A estreia de The Last Screenwriter, filme com roteiro criado totalmente por inteligência artificial, foi cancelada em um cinema do Reino Unido. A história da produção surgiu através do ChatGPT 4.0 — o que resultou em uma onda de críticas.
- Inteligência artificial e direitos autorais: quem é o dono da criação?
- George Lucas diz que IA é "inevitável" e defende regulamentação
A produção em questão seria lançada no domingo (23), pelo Cinema Prince Charles, localizado na região turística West End de Londres. No entanto, a equipe do local anunciou, pelas redes sociais, que a exibição não acontecerá mais.
A justificativa para a decisão é que cerca de 200 reações após o anúncio do filme destacaram "a forte preocupação do público sobre o uso da IA no lugar de um roteirista".
"Ontem postamos sobre um evento de contratação privada que aconteceria no próximo fim de semana, apresentando um projeto cujo roteiro foi escrito por IA. O cliente informou à equipe que se tratava de um 'experimento de produção cinematográfica' de um cineasta que esperava participar da discussão sobre IA e o impacto negativo dela nas artes. O conteúdo do filme refletia isso, então a equipe de contratação aceitou a reserva.Os feedbacks que recebemos nas últimas 24 horas, depois que anunciamos o filme, destacou a forte preocupação de muito do nosso público sobre o uso de IA no lugar de um humano, o que está ligado a um problema mais amplo dentro da indústria.
Como resultado disso, decidimos não prosseguir com a exibição. Nossa decisão está enraizada em nossa paixão por filmes e em ouvir aqueles que apoiam o que fazemos.”
The Last Screenwriter é um longa suíço, estrelado por Nicholas Pople e dirigido por Peter Luisi. A história acompanha um roteirista de sucesso que experimenta uma ferramenta IA — a qual "não só corresponde as suas habilidades, mas até o supera em empatia e compreensão das emoções humanas”.
Vale ainda acrescentar que o diretor do projeto afirmou que uma sessão privada de The Last Screenwriter para a equipe de produção e elenco ainda acontecerá em Londres. Ao Daily Beast, Luisi também defendeu a obra criada por inteligência artificial, que será lançada online gratuitamente em 11 de julho:
“Já foram feitos tantos filmes do estilo ‘homem versus máquina’. Em todos eles, um humano imaginou como seria o cenário. Esse, por outro lado, é como o primeiro longa no qual a IA fantasia o que acontece. [...] Acho que as pessoas não conhecem o suficiente sobre o projeto. Tudo o que ouvem é 'o primeiro filme escrito inteiramente por IA' e imediatamente vêem o inimigo. A raiva é jogada contra nós. Mas sinto que o filme não está dizendo ‘é assim que deveria ser’. [...] Se os roteiristas reservarem um tempo para assistir ao filme, ler sobre o processo e o motivo por que o fizemos, não consigo imaginar que eles nos condenariam.”
Além do lançamento gratuito online, o roteiro de The Last Screenwriter deve ser disponibilizado para download junto de arquivos que mostram como o processo de criação no ChatGPT foi realizado.
Fique de olho por aqui para mais atualizações. Aproveite e conheça todas as redes sociais do NerdBunker, entre em nosso grupo do Telegram e mais – acesse e confira.
Fonte: The Guardian, The Daily Beast