Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Hayao Miyazaki discursa sobre Isao Takahata durante memorial no Museu da Ghibli
Filmes

Hayao Miyazaki discursa sobre Isao Takahata durante memorial no Museu da Ghibli

Os dois tiveram uma amizade duradoura e foram fundadores da Studio Ghibli

Tayná Garcia
Tayná Garcia
16.mai.18 às 15h32
Atualizado há quase 7 anos

No mês passado, o diretor Isao Takahata — um dos gênios por trás do Studio Ghibli, logo ao lado de Hayao Miyazaki, com quem cultivou uma amizade duradoura e uma rivalidade criativa — morreu aos 82 anos.

E ontem (15), o Museu do Studio Ghibli foi palco para o memorial de Takahata, e Miyazaki discursou sobre sua amizade com o diretor, contanto histórias emocionantes sobre os dois.

Usando o apelido "Paku-san" — que Miyazaki deu para Takahata porque ele comia muito rápido quando eles trabalhavam na Toei Animation ("paku-paku" é o som de mastigar no Japão) —, o diretor lembrou a primeira vez que os dois conversaram: foi em um ponto de ônibus, há 55 anos, e Isao foi quem puxou papo.

Eu sempre pensei que Paku-san viveria até seus 95 anos, mas, infelizmente, ele morreu. Isso me fez pensar que meu tempo também é limitado. [...] Nove anos atrás, recebemos [ele e Toshio Suzuki] uma ligação do médico dizendo para a gente ajudar Takahata a parar de fumar. E então, Paku-san realmente parou de fumar.

Takahata morreu de câncer no pulmão, e seu vício em cigarros foi um dos motivos que fizeram o diretor se afastar do Studio Ghibli.

Miyazaki finalizou seu discurso, com lágrimas nos olhos, agradecendo Takahata por ter conversado com ele no ponto de ônibus, 55 anos atrás.

O discurso completo pode ser assistido logo abaixo:

Miyazaki e Takahata se conheceram quando trabalhavam na Toei Animation, há 55 anos, e cultivaram uma forte amizade desde então — conheça a carreira de Isao.

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais