Junji Ito se tornou um dos grandes nomes dos mangás de terror. Criador de histórias aterrorizantes, o artista é responsável por uma boa quantidade de pesadelos em leitores ao redor do mundo todo. Horror este amplificado graças a filmes, animes e séries que adaptam sua obra.
O mestre do terror ganhou hoje (19) uma nova adaptação. Chamado Junji Ito: Histórias Macabras do Japão, o anime da Netflix promete dar nova vida a algumas das histórias mais famosas do mangaká. Um feito que não é inédito, considerando que faz 25 anos que um dos grandes clássicos de Ito virou filme live-action.
Pensando nisso, reunimos abaixo uma lista completa com as adaptações dos mangás de terror de Junji Ito em filmes, animes e séries de TV. Como muitas das obras sequer chegaram ao Brasil oficialmente, alguns dos itens trazem o título em inglês. Confira abaixo:
1 - Tomie

É famosa a história de que Junji Ito deu início à carreira nos mangás com a história de Tomie, a maligna e aterrorizante jovem que não morre. Nada mais justo que a própria personagem fosse a primeira criação do escritor a chegar aos cinemas.
Lançado em 1998, o filme Tomie começa com a investigação de uma misteriosa epidemia de suicídios e enlouquecimento que tomou conta de colegas e professores da personagem-título, assassinada meses antes. Esse foi o início de uma longa franquia cinematográfica, que atualmente conta com nove filmes – incluindo prelúdios e reboots.
- Tomie (1998)
- Tomie: Another Face (1999)
- Tomie: Replay (2000)
- Tomie: Re-birth (2001)
- Tomie: The Final Chapter -Forbidden Fruit- (2002)
- Tomie: Beginning (2005)
- Tomie: Revenge (2005)
- Tomie vs Tomie (2007)
- Tomie Unlimited (2011)
2 - Uzumaki (2000)

Enquanto Tomie ganhava continuações, outra história de Junji Ito acabou chegando aos cinemas. Baseada em uma das obras-primas do autor, Uzumaki acompanha uma cidade vítima de uma maldição ligada a uma verdadeira obsessão por espirais.
Apesar das críticas mistas, Uzumaki recebeu elogios por traduzir a tensa atmosfera do original, em especial pela parte visual. Lançado em dobradinha com Tomie: Replay no Japão, o filme chegou a ser exibido nos EUA. Vale lembrar que, por ter sido produzido antes da conclusão do anime, o longa conta com um final diferente.
Em 2019 o Adult Swim (Rick and Morty) e a Production I.G (Ghost in the Shell) anunciaram uma adaptação de Uzumaki para anime. Após diversos atrasos, a série ainda não foi lançada e não há previsão para a estreia.
3 - Kakashi (2001)

Kakashi (Espantalho, em tradução livre) conta a história de Kaoru, uma jovem que vai até a isolada vila de Kozukata em busca do irmão Tsuyoshi. Mal recebida pelos moradores, ela descobre que chegou na época do Festival dos Espantalhos, evento macabro que coloca sua vida em risco.
4 - Love Ghost (2001)

Love Ghost (Amor Fantasma, em tradução livre) acompanha Midori, jovem que volta a morar na cidade onde cresceu. Atormentada por pesadelos e acontecimentos chocantes na escola, ela cruza o caminho de um vidente misterioso e sobrenatural.
O filme adapta uma das histórias presentes no mangá Lovesickness, premiado no Eisner, importante reconhecimento das HQs nos EUA.
5 - The Groaning Drain (2004)

The Groaning Drain (O Ralo que Geme, em tradução livre) é uma das mais obscuras adaptações de Junji Ito. Dirigido por Ataru Oikawa, que comandou vários filmes de Tomie, o longa é uma comédia sombria focada em um ralo que engole pessoas. Se a premissa parece estranha, saiba que a produção dobra a aposta e ainda conta com números musicais.
6 - Tomio (2011)

Tomio conta a história de um rapaz que acredita estar com a cabeça decepada e separada do corpo após uma visita, no mínimo, complicada a uma vidente. Além de criar a história original, Junji Ito arregaçou as mangas e comandou o filme, que figura como seu único crédito de direção na carreira.
7 - Gyo: Tokyo Fish Attack (2012)

Em Gyo, o Japão é atacado por cardumes de peixes que conseguem chegar à superfície com a ajuda de bizarras pernas mecânicas parecidas com patas aracnídeas. Nesse contexto, o anime acompanha a jovem Kaori e os amigos lutando para sobreviver ao ataque de peixes, tubarões e lulas assassinos. Produzido pela Ufotable, o OVA marcou a primeira adaptação de uma obra de Ito para os animes.
8 - Junji Ito Collection (2018)

Anos após o lançamento de Gyo, algumas histórias de Junji Ito foram adaptadas pelo Studio Deen no anime Junji Ito Collection. Lançado em 2018, o título trouxe alguns dos mais famosos personagens do autor, como Tomie e Souichi, o garoto que acredita ter o poder de lançar maldições. Ao mesmo tempo, a animação recontou as histórias que inspiraram vários filmes dessa lista, como Kakashi e Love Ghost.
9 - Junji Ito: Histórias Macabras do Japão (2023)

Em junho de 2022, a Netflix anunciou a produção de um novo anime baseado na obra do autor. O Studio Deen ficou encarregado novamente de trazer 20 das mais famosas histórias do escritor para animação. Além do retorno de Tomie e Souichi, a produção traz contos famosos como Balões Enforcadores e O Invasor.
10 - Filmes para a TV

Além do cinema e dos animes, a televisão também caiu de amores por Junji Ito. Inclusive, é possível dizer que sua primeira adaptação em live-action aconteceu na televisão. A série Dramadas lançou em 1992 um episódio chamado The Fearsome Melody (A Temível Melodia, em tradução livre), sobre um disco amaldiçoado.
Desde então, foram vários os filmes para a TV produzidos com base na obra do autor. Alguns deles são Gravemarker Town, The Face Burglar, The Hanging Balloons, Long Dream e Oshikiri, todos de 2000.
Menção honrosa: Marronnier (2002)

Marronnier conta a história de Marino, uma jovem muito apegada a uma boneca que foi secretamente criada por um inventor capaz de transformar seres humanos em bonecas de cera. As coisas se complicam quando o assistente do criador passa a perseguir a jovem e seus amigos em um verdadeiro pesadelo.
Frequentemente citado como adaptação de Junji Ito, a obra é vagamente inspirada em histórias como do autor com temática de brinquedos macabros. Porém, ele foi produtor supervisor, ficou responsável pelo design da boneca e até fez uma aparição especial.