Nós sabemos como vai funcionar boa parte do gameplay de No Man's Sky, e finalmente sabemos quando o jogo será lançado, mas até então a Hello Games não havia falando muito sobre o que esperar do universo em termos de história ou lore.
Em uma entrevista com o PlayStation Blog, Sean Murray, o diretor de No Man's Sky, comentou sobre o que nós vamos encontrar nos 18.446.744.073.709.551.616 planetas diferentes encontrados neste universo explorável. Para começar, ele confirmou que vão haver raças alienígenas no jogo, e que é possível conversar com elas.
“Sempre conversamos sobre ter facções no jogo. É algo que sempre quisemos implementar," Murray explicou. "Tivemos ideias sobre como isso poderia se encaixar em No Man’s Sky, mas levamos algum tempo para nos sentir satisfeitos a ponto de mostrar esse resultado." As raças, assim como os planetas, são geradas processualmente, e o jogador pode negociar com eles, ganhar upgrades, obter mais conhecimento, formar alianças e mais.
“O padrão de decisão que utilizamos para implementar recursos – para decidir se são válidos ou não – se baseia na seguinte frase ‘isso incentivaria os jogadores a sair e explorar o universo cada vez mais?'" explica Sean. “Em No Man’s Sky, você realmente tem de aprender a língua dos NPCs; eles conversam com você em sua língua nativa. E quanto mais viajar ao redor do universo, mais você poderá aprender a sua língua e mais conseguirá se comunicar com outros seres.”
Em outras palavras, cada alien vai falar em uma lingua alienígena, e é preciso aprender este idioma para poder comunicar com eles de forma eficaz. Conforme você aprende mais sobre uma raça e interage regularmente, sua posição diante deles vai melhorar, e você recebe tratamento especial (preços mais baratos, equipamentos melhores, etc). Isso vai ser instrumental para conseguir uma nave capaz de viajar para locais mais distantes na galáxia.
Entretanto, Murray também deixou claro que entrar em conversas sem conhecer a língua, dizer a coisa errada em diálogos ou outros tropeços no relacionamento podem complicar sua vida. Resultando numa diminuição de sua posição, ou em um comerciante te passando a perna, na perda de um item útil ou até um ataque contra você.
“O melhor de tudo isso é que os NPCs são divididos em diferentes raças. Assim, um modo de jogo talvez seja mais centrado na exploração e ciência, e saber disso pode te ajudar a decidir a melhor forma de interagir com eles," explicou Murray. “Se você estiver jogando apenas por conta da exploração, você pode querer se concentrar em raças de exploração. Mas se você estiver jogando a fim de explodir tudo e apenas eliminar seus inimigos, existem raças mais militares, das quais você pode tentar se aproximar.”
Murray entra em mais detalhes sobre a interação com alienígenas na longa entrevista do PlayStation Blog. Você pode ler mais sobre isso lá. No Man's Sky será lançado para PlayStation 4 e PC no dia 21 de junho deste ano.