Os fãs de suspense e sci-fi têm uma nova pedida em streaming. Estrelada por Christoph Waltz (Django Livre), a série O Consultor chegou em fevereiro ao Amazon Prime Video trazendo uma boa dose de desgraçamento mental aos espectadores.
Na trama, Waltz interpreta Regus Patoff, um consultor que assume o controle de uma empresa de tecnologia à beira da falência após a morte do fundador. O problema é que os métodos, no mínimo, inusitados (quando não criminosos) do homem colocam em risco os funcionários, que desconfiam de um segredo ainda mais sinistro.
Com diversas reviravoltas no roteiro, o final da primeira temporada pode ter deixado vários espectadores coçando a cabeça. Mas, afinal, quem (ou o que) era, de fato, Regus Patoff?
[Atenção: Zona de spoilers de O Consultor abaixo]
Quero matar meu chefe
Desde o primeiro episódio, é estabelecido que o personagem de Christoph Waltz ajuda empresas em crise a retomar o prumo. Ao longo da temporada, acompanhamos Regus Patoff à frente da CompWare, empresa responsável por jogos de celular. Ele fecha contrato com o CEO da firma, mas deixa claro que só pode assumir o cargo após a morte do empresário. O que sinistramente acontece logo depois. A maneira fria, calculista e inumana com que Patoff encara situações cotidianas deve-se ao fato de que, no fundo, o homem não é nem um pouco homem assim.

O que é Patoff?
No meio da temporada, o programador Craig (Nat Wolff) investiga o passado de Patoff e descobre um segredo. Por vários anos, o consultor encomendou a feitura de centenas de ossos moldados em puro ouro, sugerindo que ele pode não ser humano. No último episódio da temporada, Craig enfrenta Patoff e derruba o consultor do alto de um mezanino de vidro. Na queda, o personagem de Waltz perde um dedão do pé mas, como vaso ruim não quebra, segue vivo e escapa da justiça. Craig então leva o dedo para casa e confirma as suspeitas de que Patoff tinha mesmo um esqueleto de ouro.
A série nunca deixa explícito se Patoff era completamente máquina ou se mantinha algum elemento humano em seu ser. Não seria exagero especular que o consultor pode ter uma consciência humana implantada em um corpo artificial (parecido com o que ocorre em Westworld, da HBO). A teoria ganha mais força visto que, no episódio final, vemos Patoff a caminho de assumir outra empresa, dessa vez responsável pela automatização do trabalho humano por meio de, adivinha, máquinas.

Para onde foi Patoff e que fim levaram Craig e Elaine?
Ainda que tenha custado a sanidade de muitos funcionários e uma boa parte de roubos, assassinatos e mais, Patoff conseguiu alavancar a receita da CompWare, dando nova vida à empresa. O vilão é visto pela última vez encarando, de longe, a própria obra, e aparenta seguir para um novo desafio.
Corrompida pelo poder, Elaine (Brittany O’Grady) assume o posto de CEO da empresa e omite os abusos do consultor para a polícia. Já Craig (Wolff) segue decidido a expor a verdade sobre Patoff em uma eventual segunda temporada.
Os oito episódios de O Consultor estão em streaming no Amazon Prime Video. A série foi criada por Tony Basgallop (Servant). Siga de olho no Nerdbunker para mais novidades. Aproveite e baixe o novo aplicativo Jovem Nerd para iOS ou Android.