O Movimento Dublagem Viva anunciou, na última sexta-feira (03), que uma série de empresas aderiu a uma cláusula especial em contratos de trabalho, voltada para a proteção contra o uso de inteligência artificial (IA) no setor de dublagem no Brasil.
- Dubladores brasileiros fazem campanha para regulamentação de IA
- Crunchyroll confirma testes com uso de inteligência artificial para legendas
Na lista, estão grandes organizações de jogos, filmes, animes e mais, como Crunchyroll, Sony, Toei, Hasbro, Amazon Games, CD Projekt Red, Riot Games e Lionsgate. Marcas que ainda estão no processo de negociação de tal cláusula incluem Apple, Disney, NBC Universal, Paramount e Warner.
Desde o início do ano, dubladores e instituições têm intensificado pedidos pela regulamentação da inteligência artificial no mercado em questão. No site oficial do Dublagem Viva, é explicado que o objetivo principal não é erradicar a IA do meio de dublagem, mas impor regras à utilização, de forma que não prejudique profissionais humanos.
E vale lembrar que a utilização de inteligência artificial foi um dos grandes pontos de discussão durante as recentes greves de roteiristas e atores de Hollywood. Não suficiente, o mercado de jogos eletrônicos também entra nessa luta.
- Sindicato dos atores e estúdios de Hollywood resolvem impasse com IA
- Sindicato de Atores fecha acordo sobre uso de vozes com IA em games
O movimento Dublagem Viva conta com o apoio de instituições globais, como o Sindicato de Actores de Voz y Voice Talents de Madrid (NAVTA), a National Association of Voice Actors (Nava) e a Organización de Voces Unidas (OVU).
Fique ligado por aqui para mais atualizações. Aproveite e conheça todas as redes sociais do NerdBunker, entre em nosso grupo do Telegram e mais – acesse e confira.
Fonte: Dublagem Viva (X/Twitter)