Hollywood é um lugar que funciona apenas para o dinheiro. Com isso em mente, no longínquo ano de 1978, o pessoal da Lucasfilm achou que seria uma boa ideia produzir um especial de Natal de Star Wars. "Vamos imprimir dinheiro", foi o que eles pensaram. Pois bem. Se você acha que a Ameaça Fantasma é ruim, prepare-se, existe algo que se equipara a aquilo.
Imagina uma reunião de roteiristas e alguém fala de brincadeira "Ah, a gente poderia mostrar a família do Chewbacca!" e alguém responde, "Cara, é isso aí! Como eu não pensei nisso antes?". A trama é basicamente essa: Chewbacca quer passar o "Dia da Vida" com sua família e encontra diversos apuros no caminho.
Essa ideia foi aprovada e assim nasceu o The Star Wars Holiday Special, que, já na apresentação do elenco, mostra que o caminho será difícil, transformando o momento em uma abertura de sitcom.
Dá até para escutar o tema de Friends tocando junto disso.
Deu para sentir o espírito da coisa? Vamos listar alguns momentos bizarros do especial.
Um dia na família Chewie
Logo depois da abertura vemos um pouco do cotidiano na casa de Chewbacca. E aí passamos por 1min40s de pura tortura, onde tudo o que se ouve é "Wooooaaarrr" por todos os lados.
Hologramas e danças

O que está acontecendo? O pai do Chewbacca fica assistindo a essa performance bizarra desse holograma que parece um inseto. Não sabemos porque isso foi colocado no filme.
Ana Maria da Galáxia

Minutos depois, vemos a esposa de Chewbacca vendo um programa culinário e demonstrando suas exímias habilidades na cozinha:

Essa é a vida real?
Pouco depois, um dos familiares de Chewie vai para uma máquina de sonhos e possui uma personagem meio esquisita vivida pela atriz Diahann Caroll, que diz que vai realizar todos os sonhos do Wookie. Entenda como quiser.
Jefferson Starship
Em dado momento, o filme exibe uma performance musical da banda Jefferson Starship. Por quê? Jamais saberemos.
Por que não aprender a soldar?
O filho do Chewbacca passa um tempão vendo uma versão bizarra do Manual do Mundo que ensina as crianças a soldarem. Também não faz o menor sentido, mas a vida por lá deve ser assim....
Lutas bem coreografadas
Nessa cena, Han Solo e um Stormtrooper travam uma luta com uma coreografia e um cenário digno de um episódio do Chapolin.
Por que não uma música?
Para encerrar, a Princesa Leia decide cantar uma música sobre a família e o espírito festivo. "Estou no inferno, abraçarei o capeta", é o que passa pela sua cabeça.
O especial virou uma lenda entre os fãs da saga. Numa entrevista em 2002, George Lucas declarou:
Se eu tivesse tempo e uma marreta, eu destruiria todas as cópias existentes. O especial não representa minha visão de Star Wars.
Já em 2010, Carrie Fisher explicou que normalmente mostra o filme em suas festas domésticas, normalmente quando ela quer que os convidados vão embora.
O The Star Wars Holiday Special nunca foi lançado no Brasil.