Entra ano, sai ano e sempre temos uma edição de Fifa para os amantes de futebol virtual. Porém, Fifa 17 vem chamando mais a atenção, até mesmo de quem não se interessa por jogos de esportes. Tudo graças ao inédito modo história chamado A Jornada.
Durante o evento Warner Games Summit 2016, que aconteceu essa semana, tivemos a oportunidade de jogar um pouco do novo modo e agora falar sobre o que se pode esperar da novidade.
O novo craque da Premier League
O modo história acompanha a jornada do fictício jogador Alex Hunter, que, com apenas 17 anos, é a mais nova promessa do futebol inglês e começa a sua primeira temporada na Premier League (a principal liga da Inglaterra). O objetivo aqui é se tornar a próxima estrela do futebol.
Hunter é o único protagonista e não pode ter a aparência ou outras características modificadas, assim como só é possível jogar com os times ingleses no modo.
Essas limitações podem decepcionar aqueles que preferem ficar horas criando seu próprio avatar boleiro nos mínimos detalhes e brilhar em outros grandes times, como Barcelona ou Real Madrid. Mas, verdade seja dita, isso já pode ser feito no modo carreira de Fifa: a ausência dessa liberdade inicial no modo história parece uma tentativa de guiar o jogador em uma narrativa mais elaborada, com conflitos e escolhas.
Pode até parecer estranho falar assim de um simples game de futebol, mas pelo o que vimos de A Jornada, esse é um modo que traz alguns aspectos novos sem se afastar muito dos elementos familiares que todo mundo conhece de Fifa.
Uma história de Futebol
Parte da estrutura consiste nos segmentos de narrativa, com interações de Alex Hunter com outros personagens e que são feitas por meio de opções de diálogos, da mesma forma que acontece em jogos como Mass Effect e Dragon Age. É aqui que reside as novidades.
As interações de diálogo podem acontecer com os outros jogadores, nos vestiários, ou com repórteres, em entrevista após a partida. Decidir entre três respostas parece gerar algumas cenas diferentes e tem algum impacto na relação de Alex e aqueles em volta dele. Porém, só pelo pouco que que experimentamos, ainda não dá quanto realmente essas escolhas afetam a próxima ação do jogo.
A outra porção do modo são as partidas que já estamos acostumados a jogar em Fifa e que, a grosso modo, são uma versão um pouco mais encorpada do modo carreira tradicional dos jogos anteriores.
Na demo que testamos, Alex Hunter estava no time do Manchester United e começava no banco de reservas, só entrando no jogo na metade do segundo tempo, quando a partida estava empatada.
Antes de começar, é possível escolher entre controlar todo o time ou só o protagonista. Decidir entre um ou outro muda a experiência na hora de realmente jogar, isso porque o modo coloca objetivos que você deve cumprir na partida.
Por exemplo, quando jogamos a versão de teste, os objetivos eram:
- Ter uma avaliação acima de 8
- Fazer o próximo gol do time
- Vencer a partida
Esses objetivos podem e vão variar de jogo para jogo e, dependendo se você está controlando todo o time ou só Alex Hunter, algumas tarefas podem ser mais fáceis de cumprir do que outras.
Perigo de Gol
Talvez o único problema, principalmente na partida de futebol, propriamente, é que quem não está acostumado com Fifa e vai só querer experimentar o modo história, pode levar um tempo para se adaptar aos controles e jeito de jogar.
Para quem já está acostumado, o modo história é uma ótima novidade e todas essas novas características acabam trazendo uma experiência diferente de jogar Fifa.
Sim, você ainda está controlando bonecos virtuais chutando uma bola, mas o senso de progressão gerado pela narrativa e as simples adições desses desafios te deixam mais engajados a querer continuar jogando e ver como suas escolhas podem afetar na jornada de Alex Hunter.
O modo A Jornada de Fifa 17 também terá a narração em português de Tiago Leifert e Caio Ribeiro, mas somente nas partidas. Nos segmentos de histórias, as vozes serão em inglês, mas com legendas em PT-BR.
Fifa 17 será lançado em 30 de setembro para PS4, Xbox One e PC.