O diretor Aaron Sorkin se envolveu em uma polêmica a respeito da escalação de Javier Bardem, um ator espanhol, para viver o ator cubano Desi Arnaz no filme Being the Ricardos.
Questionado sobre a razão para não ter optado por um intérprete latino como o personagem, o cineasta disse que estava pensando em um ator brasileiro, mas desistiu após ser informado de que brasileiros não são considerados latinos por causa do idioma:
“Primeiro de tudo, o departamento de elenco da Amazon tinha uma consultora de escalação Latina à bordo. Descobri, por exemplo, porque havia um ator brasileiro que eu estava considerando e a consultora me disse que brasileiros não são considerados latinos porque falam português. Então Javier é espanhol e ela concordou”.
[ATUALIZAÇÃO] Após a publicação desta matéria o THR alterou o texto, trocando a palavra "latino" por "hispânico" na frase "brasileiros não são considerados latinos", dita por Aaron Sorkin. No rodapé, o site afirma que "a entrevista foi editada por questões de duração e clareza". Você pode conferir como o trecho foi publicado originalmente na imagem abaixo:
Sorkin prosseguiu explicando que é possível distinguir quando uma troca de etnias é humilhante, citando blackface (quando pessoas brancas pintam o rosto para interpretar personagens negros) e o infame caso de Mickey Rooney como um homem japonês em Bonequinha de Luxo. O cineasta acredita que esse não foi caso em Being The Ricardos e alega ter recebido aprovação da família de Arnaz:
“Ter um ator que nasceu na Espanha interpretando um personagem que nasceu em Cuba não é ofensivo. E não foi apenas a consultora de elenco que concordou, a filha cubana-americana de Lucy e Desi também não teve problema com isso. Então estou muito confortável.”
As informações são do THR.
Being the Ricardos vai acompanhar o cotidiano do casal Lucille Ball (Nicole Kidman) e Desi Arnaz (Bardem) em frente às câmeras nas gravações da clássica série I Love Lucy e fora delas. A produção do Amazon Prime Video tem estreia marcada para 21 de dezembro nos EUA.