Criar universos envolventes não é fácil, e essa pode ser uma tarefa ainda mais difícil quando se abre mão do jeito tradicional de contar histórias. Mas esse definitivamente não é um problema para Bionic Bay, jogo de plataforma 2D que despertou a curiosidade da comunidade ao combinar jogabilidade baseada em física com um visual pixelado e impactante.
- Quais jogos serão lançados em 2025? Veja os mais aguardados
- Confira os principais lançamentos de jogos em abril de 2025
Desenvolvido pelos estúdios independentes Psychoflow e Mureena e publicado pela Kepler Interactive, o game honra seus antecessores com a dose de vivacidade que o gênero tem precisado, com base em uma mecânica de troca inteligente, puzzles intrigantes e um mundo sci-fi tão exuberante quanto assustador.
Mergulhe em um universo emblemático

Diferentemente de outros jogos de plataforma, Bionic Bay não faz questão de apresentar uma história clara desde o início. O jogador, então, emerge em um mundo sci-fi exuberante, mas sem muitos detalhes do que há por trás dos dispositivos intrigantes e das tecnologias que estão presentes nos cenários.
É aqui que começa a grande aventura, que tem como principal pilar os desafios de plataforma. Como esperado, é preciso pular, rolar e se agachar em meio aos diferentes obstáculos que se encontram pelo caminho. Curiosamente, o "dash" (corrida curta e rápida) é uma das particularidades notáveis desde o princípio, já que o game coloca a tradicional corridinha antes do pulo. O jogo ganha ainda mais personalidade ao introduzir um sistema baseado em física, em que quase tudo, incluindo objetos do cenário e os próprios protagonistas, pode pegar fogo, congelar ou até mesmo explodir.
Por falar em personagens, o título nos apresenta a duas personalidades curiosas: “2” e “D” (trocadilho perfeito, diga-se de passagem). O jogador não escolhe quem ou quando controla os personagens, sendo essa uma escolha feita pelo próprio jogo. Os protagonistas então se diferenciam, principalmente, pela jogabilidade.

Cientista à procura de uma saída em uma empresa peculiar, “2” faz uso de um dispositivo que o permite trocar de posição com uma gama de objetos espalhados pelos cenários. Já “D” é um simpático robô que pode empurrar itens com uma força avassaladora e também parar o tempo por breves segundos.
Seja no papel de “2” ou de “D”, é necessário progredir entre os diferentes ambientes para desvendar os mistérios do game. Aqui, as habilidades de plataforma são importantes, mas os quebra-cabeças adicionam mais uma complexidade à jornada. As múltiplas fases focam em obstáculos como raios lasers, desafios de gravidade, hélices decepadoras de membros e muito mais.
A campanha principal single player possui 23 níveis, sendo os primeiros mais introdutórios, com uma progressão de dificuldade equilibrada e justa. Ainda assim, cometer pequenos erros e deslizes tem um preço, e o jogador é presenteado com uma morte rápida e brutal. Caso queira se arriscar ainda mais, é possível encontrar níveis ainda mais desafiadores no modo online. Desbloqueado ao completar a quarta seção do single player, o modo promete ser um prato cheio para speedrunners, com um ranking especial global para destacar os competidores mais velozes.
Apesar da escassez de palavras na maior parte do gameplay, os poucos textos apresentados no jogo estão disponíveis em português brasileiro.
Uma das experiências mais imersivas do ano

De modo geral, Bionic Bay é um game que acerta ao se entregar, sem amarras, à natureza interativa dos videogames, potencializando todos os demais elementos que tornam essa aventura tão única. Os cenários são a alma do título, oferecendo deslumbrantes paisagens em um ousado jogo de sombras e iluminação, que causa profundidade e amplia a sensação de imersão.
Somado a isso, está uma trilha sonora recheada de efeitos sci-fi, que consegue traduzir com eficácia o sentimento de estar vagando por um mundo completamente desconhecido e cheio de armadilhas mortais. Mesmo com tantos perigos e algumas mortes pelo caminho, Bionic Bay é uma experiência recompensadora, que prende a atenção e encanta qualquer entusiasta de jogos de plataforma.
Esta review foi feita no PlayStation 5, com uma cópia cedida pela Kepler Interactive. Bionic Bay está disponível para PS5 e PC (via Steam).
Aproveite e conheça todas as redes sociais do NerdBunker, entre em nosso grupo do Telegram e mais - acesse e confira.