Na semana passada, uma versão compacta do Mega Drive surgiu em pré-venda em uma loja britânica e fãs da Sega se empolgaram por parecer uma resposta da empresa ao anúncio do Mini NES feito pela Nintendo.
Porém, sites como Polygon e Kotaku esclareceram que as coisas não são tão animadoras quanto parecem.
Primeiro que a versão compacta do console 16-bit não é novidade e está no mercado europeu e norte americano desde 2012. O aparelho é feito pela fabricante chinesa AtGames, em uma situação parecida com o que a TecToy faz aqui no Brasil há anos, com os relançamentos do Master System e do Mega Drive.
O que a AtGames fez agora foi aproveitar a data comemorativa de 25 anos do Sonic para relançar o mesmo aparelho, com quase nenhuma diferença das versões que ela já tinha lançado antes.
Controles wireless e entrada para cartuchos pareciam interessantes, mas muitos relatos e vídeos na internet mostraram falhas nesses recursos, como lag nos comandos e defeitos de som ou má qualidade em boa parte dos jogos testados.
Para piorar, o Mega Drive Classic Game Console se conecta à TV usando somente cabos de vídeo componente, o que faz os jogos ficarem com atraso e com imagem ruim em televisores novos de LCD ou LED.
Isso faz dele um produto bem inferior ao futuro Mini NES, que será conectado via HDMI.