Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
DeepMind e Blizzard estão ensinando uma Inteligência Artificial a jogar StarCraft II
Games

DeepMind e Blizzard estão ensinando uma Inteligência Artificial a jogar StarCraft II

O principal objetivo é ensiná-la conceitos abstratos e senso comum

Jefferson Sato
Jefferson Sato
10.ago.17 às 16h50
Atualizado há quase 8 anos
DeepMind e Blizzard estão ensinando uma Inteligência Artificial a jogar StarCraft II

Enquanto esperamos o apocalipse das máquinas, o estudo sobre IA (Inteligência Artificial) segue firme e forte. No entanto, a linha de frente da pesquisa ganhou um novo reforço com a Blizzard Entertainment, que se juntou à DeepMind para ensinar uma IA a jogar StarCraft II.

Já vimos computadores aprendendo jogos mais simples, como Xadrez, Go e até jogos do Atari, então ir para um complexo como StarCraft II parece um grande passo. O objetivo, no entanto, é justamente por isso que é o ambiente perfeito para ensinar conceitos mais primários, como memória e planejamento.

O SC2LE é uma ferramenta que foi lançada para a comunidade interessada na pesquisa de IA. Ela inclui diversos recursos interessantes feitos com o jogo em mente, sendo contendo até mesmo partidas de jogadores profissionais para análise. Também tem minigames com elementos específicos de gameplay para treinar habilidades específicas, como exploração de mapa ou coletar recursos.

A ferramenta também conta com uma aplicação que coloca a IA para jogar com limites humanos, como ver apenas partes do mapa e clicar como uma pessoa normal, concedendo dados aos pesquisadores e aprendendo por um sistema de tentativa e erro.

Watch on YouTube

Um dos motivos para StarCraft II ser um bom ambiente para que a IA aprenda novas habilidades e conceitos é justamente a variedade de atividades que estão inclusas. A mecânica de forçar o jogador a explorar o mapa para revela-lo, por exemplo, ajuda a desenvolver a memória segundo Oriol Vinyals, pesquisador da DeepMind e alguém que já foi um dos melhores jogadores de StarCraft, em entrevista para o The Verge.

Este tipo de habilidade envolvendo memória não serve apenas para o jogo, mas pode ajudar, no exemplo dado por Vinyals, uma IA comandando um data center a controlar o nível de energia utilizada.

E a IA já está mostrando decisões surpreendentes, considerando seu estágio inicial. Por exemplo, na hora de explorar uma área com apenas duas unidades, as pessoas utilizam o comando “Move”, mas o computador decidiu fazer um pouco mais diferente, tendo um resultado melhor.

Acontece que ao invés de usar ‘Move’, você pode usar outro comando chamado ‘Patrol’, e desta forma ele cobriu mais mapa e coletou recursos mais rapidamente. Eu achei isso engraçado. Eu apenas não me lembro – ou talvez não saiba – deste comportamento.

Mais detalhes sobre a ferramenta e sobre a pesquisa podem ser conferidos no site oficial da DeepMind.

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais