onde deve ir e o que deve fazer. Ele chega à conclusão de que precisa partir para um local chamado Rhûn, e Nori vai contra toda a sua origem, ao decidir partir junto com ele em mais uma aventura.

O que esperar da 2ª temporada de Os Anéis de Poder?

Imagem de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder Halbrand terá uma nova forma na temporada: Annatar (Divulgação)

A primeira temporada de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder termina com a revelação de que Halbrand é uma forma humana de Sauron, enquanto Celebrimbor forja os três Anéis de Poder dos elfos.

Com isso, o segundo ano deve mostrar como os protagonistas se comportam com a chegada das primeiras joias permeadas de poder, e seguem em busca de Sauron, que vai assumir a forma de Annatar, o “Senhor das Dádivas”, e influenciar na forja dos demais anéis, dos homens e anãos.

Quando estreia a 2ª temporada de Os Anéis de Poder?

O segundo ano de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder estreia em 29 de agosto, no Prime Video, com 3 episódios. Depois disso, a temporada segue com mais cinco capítulos, lançados semanalmente às quintas-feiras. Confira os principais trailers abaixo:

Watch on YouTube

Watch on YouTube

Aproveite e conheça todas as redes sociais do NerdBunker, entre em nosso grupo do Telegram e mais - acesse e confira.

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast