Nesta terça-feira (7), a Atlus divulgou à imprensa mais informações sobre a jogabilidade de Metaphor: ReFantazio, novo RPG de fantasia pelos criadores de Persona 3, 4 e 5.
Segundo o estúdio, Metaphor terá um combate em turnos com um grupo inicial de quatro personagens — que aumentará até sete ao progredir na história —, em que os comandos são toques simples nos botões, fazendo com que o ritmo das lutas seja rápido.
Uma mecânica, no entanto, é descrita pelos desenvolvedores como uma "forma nunca antes vista nos confrontos por turnos". A Fast & Squad possibilita que o jogador possa alternar entre ação em tempo real (sistema apelidado de "Fast") e batalhas em comandos por turno (apelidado de "Squad").
A ideia é que o sistema "Fast" seja uma maneira de enfrentar rapidamente inimigos de baixo nível que já foram derrotados antes, enquanto o "Squad" seja destinado a adversários novos e mais parrudos. Assim, é preciso alternar entre os estilos para sair vitorioso nas batalhas.

Além disso, outro destaque é a presença de Arquétipos, criaturas poderosas que dão habilidades específicas para o protagonista ao serem equipadas — algo similar aos Persona da franquia Persona.
Com isso, o elenco de até sete personagens é somado aos diferentes tipos de Arquétipos para dar espaço para diferentes possibilidades de combinação no combate.

Por fim, a Atlus também revelou mais detalhes sobre a história e o objetivo do Protagonista, que não terá um nome definido.
Metaphor é ambientado no Reino de Euchronia, cidade em que há um abismo entre riqueza e pobreza. O objetivo inicial da jornada é se tornar o próximo monarca da região após o príncipe ser dado como morto e, para isso, é preciso fazer com que o grupo do Protagonista ganhe popularidade e a confiança do povo pelo mundo.
Metaphor: ReFantazio será lançado para PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X|S e PC (via Steam) em 11 de outubro de 2024.
Aproveite e conheça todas as redes sociais do NerdBunker, entre em nosso grupo do Telegram e mais – acesse e confira.
Fonte: Atlus/Comunicado à imprensa