Por sua biblioteca imensa, todo mundo tem um jogo favorito diferente da época do PlayStation 2 - e The Simpsons: Hit & Run não é uma resposta incomum. Praticamente um GTA da popular animação televisiva, o game se tornou um queridinho cult até hoje, ao ponto de que seu designer adoraria trabalhar em um remake do clássico.
Joe McGin foi o designer principal do título, originalmente lançado em 2003 para PS2, Xbox, GameCube e, eventualmente, PC. No aniversário de 20 anos da obra, ele conversou com o GamesRadar+, e deu uma resposta sucinta sobre a ideia de refazer o clássico: “Eu adoraria ver isso”.
Na matéria, ele também refletiu sobre o legado do título, que até hoje é o jogo dos Simpsons com melhor avaliação no MetaCritic:
“Fico muito surpreso e contente que as pessoas ainda amam o jogo. Outro dia, dei uma palestra para estudantes do ensino médio sobre minha carreira em ciência da computação, e fiquei impressionado com o fato de que alguns deles jogaram Hit & Run. Eles nem tinham nascido quando saiu!”
Simpsons: Hit & Run pegou a reputação de ser um GTA para crianças, e isso não é algo que surgiu só dos jogadores. Segundo McGin, esse foi exatamente o argumento que os desenvolvedores da Radical Entertainment usaram para sugerir o projeto para a publicadora Vivendi Universal Games.
“Sugerimos o jogo para a publicadora como um ‘GTA para crianças’. Como desenvolvedores, o principal elemento que víamos em GTA era a exploração - não só do mundo, mas também de um espaço de possibilidades. Parece óbvio agora, mas era revolucionário lá atrás: GTA foi um dos primeiros jogos que te dava liberdade para escolher como completar uma missão.Enquanto nosso jogo não tinha a riqueza de mecânicas para oferecer o mesmo nível de liberdade, abraçamos o princípio. Por exemplo, lembro de uma discussão sobre a possibilidade de dirigir qualquer carro, até o dos NPCs mais tediosos. A publicadora achava que os jogadores deviam poder apenas dirigir os carros mais bem-feitos, mas argumentamos que a liberdade do jogador deveria vencer e todo carro no jogo ser pilotável.”
Além da influência em GTA 3, o designer também explica que o projeto bebeu bastante de Driver e de Super Mario 64:
“Outras duas grandes influências: Driver, o original do PS1, porque os carros eram divertidos demais de pilotar com aquele drift estilo filme de ação. Queríamos uma física igual, e nossa equipe conseguiu acertar em cheio. Sabíamos que tínhamos uma base sólida quando era divertido dirigir até em superfícies retas.A outra influência foi Super Mario 64, que trouxe o componente infantil: tirar toda a nojeira de GTA e substituir por trechos de plataforma. Mecanicamente, Super Mario 64 era o melhor jogo de plataforma já feito naquela época, e foi lá que aprendemos muito sobre controlar personagens e a câmera.”
Nos dias de hoje, Simpsons: Hit & Run infelizmente só pode ser jogado via emulação ou cópias paralelas da versão de PC, já que o título não está à venda em plataformas modernas.
Fonte: GamesRadar