2025 começou triste para os amantes do cinema, pois a sétima arte perdeu um de seus maiores mestres na figura de David Lynch.
- David Lynch, diretor de Twin Peaks e mais, morre aos 78 anos
- Os lançamentos de filmes que queremos ver nos cinemas em 2025
Visionário, gênio, voz ímpar de uma geração inteira e merecedor de todos os adjetivos possíveis, o cineasta imprimiu uma marca única no cinema e na TV ao longo de uma carreira de mais de cinco décadas até sua morte, nesta quinta-feira (16).
Abaixo, o NerdBunker reuniu oito produções que traçam um panorama da produção de Lynch ao longo dos anos, explorando os diferentes lados do cineasta e por que sua influência será eterna:
1- Twin Peaks (1990-1991, 1992, 2017)

Quando se pergunta sobre as obras favoritas de David Lynch, é quase certeza que se ouvirá uma resposta diferente de cada pessoa, mas uma quase unanimidade é que Twin Peaks é o grande projeto que alçou Lynch ao topo dos grandes realizadores.
A série foi exibida originalmente por duas temporadas entre 1990 e 1991, e mudou o jeito de se fazer televisão ao introduzir o mistério de “Quem matou Laura Palmer?”. Mas, muito além da investigação policial, a série apresentou tramas surrealistas e um clima de mistério que até hoje é influência para outras produções do meio.
Twin Peaks teve uma continuação/prelúdio com o filme Os Últimos Dias de Laura Palmer, de 1992, e uma terceira temporada em 2017, com boa parte do elenco de volta.
- Onde assistir: As duas primeiras temporadas de Twin Peaks estão disponíveis no Mercado Play, enquanto o filme está na MUBI
2- Veludo Azul (1986)

Antes de mergulhar em Twin Peaks, Lynch já abordara os efeitos de um assassinato numa cidade pacata em Veludo Azul. Estrelado pelo mesmo Kyle MacLachlan da série, o filme acompanha um jovem em meio a uma estranha e perigosa trama de crime e desejo, com muito da identidade visual que acompanhou o trabalho do cineasta ao longo dos anos.
3- Cidade dos Sonhos (2001)

Outro grande favorito dos fãs, a trama mistura sonho e pesadelo num conto de fadas moderno, com Naomi Watts no papel de uma aspirante a atriz no meio do mundo de ganância e luxúria de Hollywood. A vida da jovem ganha tornos ainda mais sinistros quando ela decide ajudar outra mulher sem lembrança da própria identidade.
- Onde assistir: MUBI e Apple TV (aluguel digital)
4- Estrada Perdida (1997)

O tema de dupla identidade é outra constante no trabalho de David Lynch, e a base da trama do tenso Estrada Perdida.
No filme, o astro Bill Pullman (Independence Day) interpreta um homem acusado de assassinar a esposa, com um pequeno detalhe: ele não lembra se de fato cometeu o crime ou não. Para deixar tudo ainda mais surreal, o homem literalmente se transforma em outra pessoa (Balthazar Getty) antes de encarar a cadeira elétrica.
- Onde assistir: MUBI e Reserva Imovision
5- Duna (1984)

Antes da duologia épica de Denis Villeneuve, as intrigas espaciais do mundo de Frank Herbert chegaram aos cinemas pelas mãos de David Lynch. O cineasta não escondia a insatisfação com o resultado final do longa, mas ainda assim, o filme foi a única representação da jornada de Paul Atreides na telona por bons anos.
- Onde assistir: Looke, Oldflix
6- Uma História Real (1999)

Engana-se quem pensa que o mundo de David Lynch girava em torno de crime e mistério. O cineasta fez até um filme para a Disney, com o emocionante Uma História Real. O longa acompanha a jornada de um idoso que parte numa viagem cruzando os EUA a bordo de um trator para fazer as pazes com o irmão antes da morte.
7- O Homem Elefante (1980)

O primeiro trabalho de maior destaque de David Lynch na telona (depois do cultuado Eraserhead, sucesso no circuito alternativo), também explora uma emocionante história real. O filme tem John Hurt no papel de um homem severamente desfigurado, enfrentando o preconceito da sociedade.
- Onde assistir: MUBI e Apple TV (aluguel digital)
8- Os Fabelmans (2022)

Como se dirigir alguns dos maiores clássicos da TV e do cinema fosse pouco, David Lynch também arrumou tempo para atuar em diversas produções, incluindo o filme semi autobiográfico de Steven Spielberg.
Lynch deu vida ao lendário cineasta John Ford, um dos responsáveis por acender a paixão pela arte no jovem Spielberg, numa aparição curta, mas memorável, e que vai te ensinar de vez o que torna um filme interessante ou não.
- Onde assistir: Prime Video
Siga de olho no NerdBunker para mais novidades. Aproveite e conheça todas as redes sociais da gente, entre em nosso grupo do Telegram e mais - acesse e confira.