Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
George R.R. Martin lamenta toxicidade das redes sociais em texto sensível
HQs e Livros

George R.R. Martin lamenta toxicidade das redes sociais em texto sensível

Fragilizado pelo clima político e pelo luto, autor manifestou desesperança com a internet e com o mundo em postagem no blog

Arthur Eloi
Arthur Eloi
01.fev.24 às 18h48
Atualizado há cerca de 1 ano
George R.R. Martin lamenta toxicidade das redes sociais em texto sensível
Divulgação

Assim como muitos de nós, George R.R. Martin não teve um bom ano de 2023 — e também não está nada otimista para 2024.

Em postagem em seu blog, o autor das Crônicas de Gelo e Fogo desabafou sobre o luto que sente pelos amigos que perdeu, e pela crescente hostilidade no mundo e na internet.

É um texto curto e, francamente, deprimente. O autor transita entre crises políticas e problemas pessoais, e eventualmente toca no assunto da toxicidade nas redes sociais, afirmando que “a era do debate razoável parece ter acabado”, e que nem mesmo discussões sobre filmes, séries e livros trazem o escapismo desejado para os momentos tensos:

Costumava ser legal falar sobre nossos livros e filmes favoritos, e ter debates espirituosos com fãs que tinham perspectivas diferentes. De alguma forma, na era das redes sociais, não é mais o suficiente dizer ‘Eu não gostei de livro X ou filme Y, e aqui está o motivo’. 

Agora, as redes sociais são dominadas por anti-fãs que preferem falar do que odeiam em vez de discutir o que amam, que se deliciam em dançar nos túmulos de qualquer um cujo filme fracassou.

O trecho, claro, é uma rápida passagem em uma reflexão muito maior sobre desesperança. O autor lamenta a morte de muitos dos grandes nomes da ficção científica de sua geração, como Harlan Ellison, Len Wein e muitos outros.

Ao perceber que esqueceu vários nomes, Martin afirma: “Restam apenas alguns de nós… e por quanto tempo, me pergunto? Sei que esqueci muita gente na lista acima, e talvez ser esquecido seja o destino de todos nós.

O texto termina nesse tom de luto, com a lembrança de mensagens de apoio que recebeu pela morte do amigo Howard Waldrop, celebrado autor de ficção científica que faleceu no início de janeiro de 2024.

É visível que a morte abalou muito George R.R. Martin. Se você estiver com o inglês em dia, vale a leitura do texto completo para entender como há uma pessoa bastante fragilizada e honesta por trás da piada recorrente (e já muito cansada, honestamente) do autor que não termina o livro.

Aproveite e conheça todas as redes sociais do NerdBunker, entre em nosso grupo do Telegram e mais - acesse e confira.

Fonte: Not a Blog

Veja mais sobre

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast