Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Sindicato dos EUA vai barrar filiação de quem promover lançamentos durante greve de atores
Filmes

Sindicato dos EUA vai barrar filiação de quem promover lançamentos durante greve de atores

Regras valem especialmente para influenciadores digitais

Saori Almeida
Saori Almeida
18.jul.23 às 12h52
Atualizado há quase 2 anos
Sindicato dos EUA vai barrar filiação de quem promover lançamentos durante greve de atores
Sweat/Lava Films/Reprodução

Intensificando a pressão da greve dos atores de Hollywood, o sindicato SAG-AFTRA divulgou novas regras relacionadas à paralização e ao envolvimento de influenciadores digitais na promoção de filmes e séries.

De acordo com as determinações atualizadas, qualquer influenciador digital que trabalhar na divulgação de produções para TV e cinema durante a greve terá sua sindicalização pelo SAG-AFTRA barrada. Ou seja, mesmo que o influencer não seja membro do sindicato nesse momento, ele não poderá se filiar no futuro, caso promova qualquer obra para as telonas ou streaming neste momento.

“Qualquer não-membro que pretenda uma futura adesão ao SAG-AFTRA, mas realize trabalho ou serviços cobertos para uma empresa atingida pela greve, não será admitido como membro do SAG-AFTRA. [...] Os influenciadores devem abster-se de postar nas mídias sociais sobre qualquer obra publicada, independentemente de estarem postando organicamente ou de forma paga.”

Além disso, participar de eventos como representante de grandes estúdios, plataformas e emissoras também está proibido.

"Você não pode participar de convenções como a Comic-Con em nome de, ou para promover, empresas contra as quais estamos em greve - isso inclui aparições, painéis, encontros com fãs, etc., envolvendo trabalhos paralisados. É permitido participar de convenções de maneiras totalmente independentes de personagens relacionados a trabalhos paralisados ou de patrocínios de empresas atingidas pela greve."

Apesar das decisões mencionadas acima, o sindicato dos atores de Hollywood "abriu uma exceção" para os influenciadores que já possuíam contratos de trabalho para divulgar filmes e séries. De acordo com o site oficial da greve:

“Se um influenciador já estiver sob contrato para promover o trabalho atingido pela greve, ele deve cumprir sua obrigação de trabalho.”

Também fica esclarecido que influenciadores ainda podem buscar e manter acordos de parceria com marcas comerciais.

Durante a greve, os atores sindicalizados de Hollywood não podem aparecer em eventos e nem promover suas obras, como em entrevistas, podcasts, programas de TV e eventos de estreia. O principal ponto de protesto é a disputa sobre o pagamento dos “residuals”, ou “valores residuais” — ou seja, há a exigência de condições de pagamento mais justas aos artistas, especialmente na era do streaming. Outra questão é o uso de Inteligência Artificial em filmes e séries.

No caso das estrelas, caso a greve seja desrespeitada, "as penalidades para tais violações podem incluir censura, repreensão, multa, suspensão e/ou expulsão".


Fique de olho por aqui para mais atualizações sobre as greves de atores e roteiristas de Hollywood. Aproveite e siga o NerdBunker nas redes sociais TwitterInstagram e TikTok.

Fonte: Deadline, SAG-AFTRA

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais