Lançado em 2023, Ursinho Pooh: Sangue e Mel parece ter aberto as portas do inferno e levado diversos personagens clássicos da Disney para lá. Entre Cinderela, Peter Pan e Pinóquio, o estúdio do “rato” se tornou uma máquina de inspiração para a indústria de filmes B de terror.
Pensando nisso, o NerdBunker reuniu os personagens da Disney que já embarcaram na tendência e se tornaram assassinos sedentos por sangue.
Cinderela em A Maldição de Cinderela
Levada ao limite, essa versão da Cinderela está pronta para vingança. No filme de 2023, a garota recebe um poder sinistro da Fada Madrinha. Ao ser transformada em um monstro com uma cabeça de abóbora, ela inicia uma missão implacável para limpar sua casa de sua madrasta e irmãs de uma vez por todas.
Leitão em O Retorno do Leitão
Leitão pode parecer um dos mais inofensivos do grupo do Ursinho Pooh, mas não em O Retorno do Leitão. Apesar de inspirado no “Poohniverse” desencadeado por Ursinho Pooh: Sangue e Mel, o longa não faz parte da mesma franquia.
Nele, vemos a origem de Leitão, um híbrido de homem e porco, que decide perseguir Kate e seus amigos.
Pinóquio em Pinóquio: Sem Cordas

Sendo mais um tijolo do Twisted Childhood Universe (Universo Infantil Distorcido, em tradução literal), Pinóquio: Sem Cordas tem previsão de lançamento para 2025. Aqui acompanhamos Gepeto, que decide presentear seu neto, Tiago, com um boneco mágico chamado Pinóquio.
No melhor e pior estilo de Chucky, O Brinquedo Assassino, o presente se torna uma verdadeira maldição.
Bambi em Bambi: O Acerto de Contas
Drama, mutações e cervos? Dirigido por Dan Allen e com roteiro de Rhys Warrington, Bambi: O Acerto de Contas chega ao público em 2025 e é uma releitura da clássica história do Bambi. No filme, seguimos uma mãe e seu filho que, após um acidente de carro, são caçados por um cervo mutante em busca de vingança pela morte de sua mãe.
Mickey Mouse em Screamboat - Terror a Bordo
O curta O Vapor Willie é uma das mais recentes adições a este hall da “infâmia”. De 1928, a produção entrou em domínio público no dia primeiro de janeiro de 2024, o que transformou produções como o longa Screamboat - Terror a Bordo, um horror para a assessoria da Disney.
Nele, acompanhamos um passeio de barco noturno na cidade de Nova York se transformando em uma verdadeira luta pela sobrevivência quando um rato inofensivo se torna um monstro perigoso.
Além de Screamboat, que chegou aos cinemas no dia primeiro de maio de 2025, O Vapor Willie ganhou uma versão bizarra produzida pela Kapelovision, além do curta O Desaparecimento do S.S. Willie.
Peter Pan em Neverland Nightmare
Com referências que vão desde Telefone Preto até Alta Tensão, Peter Pan’s Neverland Nightmare promete ser um filme “desagradável, violento e sombrio”, de acordo com o diretor Scott Jeffrey para o Bloody Disgusting.
Compartilhando o mesmo universo da versão sanguinária do Ursinho Pooh, o longa é focado em Wendy e sua busca por Michael, seu irmão que foi sequestrado por Peter Pan.
A Bela Adormecida em Awakening Sleeping Beauty
Acordar de uma maldição com o beijo não solicitado de um príncipe? Tanto a história original da Bela Adormecida quanto sua versão da Disney trazem diversos elementos sinistros e, por isso mesmo, a personagem não poderia faltar nessa onda de filmes de terror.
Ainda em desenvolvimento, Awakening Sleeping Beauty não possui data de estreia, mas promete subverter a história de Aurora.
O Coelho Oswald em Oswald: Down The Rabbit Hole
Confundido inúmeras vezes com Mickey Mouse, o coelho Oswald ainda não tem uma previsão para quando chegará ao universo do horror. Com um trailer de anúncio enigmático, o filme terá Ernie Hudson, de Os Caça-Fantasmas, no elenco e promete levar o público para dentro da “toca do coelho”.
Bônus: Escape from Tomorrow
Dentre todos os filmes citados, Escape from Tomorrow é a produção mais séria. Dirigida e roteirizada por Randy Moore, o longa segue a história de um pai desempregado que, aos poucos, perde a sanidade enquanto leva suas filhas para o parque da Disney.
O que mais chama a atenção em Escape from Tomorrow são as polêmicas. Filmado de forma independente, o mesmo passou por diversas questões legais por ter utilizado o Walt Disney World Resort e o Disneyland Park como set de gravação sem a autorização da Walt Disney Company.
Por que tantos personagens da Disney estão ganhando filmes de terror?
A onda de personagens da Disney chegando ao universo de horror tem um motivo: domínio público. Personagens como a versão do Mickey em O Vapor Willie e Ursinho Pooh entraram nesta condição jurídica em que os criadores das obras não possuem mais direitos sobre suas criações.
Desta forma, qualquer pessoa é capaz de reutilizar, desde história até visuais, como inspiração, referência, adaptação ou cópia para suas próprias produções sem a necessidade de pagar pelo uso de imagem.
Essa situação criou uma verdadeira dor de cabeça para a equipe legal do estúdio. Ao cair em domínio público, é praticamente impossível para a Walt Disney impedir o lançamento desses filmes ou, pelo menos, processar pelo uso indevido dos personagens.
Outro detalhe importante é que, apesar do sucesso de histórias como a de Cinderela e Pinóquio ser atribuído a Disney, o direito destes personagens nunca foi exclusivo do estúdio. Pelo contrário, Cinderela, por exemplo, é uma criação de Charles Perrault, enquanto Pinóquio, é de Carlo Collodi.
Em outras palavras, apenas personagens como o Mickey, criados exclusivamente pela e para a Walt Disney, podem ter seus direitos revistos pela empresa. É por esse motivo que os filmes inspirados pelo “rato” são atribuídos apenas ao curta O Vapor Willie, uma vez que o personagem que conhecemos e representa a marca Disney apenas foi desenvolvido e protegido legalmente mais tarde.
Aproveite e conheça todas as redes sociais do NerdBunker, entre em nosso grupo do Telegram e mais - acesse e confira.