Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
EA se importa com o dinheiro e não com os jogadores, diz ex-desenvolvedor da BioWare
Games

EA se importa com o dinheiro e não com os jogadores, diz ex-desenvolvedor da BioWare

E a “culpa” é do Mass Effect 3

Jefferson Sato
Jefferson Sato
23.out.17 às 18h03
Atualizado há mais de 7 anos
EA se importa com o dinheiro e não com os jogadores, diz ex-desenvolvedor da BioWare

Na semana passada, a Electronic Arts fechou a Visceral Games e mudando o desenvolvimento do novo Star Wars para outro estúdio, afirmando que o jogo estava muito linear. Muita gente torceu o nariz para essa justificativa. Agora Manveer Heir, ex-desenvolvedor da BioWare, decidiu falar sobre esse tipo de estratégia da empresa.

Em um podcast da Waypoint (via Eurogamer), Heir falou sobre como a EA encara a monetização dos jogos, explicando que preferem títulos com mundos abertos ou multiplayer porque são mais lucrativos.

É definitivamente algo comum na EA, eles geralmente forçam mais os jogos com mundos mais abertos. E o motivo é que você pode monetizá-los melhor. As palavras usadas lá dentro são: ‘faça com que eles voltem de novo e de novo’. Por que você se importa com isso na EA? A razão são microtransações, como comprar pacotes de cartas nos jogos de Mass Effect, o multiplayer. É a mesma razão para termos adicionado pacotes de cartas em Mass Effect 3: como você faz as pessoas continuarem voltando para algo em vez de ‘só’ jogarem por 60 ou 100 horas?

Segundo Heir, a EA, assim como outras publicadoras grandes, dá prioridade para o retorno do investimento e não à qualidade da experiência.

O problema é que estabelecemos o orçamento acima de US$ 100 milhões e não criamos um espaço para bons jogos single-player lineares que ficam abaixo disso. Mas por que não podemos ter ambos? Por que precisa ser um ou outro? O motivo é que a EA e essas grandes publicadoras em geral apenas se importam com o maior retorno de investimento. Elas não se importam com o que os jogadores querem, elas ligam para o que os jogadores pagam. Você precisa entender a quantidade de dinheiro que está em jogo com microtransações.

Segundo ele, o sucesso do sistema de microtransações em Mass Effect 3 foi o motivo para que a EA passasse a colocar elementos de multiplayer em todos os seus jogos depois, como em Dragon Age.

Esse é o motivo para que outros produtos da EA começassem a ganhar um multiplayer que nunca tiveram, porque nós fomos bem e conseguimos muito dinheiro. É a renda contínua contra a renda única. Eu vi pessoas literalmente gastarem US$ 15 mil em cartas no multiplayer de Mass Effect.

O próximo jogo da EA, Star Wars Battlefront II, foi criticado durante a fase beta por seu sistema de microtransações. Respondendo aos fãs em entrevista para o Gamespot, a publicadora garante que o modelo era diferente do que será visto na versão final do jogo, mas não entrou em detalhes.

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais