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16 diferenças entre o remake e o jogo original de Resident Evil 4
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16 diferenças entre o remake e o jogo original de Resident Evil 4

Desde número de capítulos até ausência de cenas icônicas

Tayná Garcia
Tayná Garcia
24.mar.23 às 19h06
Atualizado há cerca de 2 anos
16 diferenças entre o remake e o jogo original de Resident Evil 4
Resident Evil 4/Capcom/Divulgação

Demorou apenas 15 anos, mas o remake de Resident Evil 4 finalmente está entre nós! O novo jogo da Capcom foi lançado nesta sexta-feira (24), e os jogadores já estão destrinchando cada cantinho infectado pela La Plaga.

A nova versão moderniza o original de 2005, mantendo uma fidelidade alta aos principais pontos da história e ampliando algumas áreas e elementos.

Por isso, decidimos compilar algumas das principais diferenças entre o remake e o jogo original de Resident Evil 4.

[Atenção! A partir de agora, spoilers de Resident Evil 4]

Número de capítulos

Uma tela de carregamento com informações sobre um capítulo do jogo (Imagem: Resident Evil 4/Capcom/Divulgação)

Estruturalmente, o remake é um pouco diferente do original, que era dividido em 5 capítulos com 3 a 4 subcapítulos em cada.

O novo RE4 opta por ser mais direto, apresentando 16 capítulos ao todo.

Salvamento automático

O autosave é indicado no canto superior esquerdo da tela (Imagem: Resident Evil 4/Capcom/Divulgação)

Para modernizar a experiência, o remake optou pela implementação de autosave — ou seja, salvamento automático do progresso em pontos específicos da história. Assim, quando o jogador morrer, ele retorna para o último ponto de save feito pelo jogo.

Vale ressaltar que o salvamento automático, no entanto, não está disponível na dificuldade "Profissional".

Pontos de interesse em amarelo

As caixas com "x" amarelo sempre têm itens interessantes (Imagem: Resident Evil 4/Capcom/Divulgação)

Os remakes mais recentes de Resident Evil têm um game design que gosta de destacar os pontos de interesse em amarelo, como caixas com munição e suprimentos e até a direção do caminho correto para progredir.

Com o novo Resident Evil 4, não é diferente.

Parry e durabilidade da faca

(Imagem: Resident Evil 4/Capcom/Divulgação)

Uma das maiores novidades do gameplay é o famoso "parry", que consiste na ideia de contra-atacar na hora certa. A mecânica funciona (e muito bem!) na prática, sendo útil para poupar balas e ampliar as possibilidades do combate.

Mas não a use sem pensar. A faca tem um sistema de durabilidade e pode quebrar — e o conserto não é tão barato assim.

Furtividade e agachamento

Abater inimigos na furtividade pode evitar confrontos maiores (Imagem: Resident Evil 4/Capcom/Divulgação)

Outras novidades do gameplay de Leon são duas mecânicas simples, mas inéditas. A primeira é a furtividade, em que é possível matar um inimigo na faca sem alertar outros em algumas sequências do jogo.

A segunda é um botão para o protagonista agachar — o que não é exatamente uma esquiva, mas serve para escapar de golpes altos de criaturas.

Acesso rápido a armas

O jogador escolhe quais armas ficam no acesso rápido (Imagem: Resident Evil 4/Capcom/Divulgação)

Para trocar de arma no Resident Evil 4 original, era preciso abrir a maleta, selecionar a arma desejada e escolher a opção em um pequeno pop-up.

Facilitando as nossas vidas, o remake implementou um acesso rápido às armas, que funciona como uma roleta personalizável, em que a troca é feita com um botão e não envolve o inventário.

Adeus, QTEs

A luta contra Krauser tem apenas botão de esquiva e bloqueio em momentos específicos (Imagem: Resident Evil 4/Capcom/Divulgação)

Ao contrário do original, o remake de Resident Evil 4 não apresenta sequências focadas em (Quick Time Events) QTEs, que consistem na ideia de apertar botões específicos em uma janela curta de tempo para realizar uma ação.

Ainda há momentos para apertar um botão (como esquivas específicas no meio do combate), mas são bem mais sutis. Com isso, a luta contra o Krauser, que era composta inteiramente por QTEs, aparece como uma luta de faca com foco em parry e esquiva.

Minigame de tiro ao alvo

Acredite: você perderá muitas horas no minigame (Imagem: Resident Evil 4/Capcom/Divulgação)

O remake de Resident Evil 4 repagina o minigame de tiro ao alvo do original.

Em vez de atirar em habitantes do vilarejo, o jogador precisa acertar piratas e evitar marinheiros. Além disso, há desafios específicos que envolvem a troca de armas, atirar em todos os alvos em uma quantidade específica de tempo e por aí vai.

As recompensas do minigame ainda vão além de apenas dinheiro e são "chaveiros" para a maleta que concedem bônus, como descontos no Mercador e uma porcentagem maior na criação de munição.

Acessórios da maleta

A maleta vermelha, por exemplo, aumenta a chance de encontrar ervas vermelhas (Imagem: Resident Evil 4/Capcom/Divulgação)

A maleta, é claro, ainda está no jogo e serve como o inventário de Leon, mas apresenta alguns aprimoramentos.

Agora, o jogador pode comprar cores diferentes para a maleta que oferecem um bônus no gameplay, além de equipá-la com os chaveiros que são recompensas do minigame (como mencionado anteriormente).

Máquina de escrever

Ah, a clássica máquina de escrever! (Imagem: Resident Evil 4/Capcom/Divulgação)

A máquina de escrever ainda funciona como ponto de salvamento manual, mas apresenta duas novas opções.

A primeira é a despensa, em que o jogador pode guardar itens específicos como armas e sprays de primeiros socorros para não ter que carregá-los no inventário. Enquanto a segunda é uma opção focada na personalização da cor e dos chaveiros da maleta.

Comandos de Ashley

A parte em que Ashley é jogável tem uma pegada maior de terror (Imagem: Resident Evil 4/Capcom/Divulgação)

Assim como no original, o jogador terá Ashley Graham como NPC acompanhante em algumas partes do jogo. Mas a tarefa de cuidar da garota está mais fácil, uma vez que há comandos de ação. Você pode pedir que ela fique perto ou longe de Leon, a afastando do perigo conforme a situação.

Além disso, a parte em que Ashley se torna jogável está presente no remake e também foi expandida, apresentando sequências com foco em furtividade.

Visual do Salazar

O remake opta por não explorar o lado "cômico" com Salazar (Imagem: Resident Evil 4/Capcom/Divulgação)

É claro, a aparência de muitos personagens foi alterada. No entanto, o visual de Salazar é, de longe, o mais chamativo pelas mudanças, então não tinha como ficar fora da lista.

Em vez de ser realmente pequeno, esguio e pálido, o Salazar do remake opta por uma aparência mais sombria de monarca europeu. Além de não contar com seu icônico chapéu.

Coletáveis do Salazar

É preciso usar uma arma ou a faca para destruir o coletável (Imagem: Resident Evil 4/Capcom/Divulgação)

Um dos coletáveis do novo Resident Evil 4 homenageou a aparência icônica do Salazar original.

É possível encontrar 16 pequenos brinquedos do personagem espalhados pelo jogo.

Tela de ligações

Apenas Hunnigan e Ada entram em contato com Leon no remake (Imagem: Resident Evil 4/Capcom/Divulgação)

O original de 2005 foi marcado pelas ligações entre Leon e personagens secundários, principalmente Hunnigan.

As ligações (algumas delas, no caso) foram mantidas no remake, mas não acontecem em uma tela separada e aparecem de forma mais sutil na parte inferior da HUD durante o gameplay.

Expansão do papel de Luis

Luis foi aprofundado no remake (Imagem: Resident Evil 4/Capcom/Divulgação)

Luis Serra tinha um papel relativamente curto, mas importante no Resident Evil 4 original, sendo morto pelo vilão Lorde Saddler no terceiro capítulo.

O remake expande a aparição do personagem que, além de ter um arco de redenção mais profundo, também se torna um NPC acompanhante em certo momento da história.

Sem cena dos lasers

Um conforto é que a cena do trono está no remake (Imagem: Resident Evil 4/Capcom/Divulgação)

Uma perda para todo o Brasil. A tão amada cena dos lasers, em que Leon dá saltos mortais e cambalhotas, não está presente no remake.

Resident Evil 4 está disponível para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC (via Steam).

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