O Oscar 2019 trouxe uma grande diferença: essa foi a primeira vez desde 1987 que a cerimônia não teve um apresentador. Entretanto, parece que essa ausência se refletiu nos números de maneira positiva - ou ao menos é o que indicam os relatórios parciais de audiência.
De acordo com o Deadline, o resultado parcial aponta que a 91ª edição do prêmio teve uma audiência 14,3% maior que o ano anterior, quando teve apresentação de Jimmy Kimmel. Essa pode ser a primeira vez desde 2014 que o evento não teve uma queda no número de espectadores e pode ser comparável aos números de 2016.
Para contextualizar: em 2018, 26,5 milhões de pessoas assistiram à cerimônia. Em 2017, o número era de 32,9 milhões. 2016 teve 34,4 milhões e 2015 alcançou 37,7 milhões de pessoas. A melhor audiência dos anos recentes foi em 2014, com 43,7 milhões.
Apesar de o crescimento na audiência ser animador para os organizadores, especialmente considerando que a transmissão estava competindo por público com o final da terceira temporada de True Detective e o novo episódio de The Walking Dead, é importante enfatizar que a contagem ainda não foi concluída em todo o território americano.
Em breve os números finais devem ser divulgados e saberemos se a cerimônia sem apresentador foi mesmo um sucesso.