Você já parou para pensar o que franquias japonesas como Jaspion, Ultraman, Kamen Rider e Super Sentai têm em comum? A lista é bem longa, incluindo não só uma estética parecida, mas também um modo de produção inconfundível, com uma mistura de gêneros incluindo ação, comédia, ficção científica, fantasia e mais.
Saiba, então, que nada disso é coincidência ou acaso, já que todas as produções citadas acima pertencem ao Tokusatsu, gênero narrativo japonês de grande sucesso há décadas, inclusive no Brasil.
O que é Tokusatsu?
Em tradução literal do japonês, “tokusatsu” lê-se como “efeitos especiais”. Ou seja, o termo acabou pegando no que se refere a produções em live-action com forte uso de efeitos especiais práticos, como fantasias, truques de câmera e mais.
Muito do sucesso do gênero deve-se à produtora Toho e ao primeiro Godzilla (1954) japonês, até hoje um marco no cinema de ação, e o modo revolucionário como o lagartão gigante foi trazido à tela.

No longa, o monstro é vivido por um ator de verdade fantasiado, causando caos e destruição em um cenário de miniatura. A fórmula deu tão certo que se repetiu ao longo das décadas não só na própria saga Godzilla, mas na grande maioria dos tokusatsus.
Tokusatsus clássicos
A rigor, um Tokusatsu pode englobar os mais variados tipos de filme (como as próprias lutas de kaiju da franquia Godzilla), mas os que mais se popularizam ao redor do mundo foram os filmes e séries de grandes super-heróis, guerreiros e robôs gigantes.

Um dos pioneiros do boom dos tokusatsus é o Ultraman que, com uma série de TV, em 1966, trouxe à tela várias das convenções do gênero, e inspirou uma franquia que dura até hoje. Ao longo das décadas de 1960 e 1970, vieram mais clássicos como Kamen Rider, Super Sentai e até uma versão japonesa do Homem-Aranha.
Isso mesmo, o popular herói da Marvel tem um tokusatsu próprio, exibido entre 1978 e 1979, e nós sinceramente recomendamos que você procure assistir, pois se trata de uma das melhores (ou pelo menos, mais divertidas) versões do herói.
Intitulado Spider-Man, o seriado tem elementos maravilhosos e criativos, como a teia feita de corda, o uniforme do herói e até o Homem-Aranha pilotando um robô gigante próprio.

Febre Tokusatsu no Brasil
Apesar de programas como National Kid e o já citado Ultraman terem sido exibidos na TV brasileira, os tokusatsus viraram fenômeno no país na década de 1980, graças ao sucesso de Jaspion, Jiraiya, Changeman e mais, na hoje extinta Rede Manchete.

É claro que o sucesso se converteu em vendas, já que brinquedos inspirados nos heróis das franquias japonesas viraram febre entre a criançada brasileira, ao ponto de termos até o nosso próprio tokusatsu.
Combo Rangers: Tokusatsu brasileiro
Sim, nerd. O Brasil tem seu próprio tokusatsu, e ele vem da mente de ninguém menos que Fábio Yabu, escritor e veterano do NerdCast. Trata-se da série Combo Rangers que, como o nome indica, é uma paródia dos seriados de heróis japoneses, mas com o autêntico tempero brasileiro.

O quadrinho foi um dos pioneiros na popularização dos web-comics, ainda na década de 1990, e também teve versões impressas.
NerdCast sobre tokusatsu
Se você estiver a fim de um papo descontraído e nostálgico sobre os tokusatsus que marcaram época no Brasil, pode ouvir o NerdCast 245, de fevereiro de 2011, inteiramente voltado ao tema (clique aqui).
Siga de olho no NerdBunker para mais novidades. Aproveite e conheça todas as redes sociais da gente, entre em nosso grupo do Telegram e mais - acesse e confira.