Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Funcionários defendem Rockstar após polêmicas com política de trabalho do estúdio
Games

Funcionários defendem Rockstar após polêmicas com política de trabalho do estúdio

Estúdio retirou proibição para funcionários relatarem suas experiências pessoais em suas redes sociais

Tayná Garcia
Tayná Garcia
18.out.18 às 15h32
Atualizado há mais de 6 anos
Funcionários defendem Rockstar após polêmicas com política de trabalho do estúdio

Os últimos dias têm sido complicados para a Rockstar Games. O estúdio foi alvo de críticas de muitos desenvolvedores depois de Dan Houser, cofundador do estúdio, declarar que funcionários trabalharam cerca de 100 horas semanais para finalizar Red Dead Redemption 2.

Pouco depois, ele se manifestou mais uma vez para esclarecer que, na verdade, ninguém foi forçado a fazer a jornada. E não demorou muito para um ex-funcionário, que participou do desenvolvimento de Grand Theft Auto IV, contar que trabalhar lá "era como ter uma arma apontada para sua cabeça".

Depois destas polêmicas envolvendo a política de trabalho, a Rockstar enviou na última quarta-feira (17) um comunicado para todos os seus atuais funcionários, dizendo que a cláusula que proibia eles de falarem sobre suas experiências na empresa em suas redes sociais foi retirada.

Isso foi a deixa para vários desenvolvedores que ainda trabalham no estúdio contarem sobre o ambiente de trabalho que frequentam diariamente. E todos foram positivos.

Phil Beveridge, desenvolvedor sênior de conteúdo da Rockstar North, Vivianne Langdon, programadora de ferramentas da Rockstar San Diego, e Danny Bannister, artista de hard shapes da Rockstar North, foram alguns dos que relataram sobre suas experiências. Confira todos logo abaixo:

View post on X

"Antes de contar, quero ressaltar que esta é uma experiência pessoal minha na Rockstar North. As coisas podem não ser iguais nas outras empresas filiais. Eu não faço parte do time deles, então não vou representá-los. Mas, num geral, minha experiência trabalhando na Rockstar é muito boa.

Eu nunca trabalhei 100 horas semanais. Ninguém deveria trabalhar 100 horas semanais, esses são números totalmente ridículos. Eu também nunca fui forçado a fazer horas extras e nem senti minha carreira precisando disso."

View post on X

"Uma prova disso: eu conheço muitas pessoas que nunca trabalharam além do horário estipulado e que passam todo o tempo livre com suas famílias. Uma dessas pessoas trabalha aqui há quase 15 anos."

View post on X

"Em todo o tempo em que eu estive no estúdio, as práticas de trabalho definitivamente melhoraram. O 'crunch' [época em que os devs trabalham mais para finalizar o jogo] em Red Dead Redemption 2 foi muito melhor do que foi com o GTA V. Nessa época, eu estava trabalhando 70 horas mensais + algumas horas semanas (com meu chefe me dizendo que era hora de parar de trabalhar e ir para casa...)

Eu pessoalmente queria entregar o melhor jogo possível naquela época, então foram semanas difíceis, mas por escolha minha. Além disso, eu mencionei como nossas equipes de produção são?"

View post on X

"Eles percebem problemas antes de nós e nos ajudam dividindo as cargas de trabalho, sempre certificando que estamos todos bem. Desenvolver um jogo é uma coisa muito mutável, as coisas desviam do objetivo e 'quebram'. Se algo der errado, trabalhamos com eles para desenvolver fluxos de trabalho e pipelines para garantir que isso não aconteça novamente."

View post on X

"Fazer 'crunch' é algo terrível e não deve ser glorificado por ninguém. Eu vou admitir que a Rockstar não é perfeita. Embora eu fique desanimado com alguns relatos que vi na internet nesses últimos dias, eu espero que essas discussões continuem para que os problemas sejam reparados em toda a indústria de games.

Mas, por enquanto, espero que todos joguem e aproveitem Red Dead Redemption 2! A sensação de que milhões de pessoas ao redor do mundo estão se divertindo com algo que nós criamos é incrível, e é o grande motivo por trás do meu trabalho."

View post on X

"Eu sou programadora de ferramentas da Rockstar de San Diego e trabalho aqui há 3 anos e meio. Eu geralmente não falo sobre meu trabalho, mas eu queria dar um relato breve sobre os artigos recentes que alegaram que os funcionários do estúdio estão sendo forçados a trabalhar por 100 horas semanais.

A Rockstar nos deu permissão para falar honestamente sobre nossas experiências nas redes sociais. Eu quero esclarecer que esta é uma opinião pessoal minha, eu não estou sendo recompensada por postar essas coisas e é um ato totalmente voluntário. Eu vou apenas contar o que já experienciei."

View post on X

"Eu nunca trabalhei mais do que 50 horas semanais (e isso foi algo bem raro), mas eu geralmente trabalho cerca de duas a seis horas a mais pagas por semana.

Eu sou 'não isenta' então minhas horas extras pagas seguem as leis de trabalho da Califórnia. Além disso, apenas me pediram para trabalhar nos finais de semana uma ou duas vezes em toda a minha carreira na Rockstar na equipe de programação."

View post on X

"As poucas vezes em que eu trabalhei até tarde foram geralmente porque estávamos lidando com um problema que estava perto de ser solucionado. Não foi resultado de alguém me forçando a trabalhar mais ou me dando deadlines impossíveis, mas foi uma escolha minha como programadora.

(Além disso, todos da Rockstar são incrivelmente gentis e sempre me apoiaram em minha jornada pessoal. Eu sempre senti que fui escutada, valorizada e respeitada pela minha equipe e isso não mudou)."

View post on X

"Eu não sinto que sou pessoalmente pressionada ou mal tratada. Dito isso, eu não quero invalidar outras histórias que ainda devem surgir, e não estou sugerindo que a indústria de games é perfeita. Meu objetivo é apenas compartilhar minha experiência pessoal na Rockstar.

Este projeto foi muito trabalhoso para todo mundo. Eu estou extremamente orgulhosa do trabalho que a equipe fez e muito animada para o dia do lançamento."

View post on X

"Eu estou na Rockstar há dois anos e trabalhei em RDR2. Eu nunca trabalhei nem perto de 100 horas semanais. Teve um pouco de 'crunch', mas nada tão ridículo. Nós trabalhamos duro nesse jogo, mas ninguém foi pressionado. Eu acho que fiz, no máximo, 60 horas por semana.

Eu sei que meu chefe teria me mandado para casa se eu tentasse trabalhar 100 horas por semana. Não é assim que fazemos aqui."

View post on X

"Além disso, eu faço quantas pausas precisar.

Claro que eu apenas posso falar pelas minhas próprias experiências, mas eu me pronunciei porque pessoas próximas a mim me contaram para falar sobre preocupações e foi muito frustante ver tudo pelo qual trabalhamos duro para ter ser manchado dessa maneira."

O próximo jogo da Rockstar, Red Dead Redemption 2 chega no dia 26 de outubro para PlayStation 4 e Xbox One.

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais