Depois das recentes polêmicas envolvendo microtransações, a Entertainment Software Rating Board (ESRB), o órgão de classificação indicativa norte-americano, anunciou nesta terça-feira (27) que passará a adicionar selo de “In-Game Purchases” ou “Compras Dentro do Jogo” em títulos que permitem comprar conteúdo por dinheiro real.
De acordo com uma nota da ESRB, este selo estará presente em jogos que permitam comprar com dinheiro real “fases bônus, itens surpresas (como pacote de itens, loot boxes e prêmios misteriosos), música, dinheiro virtual e outras formas de moedas de jogo, assinaturas, passes de temporadas e melhoras (para tirar propagandas, por exemplo)”.
Segundo o Kotaku, a presidente da ESRB, Patricia Vance, disse que o selo é válido para qualquer jogo com a opção de comprar conteúdo adicional. Isso significa que o órgão não vai diferenciar microtransações de expansões, por exemplo, levando a indicação para praticamente todos os jogos modernos, o que pode confundir e até prejudicar o público.
O motivo desta pouca distinção é que o selo é voltado especificamente para adultos jogadores e pais, de acordo com Vance: “Pais precisam de informações simples. Não podemos exagerar com um monte de detalhes. Nós não achamos que os pais estão diferenciando estas mecânicas”.
No anúncio, a ESRB também explicou por que decidiram não focar o selo nas loot boxes, que foram uma das principais razões das polêmicas na indústria ao longo dos últimos meses:
Fizemos muitas pesquisas durante as últimas semanas e meses, principalmente com pais. O que descobrimos é que a maioria dos pais não sabem o que é uma loot box. Mesmo aqueles que dizem saber, não entendem realmente o que é uma loot box. Então é muito importante para nós não focar nas loot boxes em si, para garantir que estamos pegando loot boxes, mas também outras transações dentro dos jogos.
Recentemente, o estado do Havaí nos EUA apresentou novos projetos de lei após uma investigação, que têm o objetivo de limitar e restringir a venda de jogos que contenham loot boxes, caso sejam aprovadas.
A Apple também atualizou os termos da App Store, exigindo que os aplicativos que tenham loot boxes informem aos usuários as chances de conseguir os itens antes da compra.