Durante a QuakeCon 2019 tivemos a oportunidade de bater um papo com Richard Lambert, diretor criativo de The Elder Scrolls Online, um dos maiores MMOs da atualidade.
Lambert trabalha com a franquia há 12 anos e conto um pouco sobre sua experiência com o game, tentou ajudar os novatos a ingressarem no mundo de Tamriel e ainda nos revelou qual a sua classe preferida na hora de jogar a sua criação.
Trabalhando há tanto tempo com ESO, você ainda tem alguma ideia maluca que desejava colocar no jogo, mas ainda não teve a oportunidade?
Com certeza! Não vou dizer quando vou conseguir entregar, mas tenho muitas ideias para novas áreas dentro jogo. Tamriel é gigante por si só, mas se você olhar cuidadosamente o mapa, perceberá que aos pouquinhos vamos preenchendo as áreas vazias do mapa.
E easter eggs? Você sabe se existe alguma coisa que os fãs ainda não encontraram dentro do jogo?
Os jogadores de ESO são muito bons em encontrar esse tipo de coisa. Não sei se todo mundo sabe disso, mas Brian Wheeler, nosso designer líder de combate PVP, quando estávamos criando Imperial City, colocamos um tipo de homenagem à Donkey Kong por lá. Se você olhar com cuidado a construção do espaço em questão, notará uma semelhança com Donkey Kong ali.
Eu, como um completo novato dentro do game, se começasse a jogá-lo agora, como seria recebido pelo game? Ele é muito difícil, requer muito estudo prévio? Qual a melhor maneira para entrar no mundo de ESO?
Acho que a coisa mais importante que você precisa saber quando entrar no mundo de ESO, é ir com calma, no seu próprio tempo. Se divirta com as quests sem pressa, aprecie o mundo construído ali. ESO é diferente dos outros MMOs, ele não é uma corrida para o “endgame”, é mais sobre a sua própria jornada, descobrindo a história daquele mundo, e aos poucos o mundo vai se expandindo para você.
À respeito das classes, você poderia me dizer qual é a classe mais fácil para começarmos a jogar?
Se eu tivesse que escolher a mais fácil… Templários, com certeza. Ela é uma das mais fáceis por conta da sua habilidade de cura que vai te ajudar a sobreviver. Mas uma coisa legal é que da forma como as classes são construídas no game, você consegue adquirir praticamente qualquer habilidade que desejar, criando um misto entre as classes.
E qual a sua classe favorita? Ou a que você joga ESO?
Bem, meu personagem principal é um “Stamina Templar”. Assim, eu não sou do tipo que fica disparando feitiços, e sim favoreço todas as minhas habilidades que requerem stamina. Eu usou meu personagem meio como um “Berserker”, empunhando dois machados e foco no combate corpo a corpo. Eu também tenho um “Tank Necromancer”...
Ah, eu já ia tocar nesse assunto. A nova expansão de ESO adicionou a classe dos Necromantes, certo? E como foi a recepção dela pelos jogadores?
Está sendo incrível! A galera já pedia pelos Necromantes desde o beta, e as pessoas gostaram muito por conta de que a classe parece muito mesmo com o que vemos no Necromante de Elder Scrolls.
E o que mais temos de novidades na nova expansão de ESO? Eu vi que ela foi ao ar para os consoles agora no começo de junho, certo?
Bem, Elsewyer apresenta os dragões pela primeira vez no mundo de ESO, além da classe Necromante, claro. Temos também uma grande porção de história inédita dentro do jogo, focada na espiritualidade da raça Khajiit e algumas coisas extras para os jogadores veteranos também. Também corrigimos muitos dos bugs e melhoramos um pouco do mundo online no geral.
Alguma chance de termos Crossplay entre plataformas para ESO?
Nossa, as pessoas me fazem constantemente essa pergunta! Bem, não temos planos para isso no momento, mas sabemos que o crossplay é algo que está em voga no mercado. Uma das principais complicações que temos quando pensamos em crossplay é o fato de trabalharmos no jogo há 12 anos, e nunca havíamos pensado nesse conceito de crossplay. E aí o nosso maior empecilho é pensar numa forma de integrar tudo isso, já que cada um dos mega servidores são completamente fechados neles mesmos. Eles já estão online por cinco anos (no caso dos consoles), com suas próprias comunidades, economias, e colocar tudo isso junto de uma vez é bastante difícil. E caótico.
Para terminar, legendas em português estão nos planos de ESO?
Essa é outra pergunta que recebemos bastante. E não só traduzir para o português, tem muitos outros países querendo o seu próprio idioma em ESO. Não temos planos no momento, mas é algo que sempre estamos pensando sobre. Mas por enquanto, não, infelizmente.
he Elder Scrolls Online está disponível para PC, Xbox One e PlayStation 4.