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Nintendo indica que futuros consoles da marca podem não oferecer retrocompatibilidade
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Nintendo indica que futuros consoles da marca podem não oferecer retrocompatibilidade

"A força da Nintendo está em criar novas experiências", garante Shigeru Miyamoto em declaração

Arthur Eloi
Arthur Eloi
15.nov.22 às 10h48
Atualizado há mais de 2 anos
Nintendo indica que futuros consoles da marca podem não oferecer retrocompatibilidade
Nintendo/Divulgação

Nos últimos anos, retrocompatibilidade se tornou uma função muito desejada pelos jogadores, que querem acessar seus jogos mesmo nas novas gerações de consoles. Mesmo após a Microsoft integrar todas as gerações de Xbox, e até a Sony passar a oferecer clássicos do PlayStation via streaming, a Nintendo ainda não dá garantia que dará prioridade para a retrocompatibilidade.

No Nintendo Switch, é possível jogar seletos títulos de NES (o famoso Nintendinho), Super Nintendo e até Nintendo 64 para os assinantes do Nintendo Online, mas o tema ainda é complicado, segundo o lendário desenvolvedor Shigeru Miyamoto.

Em uma sessão de perguntas-e-respostas aos investidores da marca, ele explicou que há dois empecilhos para um programa digno de retrocompatibilidade: licenciamento, e a arquitetura de consoles mais antigos. Miyamoto explica (via VG247):

No passado, oferecíamos um serviço conhecido como Virtual Console, que permitia que jogos antigos fossem jogados em consoles mais recentes. Enquanto o hardware não mudasse, esses jogos podiam ser jogados. De qualquer forma, os direitos de publicação para videogames são muito complicados, e por isso só podíamos adicionar jogos após conseguirmos os direitos necessários.

A lógica é parecida com o que a Microsoft lida com os consoles Xbox. Ainda que seja possível rodar jogos do primeiro console direto no Xbox Series X, a compatibilidade dos títulos é algo que os próprios desenvolvedores e publicadoras precisam aprovar. Não é qualquer jogo antigo que pode ser rodado na geração atual.

Miyamoto explica que o projeto do Virtual Console não foi para frente pelas diferentes arquiteturas dos consoles, o que complicou a adaptação de jogos a hardwares novos. Hoje em dia isso já se resolveu, com um certo padrão na arquitetura das gerações mais recentes, mas parece que a Nintendo não se interessa muito pelo tema:

Recentemente, o ambiente de desenvolvimento se tornou cada vez mais padronizado, e agora se torna mais fácil para que jogadores aproveitem jogos antigos em consoles modernos. Mesmo assim, a força da Nintendo está em criar novas experiências, então quando lançarmos hardware novo no futuro, gostaríamos de mostrar suas capacidades únicas em jogos que não podiam ter sido feitos com hardware pré-existente.

A declaração de Miyamoto indica que o sucessor do Switch talvez não tenha compatibilidade com seus jogos, mas é bom deixar claro que isso não é nenhuma garantia. A Nintendo ainda pode acabar oferecendo algum tipo de acesso à biblioteca do console híbrido, ou então perceber a pressão dos jogadores.

Não seria a primeira vez, visto que a Sony também não tinha uma posição favorável a retrocompatibilidade. No fim das contas, após muita demanda dos jogadores, a empresa passou a oferecer alguns títulos de gerações passadas para os assinantes dos novos planos da PlayStation Plus.

Seja como for, um sucessor do Nintendo Switch ainda não foi anunciado. Fique de olho no NerdBunker para todas as notícias sobre a Nintendo, seus jogos e consoles!

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