Death Stranding é uma das grandes obras de Hideo Kojima, desenvolvedor que também é conhecido por seu amor pelo cinema. Apesar dessas duas paixões finalmente se unirem no futuro filme que o game vai ganhar, seu criador afirma que não irá dirigi-lo.
Em entrevista à Variety, Hideo Kojima explicou as três fases que estabeleceu para seus negócios após deixar a Konami para fundar a Kojima Productions. A primeira foi estabelecer Death Stranding no mundo dos games. A segunda, e atual, é a expansão da franquia em outras mídias, como filmes, anime, séries e mais. Já a terceira, será criar novas propriedades intelectuais a partir de algo criado pela empresa.
Esse contexto é importante porque Kojima acredita que só conseguirá dirigir algum título quando a produtora chegar à terceira fase. Por isso, ele vai deixar o longa de Death Stranding nas mãos de algum diretor que confie muito:
“Sempre pensei em Death Stranding como jogo. As pessoas me dizem que parece um filme, mas eu o fiz como game – a direção, os cenários, a história. Então não pretendo voltar a ele e tentar enxergá-lo pela perspectiva de filme. Aqueles trabalhos são meus bebês e amo filmes, então quero que seja algo que os cinéfilos realmente curtam! Vou supervisionar o enredo e ajudá-los a fazê-lo, mas não vou dirigir. Não consigo agora, com três projetos em andamento. Vou ajudar ao me comunicar com um diretor a quem realmente confio. Talvez, quando eu chegar à terceira fase após Physint, eu dirija um filme, ou talvez a Kojima Productions faça um filme. Quem sabe?”
Physint, citado pelo desenvolvedor, será um game de espionagem e ação. O projeto foi anunciado com a promessa de "estreitar os limites entre jogos e filmes". Para o cineasta, essa empreitada vai marcar o pulo para a terceira fase:
“Existem vários projetos de adaptação de Death Stranding em andamento, mas há uma história diferente e escrevi para um filme. Mas não tenho tempo para dirigi-lo, então não vou. É como um teste para a terceira fase. Estou na segunda fase agora e expandindo as propriedades intelectuais que criei em todas as direções, mas meu outro projeto, Physint, é como o portal para a terceira fase. Estou tentando fazê-lo com pessoas na produção cinematográfica e com indústrias fora dos jogos. Então, podemos fazer uma adaptação para o cinema ao mesmo tempo, mas veremos.”
O filme de Death Stranding terá produção da A24 (Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo), em parceria com o Hammerstone Studios, responsável por Noites Brutais (2022). A produção não tem data de estreia definida.
Nos games, a franquia retornará com Death Stranding 2: On the Beach, que será lançado em 2025 para PlayStation 5.
Fonte: Variety