É engraçado como algumas das ideias mais simples podem funcionar tão bem. A Square Enix Montreal é um estúdio que vem ganhando muita atenção, especialmente depois de Lara Croft GO, por seus jogos mobile de estratégia por turno usando moldes de tabuleiro, e agora eles re-lançaram Hitman GO para PlayStation 4, Vita e PC com uma edição definitiva, e o gameplay e continua excelente.
O que a Square Enix Montreal faz que torna seus jogos divertidos é encontrar a essência de uma franquia e usar esses elementos de uma forma básica mas divertida, e Hitman GO faz isso perfeitamente, reforçando o stealth, estratégia e precisão como pilares da série.
Hitman GO recria alguns ambientes clássicos da franquia e coloca o Agente 47 em missões furtivas para acertar seu alvo, mas usando um gameplay de estratégia por turno, onde você anda de ponto em ponto da área de jogo usando o ambiente e itens para concluir o objetivo. O que torna o jogo tão divertido é uma combinação de design inteligente, te ensinando tudo que você precisa saber sem nenhum texto na tela com instruções, e mecânicas simples de entender, mas agradáveis de forma que não se tornam entediantes. Cada missão pode ser concluída em segundos, e os desafios propostos, que muitas vezes requerem jogar a mesma fase novamente, são desafiantes o suficientes para forçar o jogador a pensar, mas interessantes ao ponto de sempre despertarem a vontade de concluir.
Algumas fases oferecem um bom nível de dificuldade, mas até chegar nelas, Hitman GO sobe degrau a degrau e te ensina a jogar de forma inteligente sem nunca segurar sua mão. Nenhum puzzle aqui vai ser difícil como The Witness, mas para o propósito do jogo, algo relativamente casual e rápido, eles funcionam bem.
As fases serem curtas dão a Hitman GO um ritmo agradável, passar de uma pra outra não demora muito, a não ser que você queira completar todos os três desafios de cada missão, e com isso, há um sentimento constante de progressão e conquista conforme você move o Agente 47 pelo tabuleiro derrubando e evitando peças inimigas. A falta de uma história contada de forma tradicional significa também que esse é um jogo perfeito para se jogar ouvindo um podcast ou música, conversando com amigos e de forma relaxada mesmo. A experiência é agradável em todas as plataformas, mas como o jogo mobile que é, Hitman GO realmente fica em casa num tablet ou no PlayStation Vita.
Os visuais de Hitman GO também contribuem para passar o sentimento dos pilares da franquia. A escolha estética de transformar missões da série em ambientes de tabuleiro, com peças nesse mesmo estilo, foi brilhante ao passar os mesmos temas que já falamos, estratégia, pensamento, procedimento. É verdade que o jogo não está no seu mais bonito numa tela enorme como é o caso das versões de PlayStation 4 ou PC, mas ainda é possível apreciar a direção de arte da Square Enix Montreal especialmente pela mensagem que ela passa sobre o mundo do protagonista.
Hitman GO não é um jogo que está re-inventando a roda ou que se propõe a ser um desafio sem igual, mas ele é dosado de forma perfeita. As missões nunca são fáceis demais, os desafios nunca são impossíveis, as mecânicas são simples mas jamais te tratam feito burro, e o visual, apesar de não estar no nível de jogos modernos de consoles, conta com escolhas artísticas que ajudam a tornar a experiência um deleite.
Vale a pena lembrar que a Definitive Edition é bem barato, e visto a qualidade e duração do jogo, é uma boa compra para quem quer uma diversão rápida. Ele funciona bem em todas as plataformas, entretanto, se possível, recomendamos jogar a versão original para mobile ou no Vita. Para os caçadores de troféus fica a dica: a platina é bem tranquila.
Independente do que aconteça com o Hitman que sai mês que vem no PS4, Xbox One e PC, fãs da franquia tem pelo menos um bom jogo para desfrutar esse ano.