O instituto de pesquisas Nielsen, um dos mais antigos e renomados do mundo, entrou no mundo dos esports também.
Visando desmistificar algumas ideias que marcas e consumidores têm sobre o público dos esports, o instituto fez uma pesquisa com mil fãs de 4 países diferentes: EUA, Reino Unido, França e Alemanha, entre 13 e 40 anos de idade, e chegou a algumas conclusões interessantes.
Segundo a pesquisa, a plataforma social preferida dos fãs de esports para seguirem seus jogadores e times favoritos —tirando a Twich — é o YouTube. O Twitter aparece antes do Facebook.
O estudo também mostra que os franceses são os mais propensos a seguirem pessoas do meio que não são necessariamente profissionais, enquanto os americanos são os que seguem mais ativamente os jogadores e times:
Outro dado interessante é o número de horas semanais investidas em jogos: os fãs de Overwatch são os que mais jogam, seguidos pelos de Counter-Strike e Dota 2. League of Legends só aparece na frente dos fãs de FIFA, que jogam apenas metade das horas do que os fãs das outras modalidades.
As tabelas abaixo mostram a popularidade do cenário competitivo para os jogos exclusivamente de PC e os que estão disponíveis em mais de uma plataforma:
A pesquisa também aponta que 37% dos entrevistados pensa em comprar um headset de realidade virtual nos próximos 12 meses, mas que apenas 5% já possuem um:
E, para acabar com o mito de que quem gosta de esports não se interessa por mais nada, a Nielsen descobriu que, na verdade, boa parte dos jogadores também se interessa por esportes tradicionais:
A pesquisa foi feita com uma amostragem pequena mas tem expressividade no cenário global, já que consegue pintar um perfil com clareza para 4 regiões muito importantes no ocidente.
Um estudo com Japão, China e Coréia do Sul será divulgado até o final do ano.