O Oscar 2020 teve os seus indicados nesta segunda-feira (13) e a produção brasileira Democracia em Vertigem, da diretora Petra Costa, está concorrendo a Melhor Documentário na premiação.
Conheça melhor o filme que pode se tornar o primeiro a trazer a estatueta para o Brasil.
Sobre o que fala?

Lançado em 19 de junho de 2019, o filme mostra a visão pessoal da diretora sobre o processo de impeachment que tirou a então presidente Dilma Rousseff do cargo, em 2016. O documentário mistura a história pessoal de Petra Costa e a trajetória política que o Brasil seguiu depois do afastamento da governante.
A história mostra desde o primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003, passando pelos protestos de 2013, a Operação Lava Jato, e a ascensão de Jair Bolsonaro à presidência.
Quem é Petra Costa?

Petra Costa é uma cineasta brasileira, nascida em Belo Horizonte, e além de Democracia em Vertigem, também dirigiu Olhos de Ressaca (2009), Elena (2012) e Olmo e a Gaivota (2015). A diretora é participante da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood desde 2018.
Ela comemorou a indicação ao Oscar 2020 por meio de uma publicação em seu Instagram pessoal e frisou a sua opinião sobre importância do filme para o atual cenário político.
Veja o texto abaixo.
Contra quem ele está concorrendo?
Democracia em Vertigem está na disputa pelo prêmio de Melhor Documentário no Oscar 2020 ao lado de For Sama, The Cave, Honeyland, e Indústria Americana (filme da Netflix produzido por Barack e Michele Obama).
Reconhecimento mundial

O documentário tem sido muito elogiado por crítica e público ao redor do mundo. Ele tem 96% de aprovação no Rotten Tomatoes e também entrou para a lista de melhores filmes de 2019 do New York Times.
Democracia em Vertigem estreou no Festival de Sundance, em janeiro de 2019 e foi indicado ao Critics' Choice Documentary Awards, ao Gotham Awards e ao IDA Documentary Awards.
Onde assistir?
Democracia em Vertigem está disponível na Netflix