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lunr.rdio.taxi mescla ritmo e drift com críticas à precarização do trabalho
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lunr.rdio.taxi mescla ritmo e drift com críticas à precarização do trabalho

Conversamos com Talbone sobre projeto em colaboração com o Soin Coletivo

Jessica Pinheiro
Jessica Pinheiro
11.dez.24 às 16h07
Atualizado há 5 meses
lunr.rdio.taxi mescla ritmo e drift com críticas à precarização do trabalho
(Divulgação)

Entre as figuras presentes na mostra NewGame+, estava Talbone, uma travesti desenvolvedora de jogos que está há mais de 10 anos na indústria e trabalha atualmente no desenvolvimento de lunr.rdio.taxi (pronuncia-se Lunar-Rádio-Táxi), jogo de ritmo e drift inspirado em títulos como Wipeout, F-Zero, Jet Set Radio, Need For Speed Carbon, e no anime Cowboy Bebop.

Em lunr.rdio.taxi, o jogador controla um tipo de "Uber espacial" em um futuro distópico. “A humanidade já colonizou o Sistema Solar inteiro e aí tem essas rodovias interplanetárias, que é como se fosse uma espécie de viagem faster the light. Só que dentro desses túneis, as naves fazem drift”, explica Talbone em entrevista ao NerdBunker. O objetivo do game é acumular pontos com a mecânica de drift sem bater nos obstáculos, e chegar no outro lado do túnel com o veículo inteiro.

Em termos de narrativa, Talbone não revelou muito, mas afirmou que não usou a palavra Uber à toa. “Existe toda uma questão anticapitalista, toda uma questão sobre precarização do trabalho. A nossa intenção é que o jogo continue sendo um jogo primariamente de ritmo com esses elementos de corrida, mas tem uma história legal pra contar também enquanto a pessoa vai zerando o jogo”, detalhou.

A primeira versão do game nasceu em uma Game Jam que durou uma semana. Talbone explicou que a principal inspiração vem do jogo Thumper, mas que Jet Set Radio serviu como referência visual pra estética e direção de arte, e que Cowboy Bebop inspirou a construção do universo. Por fim, a dev cita o filme O Quinto Elemento também.

“A gente queria muito fazer um jogo que fosse de música brasileira, mas que não fosse de música brasileira clichê”, revela a criadora de lunr.rdio.taxi. Ela se refere a samba, pagode, MPB, funks atuais e músicas que geralmente remetem ao Brasil logo de cara. E para fugir disso, foi feita uma parceria com a Speedtest, um selo de música eletrônica brasileira que disponibilizou basicamente todo o line-up deles pra usar no jogo.

“É um jogo que você tá pilotando esse Uber do futuro nessa rodovia interplanetária, fazendo drift no espaço e escutando um brega funk, um forró eletrônico, rock doido, funk que a galera tá dançando no underground hoje em dia, e trazer pra um contexto de vitrine.”

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Desenvolvimento e lançamento

lunr.rdio.taxi está em desenvolvimento desde o início de 2023 e não tem exatamente uma previsão de lançamento, mas a criadora compartilhou o planejamento do projeto. No momento, a estimativa de chegada oficial é para o início de 2026, já que é um jogo feito no tempo livre de todo mundo que está no time. Além disso, uma demonstração está prevista para o início de 2025.

A demo de 2025 promete ter mais do que as quatro músicas que estavam na versão de testes do evento, além de elementos de multiplayer, compartilhamento de scores com os amigos e uma prévia da narrativa.

“Passamos esse ano inteiro tentando buscar investimento”, revelou Talbone. “Fizemos o primeiro protótipo no começo do ano passado nessa Game Jam, depois a gente refez do zero em outra engine. Levamos pra Perifacon do ano passado e esse ano pra Gamescom da Alemanha. Fizemos um grande tour com publishers e investidores, mas infelizmente, como é um jogo muito diferente, ninguém quer abarcar o risco de ele talvez falhar.”

Como lunr.rdio.taxi não conseguiu aporte financeiro de nenhuma empresa, o time de desenvolvimento pretende arcar com os custos, mas não sem antes tentar um financiamento coletivo. O início do crowdfunding está previsto para o início de 2025, juntamente com a chegada do beta do jogo. E quem quiser ficar por dentro de todas as novidades, pode se inscrever no mailing do site oficial.

Sobre o Soin Coletivo

O desenvolvimento de lunr.rdio.taxi está sendo feito juntamente com o Soin Coletivo, um grupo formado majoritariamente por pessoas LGBTQIA+ e neurodivergentes, e Talbone descreve seu jogo como parte do gênero “driftmo” — uma palavra inventada que mescla de drift e ritmo.

O grupo foi fundado por Talbone e Adriano Sudario no começo do ano passado e atua de maneira informal, pois ainda não tem um CNPJ. “Quando a gente iniciar esse processo, vamos com a visão de fazer em forma de cooperativa, pra que todo mundo tenha o seu reconhecimento e poder de decisão”, explicou a criadora de lunr.rdio.taxi.

Por ora, porém, ela descreve o funcionamento do coletivo como uma guilda de RPG, onde cada projeto é uma quest e, portanto, precisa de um grupo pra ser concluída. O lunr.rdio.taxi é o que está em desenvolvimento mais avançado, mas existem outros projetos, ou quests, em andamento na Soin.

“Tem funcionado quase como uma aceleradora, só que não botamos grana pra quem se inscreveu ter acesso sem pagar do próprio bolso (a mentorias, a curso, a formação, ter como contrata a freela, etc). No nosso caso é uma aceleradora que em vez de a gente botar dinheiro, colocamos o nosso próprio trabalho”, detalhou Talbone.

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