Diego Maradona, um dos nomes mais conhecidos do futebol mundial, morreu nesta quarta-feira (25), aos 60 anos, vítima de uma parada cardiorrespiratória – saiba mais aqui.
Além de ser considerado um dos maiores gênios do esporte, Maradona também era uma figura importante para a cultura pop, com participações especiais em diferentes títulos, como ¡Qué linda es mi familia! (1980), Supermingo (1986), Una familia especial (2005), Sos mi vida (2006) e Puerta 7 (2020).
Ele também esteve no mundo dos videogames, como um dos jogadores presentes no FIFA 2018 e no Pro Evolution Soccer 2018.
No entanto, foi a vida do ídolo argentino que ganhou maior destaque em obras audiovisuais, com diversos títulos focados em explorar o seu sucesso e a sua trajetória. Então, para saber mais sobre a vida do ex-jogador, listamos sete obras, entre documentários e cinebiografias, que têm como foco principal falar sobre Diego Armando Maradona Franco.
Amando a Maradona (2007)
Dirigido por Javier Martín Vázquez, o documentário traz o próprio Diego Maradona refletindo sobre a sua vida e sobre o amor dos fãs. O título mostra diversas pessoas fanáticas, de diferentes lugares do mundo, que idolatram o ex-jogador e chegam até mesmo a tatuar o seu rosto e a comemorar o Natal no dia do nascimento de Maradona, 30 de outubro.
Maradona, la mano di Dio (2007)
Cinebiografia de Diego Maradona, o filme traz o ator italiano Marco Leonardi como o ex-jogador. O filme acompanha a vida do astro do futebol, desde a sua infância até o infarto sofrido em 2000, além de mostrar também diversos momentos de glória em campo.
Maradona, por Kusturica (2008)
Dirigido pelo sérvio Emir Kusturica, vencedor da Palma de Ouro e fã declarado de Maradona, o documentário traz uma análise da carreira do ex-jogador, passando por suas conquistas como um dos maiores nomes do futebol de todos os tempos, e também pelas diversas controvérsias nas quais se meteu ao longo da carreira.
O Campeão Impossível (2016)
Documentário de Javier Novoa vai a fundo em um dos momentos mais importantes da carreira de Maradona: a conquista da Copa do Mundo de 1986, no México, pela Argentina. São abordados também detalhes de um dos maiores jogos do astro durante o Mundial: o confronto contra a Inglaterra, nas quartas de final, que contou com a vitória argentina por 2x1.
Diego Maradona (2019)
A produção assinada por Asif Kapadia, cineasta responsável por Amy (2015) e Senna (2010), contou com mais de 500 horas de imagens inéditas, do arquivo pessoal do próprio ex-jogador. O documentário retrata 1984, quando Diego Maradona chegou à Itália para jogar para o Napoli, time que o jogador levou ao primeiro grande campeonato. O cineasta, então, contrói uma retrato do talento e da glória de Maradona, além de mostrar o preço pago por todo o sucesso.
Diego Maradona está disponível na HBO Go.
Maradona No México (2019)
Série documental acompanha Diego Maradona como treinador do Dorados de Sinaloa, clube da segunda divisão mexicana, com sede em Culiacán, uma das cidades do México conhecida por ser o centro de operações de um dos maiores cartéis de drogas. O título mostra como Maradona levou o time a tentar vagas no futebol de elite mexicano e apresenta ao público o lado explosivo e emotivo do ex-jogador.
Maradona No México conta com sete episódios e está disponível na Netflix.
Maradona: Sueño Bendito (Sem data de estreia)
Filmada na Argentina, Espanha, Itália e México, a série Maradona: Sueño Bendito conta de maneira ficcional a história de Maradona, que é vivido pelos atores Nazareno Casero, Juan Palomimo e Nicolas Goldschmidt, em suas diferentes épocas da vida.
O título contará com dez episódios, de uma hora cada, e ainda não tem data de lançamento.