Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Chefão da Xbox sonhava em fusão com a Nintendo em 2020
Games

Chefão da Xbox sonhava em fusão com a Nintendo em 2020

Phil Spencer contava com uma forcinha de um conselheiro da Microsoft que comprava ações da empresa japonesa

Gabriel Avila
Gabriel Avila
19.set.23 às 11h07
Atualizado há mais de 1 ano
Chefão da Xbox sonhava em fusão com a Nintendo em 2020
Microsoft/Nintendo/Reprodução

O processo contra a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft foi suspenso, mas ele segue rendendo revelações inesperadas. A mais recente é que Phil Spencer, o chefão da divisão Xbox, estava de olho em uma parceria com a Nintendo em 2020. Como sonhar não custa nada, ele chegou a pensar sobre uma possível fusão entre as empresas.

A novidade foi revelada graças a um e-mail apresentado no julgamento. Em 2020, Spencer escreveu a Takeshi Numoto, vice-presidente executivo da Microsoft, sobre uma possível compra do TikTok. Ao ser questionado se não seria melhor buscar uma empresa como a Nintendo, Spencer revelou que teve conversas com a concorrente a respeito:

“Takeshi, eu concordo totalmente que a Nintendo é O ativo principal para nós nos jogos, e hoje os games são nosso caminho mais provável para a relevância entre os consumidores. Tive muitas conversas com executivos da Nintendo sobre uma colaboração mais firme e sinto que se alguma empresa dos EUA tiver chance com a Nintendo, nós provavelmente estaríamos na melhor posição. Infelizmente (ou felizmente para a Nintendo) é que eles estão sentados em uma grande pilha de dinheiro.”

No mesmo e-mail, Phil Spencer revelou um plano para tornar a colaboração mais provável. Segundo ele, um conselheiro da Microsoft estaria comprando ações da Nintendo, o que poderia criar uma ponte entre as empresas:

“Estou em contato com [o ex-conselheiro da Microsoft] Mason Morfit e ele vem comprando [ações da Nintendo]. É provável que ele continue comprando mais ações da Nintendo, o que poderia criar oportunidades para nós. (...) Sem esse catalisador, não vejo um ângulo para uma fusão mutuamente aceitável a curto prazo entre Nintendo e Microsoft. E não acho que uma ação hostil seria uma boa ideia, então estamos jogando a longo prazo.”

Por fim, Spencer deixou claro o quão importante seria a aquisição de uma empresa tão grande quanto a Nintendo. Algo que, para ele, seria mutuamente vantajoso:

“Em certo ponto, conseguir a Nintendo seria o momento de uma carreira e honestamente acredito que seria bom para as duas empresas. É questão de dar mais tempo à Nintendo para ver que o futuro deles existe além do próprio hardware.”

Vale lembrar que a Microsoft tentou comprar a Nintendo em 1999. A ideia não foi longe e, de acordo com o ex-diretor de relacionamento da Xbox, os executivos da empresa japonesa “riram muito” da cara dos norte-americanos. A história é tão famosa que a carta da tentativa de compra foi parar no museu virtual com a história do Xbox.

Siga de olho no NerdBunker para mais novidades dos games. Aproveite e siga a gente nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok, e entre no nosso grupo no Telegram.

Fonte: VGC.

Veja mais sobre

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast