Logo do Jovem Nerd
PodcastsVídeos
Mercado Livre proíbe a venda do Nintendo Switch, seus acessórios e jogos [Atualizado]
Games

Mercado Livre proíbe a venda do Nintendo Switch, seus acessórios e jogos [Atualizado]

Conversamos com lojistas sobre a proibição do console no serviço

João Abbade
João Abbade
05.jul.17 às 18h48
Atualizado há mais de 7 anos
Mercado Livre proíbe a venda do Nintendo Switch, seus acessórios e jogos [Atualizado]

Desde o início de julho, o Mercado Livre vem retirando do ar a vasta maioria dos anúncios de venda relacionados ao Nintendo Switch e também seus acessórios e jogos. Se você procurar na busca do site ainda será possível encontrar alguns poucos anúncios de vendedores menores. Conversamos com algumas grandes varejistas do mercado de jogos da plataforma para entender entender o que aconteceu na última semana.

Por pedido das mesmas, não citaremos o nome das lojas que cederam as informações.

Uma das lojas que conversamos atestou que o serviço vem retirando os anúncios do consoles do ar:  "o sumiço do Switch já é notório no ML há algumas semanas" , disse ele. Caso haja uma insistência em vender o produto proibido, a loja deverá ser banida do serviço e o lojista diz que isso já aconteceu com outros vendedores do ramo neste caso: "a conversa foi informal no centro de distribuição, não cheguei a perguntar o nome da loja, mas alguns vendedores foram suspensos do site".

Dois outros comerciantes, que também preferiram permanecer no anonimato, disseram que ao questionar suporte do site sobre o motivo da proibição foi inicialmente dito que tratava-se de uma requisição da Nintendo e seus representantes. Após o vendedor apontar que atualmente a japonesa não tem representantes no Brasil, foi corrigido e dito que a proibição vem do fato de não haver homologação ou certificação dos produtos no país.

Questionei eles e primeiro me disseram que seria uma denúncia provavelmente relacionada a algum representante "legal" da Nintendo, coisa que não tem no Brasil. Depois disso falaram que poderia ser porque se trata da venda de produtos não licenciados no Brasil.

De fato, na página de produtos proibidos do Mercado Livre, além de órgãos humanos e armas, eles citam que é proibido vender "produtos que não são homologados, aprovados ou registrados pelos órgãos nacionais correspondentes"

chrome_2017-07-05_18-08-20

Entramos em contato com o Mercado Livre para esclarecer essa questão, mas até o momento desta postagem não obtivemos resposta. Ao Estado de S. Paulo, um representante da companhia apenas confirmou o que citamos acima, dizendo que: “a venda do Nintendo Switch por terceiros é proibida pela legislação brasileira, uma vez que o produto não foi lançado no mercado nacional pela Nintendo ou distribuidor autorizado e não possui os registros pelas agências reguladoras competentes”.

Vale ressaltar que alguns produtos ainda não homologados são vendidos normalmente na plataforma.

[Atualização] Sobre a retirada dos consoles da plataforma, o Mercado Livre emitiu a seguinte nota:

O Mercado Livre, companhia de tecnologia líder em e-commerce na América Latina, esclarece que a venda do Nintendo Switch por terceiros é proibida pela legislação brasileira, uma vez que o produto ainda não foi lançado no mercado nacional pela Nintendo ou distribuidor autorizado e também não possui os registros pelas agências reguladoras competentes. Desse modo, e conforme previsto em nossos termos e condições, o produto ainda não pode ser comercializado no site.

Até janeiro de 2015, a Gaming do Brasil distribuía consoles, acessórios e jogos da Nintendo no país. A distribuidora que representa a japonesa em toda América latina disse que abandonou o Brasil pois "os desafios no ambiente local de negócios fizeram nosso modelo de distribuição insustentável". Este ano, a NC Games requisitou a classificação indicativa de jogos da Ubisoft, Warner e Capcom para Switch. Os jogos destas empresas serão vendidos aqui com o aval do Ministério Público a preços que variam de R$ 330 a R$ 400.

Veja mais sobre

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Este site utiliza o Google Analytics para entender como os visitantes interagem com o conteúdo. O Google Analytics coleta dados como localização aproximada, páginas visitadas e duração da visita, de forma anonimizada.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais