Saindo de Blade Runner 2049, que não foi lá muito bem nas bilheterias, Denis Villeneuve já está focado em seu próximo sci-fi, Duna.
Mais do que isso, em uma série de entrevistas (via ComicBook), o próprio diretor diz que está completamente focado em seu próximo projeto – e fala sobre as características que mais gosta dos livros.
É uma história que ficou presa em mim imediatamente. Eu acredito que a cultura criada por Frank Herbert era um retrato tão forte do mundo de hoje. A maneira que explora a relação entre religião e política, recursos naturais, o ecossistema. É muito, muito inspirador. É de longe uma das melhores sagas que eu já li. Isso desencadeia sonhos muito antigos em mim, então estou tentando trazer de volta esses sonhos para a minha consciência.
Além disso, o diretor reitera que Duna tem seu total foco no momento – e ele está tão obcecado com isso, que anda até tendo até sonhos sobre isso.
Eu estou totalmente focado em Duna agora. Obcecado – eu sonho sobre isso o tempo todo. Eu não sei se será possível, se eu realmente farei o filme. Eu não sei se eles vão concordar com o meu roteiro, não sei dizer. Talvez em seis meses eu esteja desempregado, mas por enquanto eu estou sonhando com Duna.
Duna já foi adaptado para as telonas em 1984, com direção de David Lynch e com Kyle MacLachlan no papel principal. A história acompanha Paul Atreides e sua família, que toma o controle do planeta Arrakis. Os cidadãos do lugar passam a contestar a influência dos novos governantes e então uma trama que trata de política, religião e a relação do homem com a natureza passa a se desenrolar.