Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Final Fantasy Pixel Remaster leva clássicos a antigos e novos fãs | Review
Games

Final Fantasy Pixel Remaster leva clássicos a antigos e novos fãs | Review

Coletânea da Square Enix torna o início da renomada franquia mais acessível

Tayná Garcia
Tayná Garcia
27.abr.23 às 15h50
Atualizado há quase 2 anos
Final Fantasy Pixel Remaster leva clássicos a antigos e novos fãs | Review
Final Fantasy Pixel Remaster/Square Enix/Divulgação

Com 36 anos de existência, Final Fantasy é uma das franquias mais icônicas da indústria dos videogames, principalmente por ter marcado o gênero de RPG – e os corações de muitos jogadores por aí.

O primeiro Final Fantasy foi lançado originalmente em 1987 e, desde então, tivemos muitos jogos e derivados aclamados da série ao decorrer do tempo. Não à toa, estamos à espera (ansiosa) de Final Fantasy XVI neste exato momento.

Naturalmente, os games mais antigos da franquia ficaram “presos” em consoles antigos, impossibilitando o acesso de muitos jogadores atuais.

Provando que entende o apelo nostálgico de fãs, a Square Enix decidiu consertar este erro e apareceu com Final Fantasy Pixel Remaster, que chegou para PC e mobile em 2021 e, agora, também chega para consoles PlayStation 4 e Nintendo Switch.

Nostalgia restaurada

Final Fantasy Pixel Remaster é uma coletânea com versões remasterizadas dos seis primeiros jogos da linha principal da franquia – ou seja, Final Fantasy, Final Fantasy II, Final Fantasy III, Final Fantasy IV, Final Fantasy V e Final Fantasy VI (ufa!).

Apesar de parecer um “pacotão” fechado, o Pixel Remaster conta com os jogos de forma isolada. Isso significa que também é possível adquirir cada título separadamente – e, se você gosta de troféus, poderá pegar seis platinas e não apenas uma.

Comparação entre a versão padrão repaginada e a versão com aspecto clássico (Imagem: Final Fantasy Pixel Remaster/Square Enix/Divulgação)

Cada jogo do Pixel Remaster teve melhorias gráficas, em que a imagem aparece mais nítida e com cores mais brilhantes, mas ainda mantém todo o aspecto 2D e pixelado dos originais.

Algo curioso é que a proporção foi adaptada para “widescreen” – ou seja, preenchendo toda a tela, o que evita aquela sensação de jogar algo que não pertence àquele console. A trilha sonora também recebeu o mesmo cuidado, contando com novas faixas orquestradas para transmitir um ar mais atual – e que lembram os jogos mais modernos da franquia.

Se você é um jogador mais saudosista, no entanto, não se preocupe. As atualizações citadas são padrão da coletânea, mas há opções para alternar para gráficos mais clássicos, trilha sonora original, proporção de tela 4:3 e até estilo pixelado de fonte.

Já a jogabilidade, por ser um tanto simples e direta nos originais, não teve muitas alterações e se encaixa bem nos direcionais dos controles dos consoles. É confortável jogar e não há nenhum sentimento de que é algo datado. A coletânea ainda opta por um caminho diferente de outras remasterizações recentes da franquia – como FFVII e FFIX – e não oferece opções de “cheats” para acelerar batalhas ou evitar encontros aleatórios. Há apenas a opção de automatizar as lutas para facilitar o “grind” (método de repetição de confrontos para aumentar o nível dos personagens).

Cada jogo da coletânea conta com conteúdo para fãs mais assíduos, como a trilha sonora original e várias artes conceituais (Imagem: Final Fantasy Pixel Remaster/Square Enix/Divulgação)

Algo importante que torna Pixel Remaster ainda mais acessível é que há localização em português brasileiro. Todo o texto está bem traduzido, mostrando que houve cuidado na adaptação de termos, trocadilhos, piadas e até sotaques.

Coletânea feita com cuidado

Final Fantasy Pixel Remaster é uma coletânea que atende os pedidos dos fãs mais nostálgicos, além de ser uma excelente maneira de alcançar novos jogadores que não tiveram a oportunidade de conhecer os games na época.

É um “pacotão” em que é nítido o cuidado dos desenvolvedores em preservar a experiência original e, ao mesmo tempo, torná-la mais palpável aos consoles atuais. Indispensável para quem quiser mergulhar no universo de Final Fantasy.


Esta review foi feita com uma cópia cedida pela Square Enix.

Final Fantasy Pixel Remaster está disponível para PC (via Steam), Android e iOS, PlayStation 4 e Nintendo Switch.

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast