Logo do Jovem Nerd
PodcastsVídeos
12 easter eggs e referências do filme do Mario Bros
Filmes

12 easter eggs e referências do filme do Mario Bros

Super Mario Bros. - O Filme é recheado de acenos aos jogos do Mario e outros clássicos da Nintendo

Arthur Eloi
Arthur Eloi
06.abr.23 às 16h58
Atualizado há mais de 2 anos
12 easter eggs e referências do filme do Mario Bros
Super Mario Bros. - O Filme/Universal/Divulgação

Super Mario Bros. - O Filme enfim chegou aos cinemas, e o longa é um verdadeiro prato cheio para fãs do encanador bigodudo mais famoso dos games. Se você já passou tempo com qualquer um dos vários jogos do personagem e seus amigos, reconhecerá várias das referências, mas você sabia que o longa ainda é cheio de acenos a outros jogos da Nintendo?

Separamos abaixo 12 easter eggs e referências do filme do Mario! [Atenção, cuidado com spoilers a partir daqui]

1 - Pizzaria Punch Out

[Créditos: Divulgação]
Pouco após a cena de abertura, nosso primeiro contato com Mario e Luigi no filme acontece quando os dois assistem ao comercial de sua empresa de encanadores sendo transmitido na TV de uma pizzaria. Acontece que o dono do local é ninguém menos que Little Mac, o boxeador protagonista da franquia Punch-Out.

Por conta disso, o local é todo adornado com fotos, recortes de jornais e troféus conquistados ao longo de sua impressionante carreira nos ringues. O local, claro, faz alusão direta aos games, sendo chamado de “Pizzaria Punch Out”. Little Mac não aparece no longa, mas vale pontuar que o personagem é nativo do Bronx, em Nova York, então não é difícil imaginar que ele abriu um negócio no Brooklyn após pendurar as luvas.

2 - Super Irmãos

[Créditos: Reprodução]
A dublagem brasileira de Super Mario Bros. é excelente, com piadas e charme próprio. Parece até que a tradução conseguiu emplacar uma referência à conturbada história dos games no Brasil.

No comercial dos protagonistas, um dos versos diz: “Conserto a quatro mãos é para nós, super irmãos!”. Além da rima, a escolha de palavras pode ser um aceno ao fato de que Super Mario Bros. foi brevemente chamado de Super Irmãos no Brasil, quando foi lançado no país pela Gradiente para o Phantom System - o clone nacional do NES.

3 - A prefeita Pauline

[Créditos: Divulgação]
Se você continuar prestando atenção na TV atrás de Mario e Luigi mesmo quando o comercial chega ao fim, poderá ver o início do noticiário. Por lá, é revelado que Pauline é eleita prefeita da cidade.

A personagem foi originalmente introduzida em Donkey Kong, jogo de 1981 que contou com a primeira aparição do Mario (até então conhecido apenas como Jumpman), e Pauline era quem precisava ser resgatada das mãos do macaco.

Eventualmente, ela começou a dar as caras em outros jogos, mas só foi ter destaque em Super Mario Odyssey (2017), em que é prefeita da cidade de New Donk City, a versão fictícia de Nova York.

4 - Donkey Kong, e a voz original do Mario

[Créditos: Divulgação]
Ainda na cena inicial, é possível ver um homem bigodudo jogando um arcade dentro da pizzaria. A máquina se chama Jumpman, em alusão ao nome original do Mario, mas nada mais é do que o Donkey Kong original de 1981, que marcou o início da jornada de sucesso de ambos os personagens nos games.

A pessoa que está jogando também é uma referência por si só, ainda que seja uma que passe batido para quem for assistir dublado. Chamado de Giuseppe, o senhor é interpretado por Charles Martinet, ator que é a voz de Mario nos games desde 1995. Martinet também dá voz ao pai dos encanadores, o que é bastante apropriado, visto sua enorme colaboração ao personagem ao longo das décadas.

5 - Agência de Viagens Sunshine

[Créditos: Divulgação]
Quando os irmãos deixam a pizzaria, é possível ver rapidamente uma loja vizinha chamada Sunshine Travels. A agência de viagem, que tem um golfinho como logo, é um aceno à Super Mario Sunshine (2002), game do GameCube que levou o encanador bigodudo para ilhas tropicais.

6 - Abertura do GameCube

Watch on YouTube

Falando no GameCube, os nostálgicos pelo queridinho cult da Nintendo terão uma agradável surpresa. Quando o celular de Luigi toca, o ringtone é o som que o console faz ao ser inicializado.

7 - Um pouco de Nintendinho para esfriar a cabeça

[Créditos: Divulgação]
Quando Mario briga com os pais após descobrir que eles não apoiam seus sonhos, o encanador se retira para o quarto para se acalmar. Quando Luigi vai vê-lo, encontra o irmão jogando no NES - conhecido como Nintendinho no Brasil.

Mario aparece curtindo algumas fases de Kid Icarus, mas rapidamente solta o controle para conversar com Luigi.

8 - Restaurante de Duck Hunt

[Créditos: Divulgação]
Eventualmente, a dupla vê a oportunidade de dar um boom nos negócios ao tentar resolver uma enchente em Nova York. A cena, que mostra as ruas do Brooklyn inundadas, apresenta um restaurante verde chamado Chasse au Canard - que é “Caça ao Pato” em francês.

Se não ficou claro, é uma referência a Duck Hunt, clássico do Nintendinho lançado em 1984, que colocava o jogador para atirar em patos voadores com uma light gun. Inclusive, o pato verdadeiro do game pode ser visto no logo do restaurante.

9 - Cartucho assoprado

[Créditos: Divulgação]
Mario se vê transportado para a terra de Peach, repleta de Toads vivendo felizes em uma cidade ao redor do castelo. Em dado momento, é possível ver dois negociando bugigangas em uma barraca, e é possível ouvir o vendedor falando algo como: “Se der problema, é só assoprar”.

É uma referência clara à prática comum nos consoles de cartucho: sua fita deu problema? É só assoprar e tentar novamente que tudo se resolve. Se quiser uma camada adicional de referência, é bom ter em mente que, na real, assoprar fitas é um problema, já que pode ferrar os conectores do cartucho. Sendo assim, é o tipo de dica que um vendedor mais ligeiro daria para enganar seus compradores.

10 - Baby Mario e Luigi

[Créditos: Divulgação]
Após uma cena assustadora inspirada por Luigi’s Mansion, o personagem é capturado e se vê pensativo, lembrando em como o irmão sempre o defendeu. O flashback traz uma adorável cena de Mario e Luigi como bebês.

Os personagens são tirados direto da série Yoshi’s Island, e são popularmente conhecidos como Baby Mario e Baby Luigi. Nos jogos do adorável dinossauro, o monstrinho verde precisa ajudar o mini-Mario a resgatar seu irmão.

11 - Rap do Donkey Kong

Watch on YouTube

Quando Donkey Kong é apresentado em uma luta contra Mario, o gorila chega à arena aclamado - e com direito a música-tema. Acontece que a trilha é o famoso “DK Rap”, vulgo a abertura de Donkey Kong 64 (1999), que traz uma rima sobre o protagonista e seus amigos.

Aparentemente, foi Seth Rogen - voz do personagem no idioma original - que lutou para incluir o rap no filme. A música, que abre o clássico de Nintendo 64, se tornou até meme nos últimos anos, sendo cada vez mais apreciada - tanto ironicamente quanto de forma genuína.

12 - Baralho da Nintendo

[Créditos: Reprodução]
A batalha final do filme mostra Bowser atacando Nova York, de volta à rua do começo do longa. Novamente é possível ver referências no cenário, sendo a principal uma propaganda de baralho nas paredes.

O que isso tem a ver com os jogos? Muito antes de entrar no ramo de videogames, a Nintendo se estabeleceu como uma fabricante de cartas de baralho e brinquedos analógicos. Seus baralhos eram tão populares que, inclusive, eram usados até nos cassinos administrados pela Yakuza, a máfia japonesa.

Super Mario Bros. - O Filme está em cartaz nos cinemas brasileiros.

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Este site utiliza o Google Analytics para entender como os visitantes interagem com o conteúdo. O Google Analytics coleta dados como localização aproximada, páginas visitadas e duração da visita, de forma anonimizada.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais