Logo do Jovem Nerd
PodcastsVídeos
“Brasileiros não são considerados latinos”, diz Sorkin sobre ator europeu em papel latino
Filmes

“Brasileiros não são considerados latinos”, diz Sorkin sobre ator europeu em papel latino

Filme Being the Ricardos terá Javier Bardem interpretando o músico cubano Desi Arnaz

Gabriel Avila
Gabriel Avila
11.nov.21 às 18h18
Atualizado há mais de 3 anos

O diretor Aaron Sorkin se envolveu em uma polêmica a respeito da escalação de Javier Bardem, um ator espanhol, para viver o ator cubano Desi Arnaz no filme Being the Ricardos.

Questionado sobre a razão para não ter optado por um intérprete latino como o personagem, o cineasta disse que estava pensando em um ator brasileiro, mas desistiu após ser informado de que brasileiros não são considerados latinos por causa do idioma:

“Primeiro de tudo, o departamento de elenco da Amazon tinha uma consultora de escalação Latina à bordo. Descobri, por exemplo, porque havia um ator brasileiro que eu estava considerando e a consultora me disse que brasileiros não são considerados latinos porque falam português. Então Javier é espanhol e ela concordou”.

[ATUALIZAÇÃO] Após a publicação desta matéria o THR alterou o texto, trocando a palavra "latino" por "hispânico" na frase "brasileiros não são considerados latinos", dita por Aaron Sorkin. No rodapé, o site afirma que "a entrevista foi editada por questões de duração e clareza". Você pode conferir como o trecho foi publicado originalmente na imagem abaixo:

View post on X

Sorkin prosseguiu explicando que é possível distinguir quando uma troca de etnias é humilhante, citando blackface (quando pessoas brancas pintam o rosto para interpretar personagens negros) e o infame caso de Mickey Rooney como um homem japonês em Bonequinha de Luxo. O cineasta acredita que esse não foi caso em Being The Ricardos e alega ter recebido aprovação da família de Arnaz:

“Ter um ator que nasceu na Espanha interpretando um personagem que nasceu em Cuba não é ofensivo. E não foi apenas a consultora de elenco que concordou, a filha cubana-americana de Lucy e Desi também não teve problema com isso. Então estou muito confortável.”

As informações são do THR.

Being the Ricardos vai acompanhar o cotidiano do casal Lucille Ball (Nicole Kidman) e Desi Arnaz (Bardem) em frente às câmeras nas gravações da clássica série I Love Lucy e fora delas. A produção do Amazon Prime Video tem estreia marcada para 21 de dezembro nos EUA.

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Este site utiliza o Google Analytics para entender como os visitantes interagem com o conteúdo. O Google Analytics coleta dados como localização aproximada, páginas visitadas e duração da visita, de forma anonimizada.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais