Um usuário descobriu por acidente que o jogo de NES Golf está escondido no Switch, o que motivou hackers procurarem saber mais sobre o assunto. Eles não apenas confirmaram a presença do jogo, mas também descobriram que ele pode ser uma homenagem a Satoru Iwata, o presidente anterior da Nintendo que faleceu em 11 de julho de 2015.
O grupo Switchbrew descobriu que o jogo pode ser aberto ao remover os Joy-Cons do console e fazer um gesto específico, bastante parecido com o feito por Iwata ao falar “Directly to you” (“diretamente para vocês”) nas apresentações da Nintendo.
No entanto, existe um segredo maior aí. Parece que isso só pode ser feito em 11 de julho, dia da morte de Iwata. Como as informações de calendário do Switch são obtidas pela internet, só seria possível testar o segredo com um console lacrado e que ainda não se conectou à internet.
Veja um vídeo de um usuário que conseguiu fazer os passos necessários:
Segundo o Nintendo Daily News, também só é possível habilitar o jogo na versão 1.0.0 do sistema do Switch, o que significa que “Golf” pode não estar disponível no dia 11 de julho de 2018.
Vale lembrar que há alguns meses encontraram um emulador de NES escondido no sistema do Switch chamado “Flog”. Na época, todos pensaram que isso era referente ao Virtual Console ou outra função. Agora podemos notar que o nome do aplicativo é “Golf” ao contrário.
O próprio Satoru Iwata foi o programador responsável por “Golf” quando ainda trabalhava na HAL Laboratory, o que justifica a escolha do jogo.
Como nota o Eurogamer e o Kotaku, o segredo parece ter relação com a tradição japonesa do “Omamori”, uma espécie de amuleto de santuários que “canaliza” espíritos para proteger a pessoa que o mantiver por perto. Em outras palavras, isso seria o próprio Iwata protegendo cada cópia dos novos consoles da Nintendo.