Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Showrunner de A Roda do Tempo fala sobre pressão em adaptar série literária
Séries, TV e Streaming

Showrunner de A Roda do Tempo fala sobre pressão em adaptar série literária

Conversamos com Rafe Judkins, responsável pelo seriado do Amazon Prime Video

Camila Sousa
Camila Sousa
19.nov.21 às 09h30
Atualizado há mais de 3 anos
Showrunner de A Roda do Tempo fala sobre pressão em adaptar série literária

As adaptações de grandes sagas literárias se tornaram comuns na cultura pop, com séries e filmes que levam para as telas grandes histórias criadas nas páginas. E agora chegou a vez de A Roda do Tempo, franquia escrita por Robert Jordan e Brandon Sanderson, que ganha uma série produzida pelo Amazon Prime Video.

Em entrevista ao Nerdbunker, o showrunner Rafe Judkins afirmou que é um grande fã dos livros e leu as histórias ao lado da mãe, quando era mais jovem. Para ele, há uma grande responsabilidade em adaptar uma história tão querida, ao mesmo tempo em que é preciso ter cuidado com essa pressão:

“Eu estaria mentindo se dissesse que é uma pressão ‘normal’. Quando as pessoas têm uma ligação emocional com algo e se importam, você sente que precisa ter sucesso. É algo que nunca esquecemos, mas também tentamos não ser esmagados por essa pressão, deixando algumas coisas novas, vindas de nós, surgirem. Como artista, preciso encontrar as partes destes livros que fazem sentido para nós, e que conseguimos dar vida. Sempre tentamos encontrar esse equilíbrio: não ser esmagado pela pressão, e usar isso para nos fazer criar algo melhor - é o que tentamos sempre, mesmo quando falhamos.”

Watch on YouTube

Com lançamento marcado para o dia 19, a série de A Roda do Tempo apresenta um universo fantástico, em que a magia existe de verdade, mas apenas um grupo seleto pode acessá-la. Neste contexto, a produção mostra um grupo de mulheres poderosas, seres assustadores e termos com os quais os novos fãs vão precisar se habituar. Para o showrunner, foi importante escolher quais elementos apresentar na primeira temporada, para situar quem está conhecendo a história agora:

“Acho que as melhores adaptações são realmente adaptações para o formato em si, seja uma série, um filme, uma peça. Quando estava pensando em adaptar essa série, especialmente a primeira temporada… o primeiro livro é muito único em relação à série completa, porque tem um tom diferente. Então o que tentei capturar, e adaptar para a primeira temporada, são os elementos icônicos de A Roda do Tempo como uma série literária, e encaixar isso na história do primeiro livro, para que a temporada tenha o mesmo ar de toda a franquia.”

Forças do bem e do mal

Aes Sedai, um dos grupos mais poderosos de A Roda do Tempo

Como dito acima, a série de A Roda do Tempo apresenta diversos elementos novos, e um dos mais marcantes é o grupo chamado Aes Sedai. Formado apenas por mulheres, o clã é conhecido por canalizar o Poder Único, que deriva da mesma energia que faz a Roda do Tempo girar.

Já nos primeiros episódios, a série deixa claro que as Aes Sedai são extremamente poderosas, especialmente pela figura de Moiraine (Rosamund Pike), que recebe a missão de descobrir quem é o Dragão Renascido, que pode salvar ou destruir a humanidade. Para Rafe Judkins, uma das maiores qualidades da série literária é balancear as forças de homens e mulheres, algo que ele quis deixar claro na adaptação:

“Uma das coisas que mais gosto sobre A Roda do Tempo, é que os personagens masculinos não precisam ficar mais fracos para fazer as mulheres fortes. Os homens são fortes, legais e incríveis - e eu adoro os personagens masculinos da série -, e as mulheres são tão, ou até mais, fortes do que eles. Esse equilíbrio entre os personagens masculinos e femininos nos livros me agradou bastante e espero ter colocado isso de uma forma positiva na série também. Gosto de uma narrativa em que as mulheres podem ser fortes, mas não precisamos enfraquecer os homens.”

Outro elemento importante da história de A Roda do Tempo é seu maior vilão, Shai'tan, também conhecido como Tenebroso. Nos primeiros episódios, o personagem lidera uma horda de trollocs - seres que misturam homens e animais, e lembram muito os orcs da fantasia medieval - para encontrar o Dragão Renascido antes das Aes Sedai.

Myrddraal, um dos vilões de A Roda do Tempo

De acordo com o showrunner, um dos pontos importantes da história é desenvolver o antagonista e mostrar o seu ponto de vista, se afastando de uma ideia fechada do “certo e errado”: “Eu gosto muito de vilões, então fiquei empolgado em trabalhar com essas forças antagonistas. A série é sobre equilíbrio, então me interessa muito encontrar as partes positivas dos vilões. Acho interessante desenvolver coisas como: quem eles são, porque fazem o que fazem? Grande parte dos vilões não se consideram vilões, eles acham que são os mocinhos. É interessante ter esse processo na série.”

A Roda do Tempo terá seus três primeiros episódios lançados no Amazon Prime Video em 19 de novembro. Depois disso, a produção terá capítulos semanais, lançados às sextas-feiras.

Quer saber mais sobre a origem da franquia? Adquira os volumes 1, 2 e 3 da série, escritos por Robert Jordan. Se adquirir pelos nossos links, o Jovem Nerd pode receber comissões.

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais