A indústria de games na América Latina passa por uma verdadeira era de ouro, e a Summer Game Fest 2024 é prova disso. A semana de eventos de jogos contou com um showcase dedicado aos projetos da região, o LATAM Games Showcase.
Passando de uma hora de duração, o evento digital contou com mais de 70 títulos de toda a região, do México ao Brasil e mais, com variados gêneros e estilos. Para dar um gostinho de tudo que rolou, separamos 10 destaques da apresentação que merecem a sua atenção.
1 – Arco
Desenvolvedor: Franek, Max Cahill, Bibiki e Fáyer (México)
Nesse game mexicano, três histórias se cruzam em um impiedoso mundo faroeste, com exploração, combate em turnos e um belo mundo em pixel art.
2 – Project Timi: Sasha's Curse
Desenvolvedor: Ephemeral Cube (México)
Parecendo com um clássico cult de um algum console da Nintendo, Project Timi: Sasha’s Curse conquista pelo visual adorável de seu mundo de fantasia, e pela combinação de exploração com game de ritmo.
3 – Naughty Geese
Desenvolvedor: Statera Studio (Brasil)
Os brasileiros da Statera Studio já fizeram um game de luta de peso com Pocket Bravery. Agora, trabalham em um plataforma 2D com gostinho retrô e pixel art impressionante. Em Naughty Geese, você assume o controle do ganso descolado Milo, que precisa resgatar seus filhos, derrotar chefões e coletar tesouros.
4 — The Path into the Abyss
Desenvolvedor: MXR Productions (Argentina)
Com um trailer memorável, The Path into the Abyss é um game pós-apocalíptico que parece um S.T.A.L.K.E.R. argentino, com tom sombrio e combate em primeira pessoa num mundo desolado. Ah, e é possível preparar um chimarrão, o que com certeza é um destaque.
5 – Hollow Flowers
Desenvolvedor: Daniel Yepes e Ailin Estrella Bustamante (Argentina)
Ainda que esse projeto não deva sair do papel tão cedo, já que está buscando financiamento, Hollow Flowers é um ambicioso híbrido de jogo e série animada, com um dos visuais mais marcantes de toda a apresentação.
6 – Entre as Estrelas
Desenvolvedor: Split Studio (Brasil)
Falando em anime, Entre as Estrelas é um game brasileiro com visual de animação japonesa e uma causa muito importante para o país: contar uma história de duas irmãs indígenas tentando sobreviver e resistir às queimadas no Pantanal.
7 – Mexico, 1921. A Deep Slumber.
Desenvolvedor: Mácula Interative (México)
Outro jogo com uma causa fascinante é Mexico, 1921. A Deep Slumber., que nada mais é que um documentário interativo. No papel de um fotojornalista, é preciso ouvir conversas e seguir pistas para investigar o assassinato do presidente revolucionário Álvaro Obregón — um fato que realmente aconteceu.
8 – Sopa: The Tale of a Stolen Potato
Desenvolvedor: StudioBando (Colômbia)
Inspirado por clássicos do Studio Ghibli, esse game te coloca no papel de um menino que, ao buscar ingredientes para ajudar a vó a fazer uma sopa, acaba transportado para um mundo mágico. Transbordando carisma e com ótimo visual, parece uma jornada para ficar de coração quentinho.
9 — The War in Chiapas
Desenvolvedor: Bandprice (México)
Jogo de guerra frio e pesado, em que é preciso usar furtividade e táticas para sobreviver em meio à uma guerra de guerrilha na selva mexicana, nos anos 1980.
10 – ABYSS X ZERO
Desenvolvedor: Studio Pixel Punk (Brasil)
A dupla formada por Tiana Pixel e Fernanda Dias já mostrou ser uma das melhores com o excelente Unsighted. O próximo projeto delas parece tão bom quanto: ABYSS X ZERO, um Metroidvania 3D, com jogabilidade frenética e muita personalidade.
11 – Vultures: Scavengers of Death
Desenvolvedor: Team Vultures (Colômbia)
Fortemente inspirado por Resident Evil, Vultures: Scavengers of Death combina dois estilos que brilharam no PS1: survival horror e combate em turnos.
12 – Stay with Me
Desenvolvedor: Dreams of Heaven (Chile)
Nada mais latinoamericano do que histórias de E.T.s! A prova disso é Stay with Me, game que é um found footage sobre as últimas horas antes do desaparecimento de uma mulher, em 1999, após ter contatos com alienígenas.
13 – Saborus
Desenvolvedor: High Room Studio (Brasil)
Você já viu como nuggets são feitos? Se sim, sabe que é um verdadeiro show de horrores, e essa é a base de Saborus, game que te coloca no controle de uma galinha em fuga do matadouro.
14 — BloodRush: Undying Wish
Desenvolvedor: Lightmancer Studios (Brasil)
Roguelike com excelente pixel art e combate intenso, esse game te coloca em uma jornada: resgatar a Morte da mão de cultistas que aprisionaram a entidade em busca de viver para sempre.
15 – Mariachi Legends
Desenvolvedor: Halberd Studios (México)
Mais um jogo em que a Morte é figura-central. Nesse estiloso plataforma 2D, você assume o papel de um detetive escolhido pela própria entidade macabra, que precisa viajar a uma terra desolada para recuperar um artefato especial.
Aproveite e conheça todas as redes sociais do NerdBunker, entre em nosso grupo do Telegram e mais - acesse e confira.