Five Nights at Freddy’s enfim chegou aos cinemas brasileiros! Adaptação dos populares games de terror de Scott Cawthon, que dominaram a internet ao longo da última década, o filme vem repleto de referências para os vários fãs assíduos da saga.
Listamos alguns dos muitos easter eggs de Five Nights at Freddy’s - O Pesadelo Sem Fim abaixo!
- Five Nights at Freddy's abraça a ideia de "filme para fãs" | Crítica
- Five Nights at Freddy's estreia com 30% de aprovação no Rotten Tomatoes
[Cuidado! Spoilers de Five Nights at Freddy’s abaixo]
1 - Dispositivo de tortura

O dispositivo de tortura é algo que já foi cogitado antes nos jogos de Five Nights at Freddy's, mas só agora foi resgatado de projetos cancelados direto para o longa.
2 - Despertador

A forma como a hora é mostrada, com os números em tela preta, juntamente com o horário específico, são uma referência à forma que as noites começam e acabam nos jogos — em que o objetivo é sobreviver madrugada adentro até as 6h.
3 - Perspectiva dos sustos

4 - Game Theory

No início da trama, por exemplo, quando uma parente de Mike discute em uma cafeteria com alguns outros personagens, o garçom é vivido por ninguém menos que MatPat, o youtuber por trás do popular canal Game Theory. O influenciador tem algumas falas e ainda solta seu popular bordão: “But that’s just a theory” (“Mas isso é só uma teoria”, em português), que usa para encerrar os vídeos.
Ao longo de uma década, MatPat foi responsável por explorar a vasta mitologia de Five Nights at Freddy’s em vários vídeos de fácil compreensão, que até foram usados como pesquisa para o filme pelo produtor Jason Blum. Em entrevista ao NerdBunker, a diretora Emma Tammi falou sobre o impacto do youtuber na produção:
“Sabíamos que as participações especiais significariam muito para os fãs e realmente ficamos honrados em tê-los no set para fazer parte do filme. Acho que eles se sentiram da mesma forma. Nos divertimos muito nos dias em que eles estiveram lá.MatPat interpreta um garçom em uma cena em uma lanchonete. Ele esteve lá no primeiro dia de filmagem. Nosso primeiro dia foi a cena do restaurante, então ele deu uma animada no elenco e na equipe! Ele basicamente passou a mensagem de que ‘todos os fãs estão esperando pelo filme e estamos entusiasmados!’.
Aquilo foi uma ótima explosão de energia para começar as filmagens.”
5 - As Crianças Desaparecidas

O responsável por esse terror é o homem chamado William Afton, criador do restaurante onde se passa a trama — além de maníaco que raptou e assassinou mais de uma dúzia de crianças. O filme adapta o ocorrido, mas o leva para os anos 1990 com um direcionamento um pouco diferente dos jogos. No longa, a situação ainda cria uma conexão pessoal para o protagonista Mike, que teve seu irmão pequeno raptado por Afton no passado.
6 - O destino das crianças

Nos jogos, isso se conecta com a explicação dada para a origem dos animatrônicos possuídos, já que os corpos das crianças foram colocados dentro dos robôs. De alguma forma, a alma das vítimas se fundiu com as máquina em uma coisa só. O filme segue a mesma lógica, de certa forma, e adapta vários dos minigames que expandem a história das crianças, em que as almas perdidas buscam uma forma de se vingar de Afton para se libertarem.
7 - Mordida de 1983

Nos jogos, a Mordida de 1983 é quando a Criança Chorona (que não tem nome até hoje, mas é uma Afton) é colocada dentro da boca do Golden Freddy pelo irmão mais velho. O animatrônico acaba fechando a mandíbula, e a criança tem a cabeça esmagada, morrendo no dia do seu aniversário.
No longa, a referência a esse evento acontece quando Max entra na Freddy Fazbear's Pizarria para encontrar o irmão, que estava demorando para vandalizar o ambiente. Após seguir uma criança suspeita, ela se aproxima muito do animatrônico Freddy (que apareceu de alguma forma) e é puxada para dentro do urso. Nas sombras da parede, por fim, é possível ver que a menina tem a parte superior do corpo completamente "comida" após uma mordida.
8 - Vanessa

Destaque nos recentes Five Nights at Freddy's: Help Wanted (2019) e Five Nights at Freddy's: Security Breach (2021), a Vanessa dos jogos é a segurança noturna do complexo de entretenimento Pizzaplex, que precisa caçar o jogador que invadiu o local durante a noite, invertendo os papéis. A personagem também tem forte ligação com Vanny, a coelha assassina seguidora de William Afton que antagoniza FNAF 9 (Porém, se Vanny e Vanessa são a mesma pessoa, ainda está em debate entre os fãs).
Além de tudo isso, vale lembrar que William Afton realmente tem uma filha, mas que se chama Elizabeth nos games. A história d'A Garotinha, como também é chamada, é explorada, principalmente, em Five Nights at Freddy's: Sister Location.
9 - O taxista do Youtube

10 - “It's Me”
Durante uma cena mais tensa do longa, é possível ver a inscrição “IT’S ME” (ou “Sou eu”, em tradução livre) escrita na parede. É uma pequena referência ao jogo, que também traz a frase macabra em determinados momentos e alucinações bizarras, com o propósito de deixar o jogador desconfortável.
11 - Minigames no fliperama

Dentro dos títulos principais ou publicados separadamente na internet, Five Nights at Freddy’s teve diversos jogos paralelos com mecânicas e gráficos simples ao estilo Atari, mas que traziam partes fundamentais da mitologia desse universo.
12 - Spring Bonnie

Tanto nos jogos quanto no longa, Afton cometeu seus vários crimes usando um disfarce de coelho amarelo, que é um híbrido de roupa e animatrônico conhecido como Spring Bonnie em seu estado original.
13 - Piscina de Bolinhas

O acontecimento é uma grande referência à história Into de Pit, em inglês, que inicia a série de livros Five Nights at Freddy's: Fazbear Frights.
O conto expande a mitologia de terror criada por Scott Cawthon, sendo protagonizado por uma criança chamada Oswald, o animatrônico assassino Spring Bonnie e uma piscina de bolinhas que permite viajar no tempo.
14 - “I always come back!”

A frase é o mesmo bordão do antagonista nos games, e o filme ainda faz outra referência ao papel do vilão ao deixar entendido que Afton não morreu. Nos games, sua versão de roupa destruída e apodrecida é chamada de Spring Trap, que carrega os restos mortais do maníaco. Assim, caso uma continuação seja aprovada, é possível que o serial killer retorne como prometeu.
Além disso, toda a cena final com os animatrônicos e o vilão é uma bem-vinda adaptação de um memorável minigame de FNAF 3, que mostra a morte do homem roxo dentro da roupa de Spring Bonnie.
15 - Baby ou Ella?

A presença da boneca pode ser uma referência a animatrônica Circus Baby, que apareceu pela primeira vez na franquia em Five Nights at Freddy's World, no início de 2016. Alguns meses depois, ela se tornou uma das personagens principais de FNAF: Sister Location.
Vale mencionar que o nome "Abby" também pode ser considerado um anagrama para "Baby", mas a conexão de pontos e criação de teorias fica por conta dos fãs.
A segunda opção é que a animatrônica em que Abby quase entra é uma referência à Boneca Ella, que foi um dos brinquedos criados por Henry Emily para sua filha, Charlotte. Tais personagens não apareceram no filme, mas são fundamentais para a história dos jogos.
A Boneca Ella também tem uma "segunda versão", que é o principal terror de uma das histórias do livro Five Nights at Freddy's: Fazbear Frights #3.
16 - Sparky the Dog

Sparky seria um sexto animatrônico, escondido no primeiro game, que nunca chegou a ser apresentado de fato. Mais tarde foi revelado que o cachorro era uma invenção de alguns usuários da internet de 2014, que manipularam imagens. Mas a menção honrosa aconteceu na produção da Blumhouse.
Sparky the Dog aparece duas vezes no filme. A primeira é quando a babá Max entra na pizzaria para procurar o irmão (que já havia sido atacado pelos animatrônicos), e a segunda é quando Mike foge, machucado, do seu local de trabalho. Em ambas as situações, a roupa de Sparky está encostada na parede.
Além disso, a cafeteria Sparky's Coffee Shop, onde a tia de Mike e seus cúmplices bolam todo o plano para invadir a Freddy Fazbear's, reforça a referência ao animatrônico que nunca existiu de verdade.
Outra possibilidade é que o animatrônico canino faz referência a Fetch, antagonista de uma das histórias do livro Five Nights at Freddy's: Fazbear Frights #2.
17 - Puppet
Por fim, um easter egg que surgiu na subida dos créditos - literalmente - foi uma mensagem secreta soletrada, bem ao estilo do minigame "Save Them" (Salve-os, em português), de Five Nights at Freddy's 2. Originalmente, a cena acontece em 1987, com o jogador seguindo Puppet enquanto a mensagem é soletrada, espaçadamente, na gameplay. A personagem mencionada não chegou a participar, de fato, do longa, mas tem grande importância no universo dos jogos e pode surgir em uma possível sequência.
A cereja no bolo é que a música My Grandfather's Clock, de Henry Clay Work, também é ouvida durante os créditos. A faixa é o tema de Puppet, que toca na jogatina quando a personagem está prestes a dar um susto.
Five Nights at Freddy’s está atualmente em cartaz nos cinemas brasileiros.
*Matéria feita em parceria com Saori Almeida