Coringa: Delírio a Dois finalmente revelou o primeiro trailer e isso foi o suficiente para ligar as antenas dos leitores de histórias em quadrinhos. Apesar de o diretor Todd Phillips insistir que sua versão não adapta as HQs do Batman e da DC, é possível encontrar vários paralelos entre a prévia da nova produção e os quadrinhos.
- Coringa: Delírio a Dois tem música e loucura em primeiro trailer
- Coringa 2 e mais: Os filmes mais aguardados de 2024
Afinal de contas, antes de Joaquin Phoenix e Lady Gaga darem vida aos personagens, eles protagonizaram histórias que envolvem alguns dos grandes elementos do filme, como casamento, julgamento e mais.
Pensando nisso, reunimos abaixo 6 momentos de Coringa: Delírio a Dois que parecem saídos direto das HQs.
1- Romance no Arkham

Um dos destaques de Coringa: Delírio a Dois é o romance entre Coringa e Arlequina, que começa no Asilo Arkham. Esse simples conceito já faz jus aos quadrinhos, que contam que esse estranho relacionamento surgiu quando a Arlequina, chegou ao sanatório mais famoso de Gotham para estudar criminosos ainda sã e como a Doutora Harleen Quinzel. Porém, o Palhaço do Crime acaba seduzindo a jovem e colocando-a-no caminho do caos e da destruição.
Apesar de a Arlequina ter surgido nas animações, a origem dela e do namoro com o Coringa só foram reveladas na premiada HQ Batman: Louco Amor (1994), que depois foi adaptada em um episódio da série As Novas Aventuras do Batman.
A HQ Batman: Louco Amor foi publicada pela Panini. Já a série As Novas Aventuras do Batman está indisponível para streaming no Brasil.
2- O terno branco do Coringa

Outro elemento do filme que parece ter saído direto das HQs é o terno branco do Coringa. A imagem lembrou imediatamente os fãs dos quadrinhos de Batman: O Cavaleiro das Trevas (1986), clássico absoluto dos quadrinhos escrito e desenhado por Frank Miller.
Na história, o vilão aparece vestindo um terno branco durante uma aparição ao vivo em um programa de auditório TV que termina com a morte de todos os presentes. Considerando que algo parecido acontece no primeiro filme do Coringa de Joaquin Phoenix, não é de se estranhar que a referência esteja de volta.
A HQ Batman: O Cavaleiro das Trevas foi publicada recentemente pela Panini.
3- Arlequina noiva

O trailer indica que o Coringa está vestindo um terno branco para uma espécie de casamento com a Arlequina, que aparece vestida de noiva. Dado o visual surrealista desse momento, não é possível cravar que eles vão realmente trocar alianças, mas o mero sonho com esse evento é relativamente comum nas HQs.
Na já citada Louco Amor, a jovem aparece sonhando com uma vida a dois, com direito a filhos e tudo. Depois, o matrimônio quase aconteceu em Batman Adventures #16, em que a Arlequina faz o Coringa acreditar que recebeu uma herança e, por interesse, o vilão não só a pede em casamento, como ainda sequestra um cartório para realizar a cerimônia.
Outra tentativa mais recente aconteceu durante a saga Fim dos Tempos, em que a Arlequina vai parar em uma ilha em que o Coringa se tornou uma espécie de divindade. Lá, ela é pedida em casamento, mas descobre que tudo não passa de um plano do “amado” para que ela seja jogada de um vulcão no no lugar dele, já que os costumes locais exigiam um sacrifício. No fim, o vulcão entra em erupção e ela sobrevive à explosão sem saber do estado do amado.
A HQ Fim dos Tempos: Arlequina foi publicada pela Panini em Fim dos Tempos: Batman e Arlequina: Apagão de Poder. Batman Adventures #16 não foi lançada no país.
4- Julgamento do Coringa

O trailer de Coringa: Delírio a Dois indica que uma parte importante do filme será o julgamento do Coringa, um evento que acontece de vez em quando nas HQs. Uma das histórias mais famosas nesse quesito é Coringa: Advogado do Diabo, em que o vilão é acusado de um crime que não cometeu e acaba salvo da pena de morte pelo próprio Batman.
Outro julgamento famoso dos quadrinhos acontece em Batman: Cavaleiro Branco, que se passa em um universo paralelo em que o Coringa volta a ser são após o Batman perder o controle e fazer o vilão engolir medicamentos vencidos. Estável, o ex-Arlequim do Ódio defende a si mesmo e mostra à cidade como o governo gera a criminalidade e se aproveita dela – e do próprio Batman, sem saber – para lucrar. Um apelo que não só garante a liberdade dele, como ainda gera apoio da população, que o torna uma espécie de porta-voz do povo.
A HQ Batman: Cavaleiro Branco foi publicada pela Panini, enquanto Coringa Advogado do Diabo foi lançada pela última vez pela Abril, na década de 1990.
5- Coringa na mira da Arlequina

A relação entre Coringa e Arlequina sempre foi marcada por violência, em especial pela forma abusiva como ele costuma tratá-la. Por isso, não é surpresa que o jogo costume virar e Harley reaja aos maus tratos dele. Uma dinâmica que aparece no trailer quando a personagem de Lady Gaga aponta uma arma para o protagonista.
Nas HQs, cenas como essa são corriqueiras, mas uma das mais lembradas aconteceu em em Harley Quinn #25 (2016). A palhaça invade o Arkham para resgatar um novo interesse romântico e sai na porrada com o ex, em uma briga que termina com ela apontando a arma de um policial para ele. Porém, ela desiste por acreditar que é exatamente o que o palhaço gostaria.
Em universos paralelos, o Sr. C não tem a mesma sorte. Em HQs como DComposição ou A Maldição do Cavaleiro Branco, a Arlequina vai às últimas consequências e puxa o gatilho contra o Coringa. (serviços das hqs)
A HQ Harley Quinn #25 foi lançada pela Panini na revista mensal Arlequina #6, de 2016. A editora também lançou DComposição e A Maldição do Cavaleiro Branco no país.
6- A valsa dos palhaços criminosos

Outro momento que parece saído direto das HQs é a dança entre o Coringa e a Arlequina em trajes de gala. A imagem remonta à clássica arte de Alex Ross para a revista Batman: Arlequina (1999), que marcou a primeira aparição oficial da personagem no universo principal dos quadrinhos.
A HQ Batman: Arlequina foi relançada recentemente pela Panini.
Com direção de Todd Phillips, Coringa: Delírio a Dois chega aos cinemas brasileiros em 3 de outubro.