O processo contra a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft foi suspenso, mas ele segue rendendo revelações inesperadas. A mais recente é que Phil Spencer, o chefão da divisão Xbox, estava de olho em uma parceria com a Nintendo em 2020. Como sonhar não custa nada, ele chegou a pensar sobre uma possível fusão entre as empresas.
- Microsoft pretende transmitir jogos de PC na nuvem com o Xbox Cloud Gaming
- The Elder Scrolls VI será um exclusivo de Xbox e PC, indica documento
A novidade foi revelada graças a um e-mail apresentado no julgamento. Em 2020, Spencer escreveu a Takeshi Numoto, vice-presidente executivo da Microsoft, sobre uma possível compra do TikTok. Ao ser questionado se não seria melhor buscar uma empresa como a Nintendo, Spencer revelou que teve conversas com a concorrente a respeito:
“Takeshi, eu concordo totalmente que a Nintendo é O ativo principal para nós nos jogos, e hoje os games são nosso caminho mais provável para a relevância entre os consumidores. Tive muitas conversas com executivos da Nintendo sobre uma colaboração mais firme e sinto que se alguma empresa dos EUA tiver chance com a Nintendo, nós provavelmente estaríamos na melhor posição. Infelizmente (ou felizmente para a Nintendo) é que eles estão sentados em uma grande pilha de dinheiro.”
No mesmo e-mail, Phil Spencer revelou um plano para tornar a colaboração mais provável. Segundo ele, um conselheiro da Microsoft estaria comprando ações da Nintendo, o que poderia criar uma ponte entre as empresas:
“Estou em contato com [o ex-conselheiro da Microsoft] Mason Morfit e ele vem comprando [ações da Nintendo]. É provável que ele continue comprando mais ações da Nintendo, o que poderia criar oportunidades para nós. (...) Sem esse catalisador, não vejo um ângulo para uma fusão mutuamente aceitável a curto prazo entre Nintendo e Microsoft. E não acho que uma ação hostil seria uma boa ideia, então estamos jogando a longo prazo.”
Por fim, Spencer deixou claro o quão importante seria a aquisição de uma empresa tão grande quanto a Nintendo. Algo que, para ele, seria mutuamente vantajoso:
“Em certo ponto, conseguir a Nintendo seria o momento de uma carreira e honestamente acredito que seria bom para as duas empresas. É questão de dar mais tempo à Nintendo para ver que o futuro deles existe além do próprio hardware.”
Vale lembrar que a Microsoft tentou comprar a Nintendo em 1999. A ideia não foi longe e, de acordo com o ex-diretor de relacionamento da Xbox, os executivos da empresa japonesa “riram muito” da cara dos norte-americanos. A história é tão famosa que a carta da tentativa de compra foi parar no museu virtual com a história do Xbox.
Siga de olho no NerdBunker para mais novidades dos games. Aproveite e siga a gente nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok, e entre no nosso grupo no Telegram.
Fonte: VGC.