Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
A Casa do Dragão: como é a história de Sangue e Queijo nos livros?
Séries, TV e Streaming

A Casa do Dragão: como é a história de Sangue e Queijo nos livros?

2ª temporada da série do universo de Game of Thrones voltou com momentos impactantes

Camila Sousa
Camila Sousa
17.jun.24 às 15h16
Atualizado há 10 meses
A Casa do Dragão: como é a história de Sangue e Queijo nos livros?
(HBO/Divulgação)

A 2ª temporada de A Casa do Dragão estreou na HBO e Max, trazendo de volta aos fãs o universo cheio de intrigas de Game of Thrones.

Além de uma nova abertura (mas com a música clássica de sempre), o episódio “Um filho por um filho” teve um final impactante e um pouco diferente do que é narrado nos livros.

Para explicar melhor as mudanças em relação à publicação de George R.R. Martin, detalhamos abaixo qual é a história dos personagens conhecidos como Sangue e Queijo.

[A partir daqui, spoilers de A Casa do Dragão e do livro Fogo & Sangue]

Imagem de A Casa do Dragão Arco de Sangue e Queijo era um dos mais aguardados da temporada, mas nem todo mundo gostou (HBO/Divulgação)

Ao final da primeira temporada da série, Lucerys Velaryon (Elliot Grihault), filho de Rhaenyra Targaryen (Emma D'Arcy), é morto após ser atacado por Aemond Targaryen (Ewan Mitchell) e a dragão Vhagar. Após um período de luto, a rainha diz que quer a cabeça de Aemond pelo que ele fez.

No episódio “Um filho por um filho”, Daemon Targaryen (Matt Smith) cumpre as ordens e contrata dois homens conhecidos como Sangue (Sam C. Wilson) e Queijo (Mark Stobbart) para invadir os aposentos reais durante a noite e matar Aemond. Enquanto Sangue é apresentado como um patrulheiro da cidade que odeia a família Hightower, Queijo é um caçador de ratos, que conhece vários túneis e passagens dentro da Fortaleza Vermelha.

Durante a conversa com Daemon, Queijo pergunta o que os dois devem fazer se não encontrarem Aemond, e a cena corta, sem mostrar a resposta do marido de Rhaenyra.

Sangue e Queijo entram no castelo em busca de Aemond, porém, quando não encontram o rapaz, os dois chegam aos aposentos de Helaena Targaryen (Phia Saban), e dos filhos dela com o rei coroado Aegon II (Tom Glynn-Carney). Após o impasse, eles decidem matar uma das crianças, relembrando a frase “Um filho por um filho”, dita por Daemon. Helaena é ameaçada e obrigada a dizer qual dos dois filhos, que são gêmeos, é o menino. Trêmula, ela aponta para Jaehaerys, o garoto que seria herdeiro do trono.

A cena não é gráfica, e tem apenas os movimentos e sons que Sangue e Queijo fazem para matar o garoto e decepar sua cabeça. Enquanto isso acontece, Helaena pega a outra filha, Jaehaera, e sai dos aposentos em busca de ajuda.

Como é a cena de Sangue & Queijo nos livros?

Imagem de A Casa do Dragão Nos livros, há mais peso na escolha de Helaena (HBO/Divulgação)

A história de Sangue e Queijo é narrada no livro Fogo & Sangue, lançado em 2008. A publicação é um prelúdio aos acontecimentos de Game of Thrones, focado especialmente na família Targaryen.

Na publicação, a trama também começa com Daemon contratando os serviços de Sangue e Queijo, porém ele deixa claro que quer a morte de um dos filhos de Aegon II, algo que não fica explícito na série. Outro detalhe é que Rhaenyra não dá ordens para nenhum ataque do tipo, nem contra crianças, nem contra Aemond. Por fim, é importante lembrar que, na publicação, o rei possui três herdeiros: os gêmeos mais velhos, Jaehaerys e Jaehaera, e um filho mais novo, Maelor.

Há muito mais crueldade na cena narrada por George R.R. Martin. Sangue e Queijo entram nos aposentos da rainha-mãe Alicent, matam sua camareira e a prendem, esperando especificamente pela chegada de Helaena. Quando a jovem entra no local com os filhos, é feita de refém e os dois invasores dizem que ela precisa escolher qual das crianças vai morrer.

Ela se recusa a escolher um deles e pede para ser morta no lugar, mas os dois ressaltam que isso não seria “um filho por um filho”, e que ela precisaria escolher um filho homem. Em certo momento, Sangue diz que ela precisa escolher, ou ele vai estuprar a menina, Jaehaera, e matar todas as crianças. Diante de uma ameaça tão vil, Helaena acaba escolhendo pelo filho mais novo, Maelor, por acreditar que ele não teria consciência do que estava acontecendo.

Os homens, porém, escolhem matar o filho mais velho, Jaehaerys, decapitando o garoto com um só golpe e indo embora em seguida com a cabeça do príncipe nas mãos. Fogo & Sangue descreve que Helaena nunca se recuperou do acontecimento, pois sempre olhava com culpa para o filho mais novo, por tê-lo escolhido para morrer – ainda que diante de uma pressão tão cruel, além de todo o luto de testemunhar a morte do garoto mais velho.

Para muitos, faltou emoção na sequência mostrada na série, que era vista quase como o “novo Casamento Vermelho”. Uma das maiores reclamações é sobre a falta da escolha de Helaena, algo que impacta sua história a longo prazo, e até sobre a atuação de Phia Saban, que não teria mostrado todo o desespero que o momento pedia.

De qualquer forma, o resultado mostrado na série de TV é o mesmo dos livros: o filho mais velho e herdeiro de Aegon II está morto, o que vai acirrar ainda mais a disputa entre os que usam Preto e os que usam o Verde em A Casa do Dragão.

A Casa do Dragão ganha novos episódios aos domingos, às 22h, na HBO e na Max.

Aproveite e conheça todas as redes sociais do NerdBunker, entre em nosso grupo do Telegram e mais - acesse e confira.

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais