O Parlamento Europeu anunciou nesta terça-feira (7) um acordo para que todos os dispositivos móveis dos países integrantes da União Europeia sejam equipados com USB tipo C. A medida inclui aparelhos da Apple, como iPhone e iPad, que atualmente usam conectores Lightning.
O comunicado no site oficial do PE afirma que a lei tem o objetivo de “tornar os produtos da UE mais sustentáveis, reduzir o resíduo eletrônico e facilitar a vida dos consumidores”. A assembleia espera que a medida diminua a compra de novos carregadores desnecessários, causando uma economia de aproximadamente 250 milhões de euros (por volta de R$ 1,3 bilhão).
Além disso, a medida também exige uma padronização na velocidade de carregamento dos aparelhos, para que o consumidor possa carregar os dispositivos igualmente, independente do fabricante do carregador.
Agora, o Parlamento e o Conselho da União Europeia precisam aprovar formalmente o acordo antes que ele seja vigorado. A partir daí, as fábricas terão de 20 dias a 24 meses para adequar seus novos aparelhos à obrigatoriedade de ter o USB-C. Produtos lançados antes da aprovação da lei não precisarão ser adequados a essa exigência.